Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

ZE DO LIVRO & CHICA LETRAS - É TEMPO DE LER E APRENDER!

Ano / Edição: 2022
Município: Palmas
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), foram 1,2 bilhão de alunos em todo mundo que tiveram seus estudos afetados durante a pandemia de Covid-19. Este número representa 68,5% do total de estudantes matriculados. A pandemia de Covid-19, causada pelo vírus Sars-Cov-2 ou novo coronavírus, produziu impactos, não apenas de ordem fisiológica, mas trouxe repercussões em âmbitos sociais, educacionais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias.
De forma abrupta surgiu para todos que atuam nesse contexto educacional a necessidade de se reinventar diante do fechamento das escolas e da desconfiguração de suas rotinas. Surgiu a preocupação com o novo processo de aprendizagem, a interação e intervenção das famílias e a ansiedade de crianças e adolescentes na adaptação dessa “nova forma de ensinar e aprender”.
No município de Palmas não foi diferente. As aulas, durante o período de Pandemia, foram direcionadas de forma não presencial utilizando o Aplicativo de WhatsApp e atividades impressas que eram entregues aos pais pela equipe pedagógica das escolas.
No ano de 2021, a carga horária escolar foi ofertada no formato híbrido com 600 horas de atividades remotas e 200 horas de atividades presenciais. Em setembro do mesmo ano, ocorreu o retorno das aulas presenciais, momento este, no qual professores e pais perceberam a defasagem educacional apresentada pelos educandos, principalmente no que se refere à leitura e escrita.
Quando nos referimos à leitura e escrita, nos remetemos a muito mais do que questões escolares e pedagógicas, nos referimos a questões sociais que atingem toda uma cidade e até um país. Uma vez que a cultura letrada é um direito, é indispensável termos o acesso a leituras e literaturas para consolidarmos este direito.
Em 2022, após a avaliação diagnóstica e mapeamento das aprendizagens, a Secretaria Municipal de Educação de Palmas/PR, propôs a elaboração e desenvolvimento de um projeto de leitura e escrita o qual abrange as 24 instituições da Rede Municipal de Ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com aproximadamente 5.300 estudantes, mais de 600 profissionais da educação, além de toda a comunidade escolar e sociedade palmense.

Descrição

O projeto Zé do Livro & Chica Letras, tem como tema a leitura, escrita e aprendizagem. Está sendo desenvolvido durante o ano letivo de 2022, nas escolas e centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Palmas/PR, envolvendo estudantes, profissionais da educação, famílias, comunidade escolar e sociedade como um todo. Surgiu da necessidade de proporcionar aos nossos estudantes a superação de defasagens diagnosticadas na leitura e escrita principalmente após a pandemia, enfatizando a consciência de que o estudante deve ter domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. A ação inicial do projeto foi a criação dos personagens Zé do Livro e Chica Letras com o objetivo de apresentar o tema aos estudantes de maneira atrativa e lúdica. A partir de então as instituições de ensino elencaram ações que viessem a contribuir com o objetivo principal do projeto. Entre elas podemos citar: Diálogo, debate e divulgação do Projeto com comunidade escolar, rotina de leitura diária de 20 minutos em todas as turmas; empréstimo de livros nas bibliotecas escolares; visitas na Biblioteca Pública para leitura deleite; organização de cantinhos da leitura nas instituições; Bibliopátio / cantinho da leitura – recreio dirigido; desenvolvimento de atividades lúdicas em sala de aula, voltadas ao estímulo da leitura e escrita dos estudantes; leitura em família; Intercâmbio de alunos entre escolas; momentos culturais; sarau literário; fixação de outdoor e banners com o tema em locais públicos; carro de som com objetivo de divulgar o projeto e incentivar a leitura; participação dos alunos de 5º ano no projeto Estante Mágica o qual proporciona aos estudantes escrever e ilustrar seu próprio livro; momento de autógrafos do Projeto Estante Mágica; aquisição de gibitecas para as instituições de ensino fundamental; distribuição de Sacolas Literárias com 06 literaturas para acervo pessoal do estudante de berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental. As mesmas foram selecionadas de acordo com as faixas etárias.
Recursos Humanos: estudantes, profissionais da educação, famílias, sociedade geral;
Recursos físicos: Instituições de Ensino, bibliotecas escolares, Biblioteca Pública, Praça Central, Centro Cultural, Residência dos estudantes.
Recursos financeiros: Recursos do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Fundeb.

Objetivos

Gerais:

Promover na comunidade escolar, o envolvimento de educadores, educandos, famílias e colaboradores para a construção e desenvolvimento de ações que proporcionem o resgate da interatividade das literaturas, bem como dos variados gêneros, despertando o gosto pela leitura tornando-a prazerosa e constante nas atividades cotidianas em todas as esferas de nossa vida, assegurando-lhes a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

Específicos:

• Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais;
• Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história;
• Reconhecer a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero, dentre outras;
• Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do estudante;
• Compreender a importância da literatura nos primeiros anos escolares e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula.
• Levar a Literatura brasileira ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa;
• Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
• Estimular o desejo de novas leituras;
• Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
• Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;

Metas a atingir:

Espera-se que os estudantes resgatem o valor da leitura como ato de prazer e requisito essencial para emancipação social e promoção da cidadania, desenvolvendo ainda o apreço pelos livros e o envolvimento das famílias na contação de histórias. Almeja-se que todos os envolvidos direta e indiretamente desenvolvam a cultura da leitura.

Cronograma

Físico:

Abril: Diálogo, debate e divulgação do Projeto com comunidade escolar; Busca do direito de imagem dos alunos; Organização da Biblioteca e carteirinhas para receber alunos; Confecção do mural; Confecção dos personagens (Ze do Livro e Chica letras); Abertura do Projeto;
Maio: Início atividades Estante Mágica (5º ano); Desfile dos alunos caracterizados de Zé do Livro e Chica Letras (no recreio dirigido);
Agosto: Início do envio material para Estante Mágica;
Novembro: Intercâmbio de alunos; momento de autógrafos do Projeto Estante Mágica; encerramento do projeto.
Abril à novembro: atividades de rotina - leitura diária de 20 minutos em todas as turmas, empréstimo livros na biblioteca uma vez/semana, bibliopátio / cantinho da leitura – recreio dirigido, leitura em família, atividades em sala de aula.

Financeiro:

Aquisição de Livros para acervo individual dos alunos, para as bibliotecas escolares e biblioteca municipal: R$ 1.603.504,70

Orçamento:

A Secretaria Municipal de Educação possui orçamento de aproximadamente R$ 4.000.000,00 (quatro milhões) mensais para manutenção e desenvolvimento na educação. Para a execução do projeto foi destinado o valor de R$ 1.603.504,70 ( um milhão, seiscentos e três mil, quinhentos e quatro reais e setenta centavos).

Beneficiários Diretos:

5300 (cinco mil e trezentos) Estudantes da Rede Municipal de Ensino

Beneficiários Indiretos:

Profissionais da Educação e familiares de estudantes da Rede Municipal de Ensino, sociedade em geral.

Resultados:

Através dos personagens Zé do Livro e Chica Letras e de ações contínuas, o estudante percebeu de forma lúdica, que a leitura e escrita são instrumentos para alcançar as competências de uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Indicadores positivos como o pleno envolvimento das famílias, o aumento significativo do fluxo de pessoas nas bibliotecas e a participação de toda a comunidade nas ações revelam o sucesso do projeto.

Anexos

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