RELAXA PROFE
Ano / Edição: 2022
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
A realização de ações educativas de promoção da saúde é uma idéia importante e que não pode ser esquecida. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social. Saúde mental envolve todo o bem estar que proporciona autonomia intelectual e realização do potencial e emocional do indivíduo na vida particular e no trabalho.
A saúde mental do professor depende de ações positivas em relação a si mesmo e em relação aos alunos, colegas de trabalho, família, especialmente em relação às interações no ambiente escolar. Estas interações quando estão em harmonia vão impactar diretamente na qualidade de vida do professor tornando-o menos susceptível a transtornos mentais (SOUZA, 2007).
Enquanto a valorização dos professores diminui, cresce a cobrança para que a escola cumpra funções antes legadas a outras instituições sociais, como a família. O professor vem assumindo uma gama de funções, tornando-o sobrecarregado (GASPARINI ET al, 2005).
A desvalorização do trabalho do professor se traduz pelo desrespeito por parte dos alunos, baixos salários, carga de trabalho exaustiva, alto número de alunos por classe além da pressão pelo resultado com os alunos, fatores que se tornam responsáveis pelo intenso sofrimento docente (SILVA, 1987).
A literatura nos traz o sofrimento mental como o mais citado pelos professores: 29,73% dos professores relataram alguma forma de adoecimento mental, como depressão, ansiedade e estresse, entre outros; em segundo lugar, apareceram as doenças osteomusculares, como tendinites e lombalgias, com 23,98%. Doenças otorrinolaringológicas estiveram presentes em 10,07% dos docentes (TOSTES ET al, 2018).
Estando cientes da importância do professor para o bom desenvolver da educação e do desafio que é para o mesmo exercer sua função, além da falta de reconhecimento tem desmotivado um percentual considerável de profissionais que atuam nesta área (PINHEIRO ET al, 2014). Para isto, e levando em consideração o incentivo ao uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, incluímos no projeto práticas que foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). São elas: Medicina Tradicional Chinesa (auriculoterapia), Meditação e Aromaterapia. Estas práticas podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária com grande potencial de atuação. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020).
Descrição
O “Projeto Relaxa Profe!” foi desenvolvido através de ações semanais pelas psicólogas do ambulatório de Psicologia, ambas são estatutárias e fazem parte do quadro de funcionários da secretaria municipal de saúde. Os professores de uma escola da rede municipal (a escola escolhida por facilidade de acesso) foram convidadas a comparecer ao local de trabalho, uma vez na semana, com 20 minutos de antecedência do início da jornada de trabalho para participarem das ações.
Participaram 11 professoras em todas as atividades, de um total de 14 da escola do período matutino. Foram realizadas oito sessões de até 20 minutos, alternando-se semanalmente entre técnicas de relaxamentos ou auriculoterapia. Ao final as participantes responderam a um questionário sobre o programa.
Objetivos
Gerais:
Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de agravo, buscando elevar o bom humor e aliviar as tensões adquiridas durante a jornada de trabalho, amparando o docente para que o mesmo estabeleça seu autocuidado através de praticas integrativas.
Específicos:
• Contribuir com a melhora do relacionamento interpessoal.
• Auxiliar no aprendizado de técnicas de relaxamento;
• Incentivar a prática de terapias integrativas no dia a dia;
• Diminuição do nível de ansiedade estresse;
• Melhora da saúde física e mental;
• Facilitar a adoção de estilos de vida saudáveis;
• Utilizar as técnicas aprendidas com os alunos.
Metas a atingir:
• Promover um ambiente de trabalho saudável;
• Diminuir o absenteísmo de professores devido a demandas de saúde mental;
• Promover a disciplina positiva em sala de aula;
• Fazer do uso das práticas integrativas um hábito diário.
Cronograma
Físico:
O projeto inicio no dia 11/05/ 2022, acontecendo semanalmente às quartas-feiras e seguiu o seguinte cronograma:
Sessão e Programação
1 Respiração diafragmática e aromaterapia - Tarefa de casa: Respiração diafragmática e anamnése
2 Auriculoterapia - Tarefa de casa: Estimular pontos
3 Relaxamento de imaginação e aromaterapia - Tarefa de casa: Relaxamento
4 Auriculoterapia e automassagem - Tarefa de casa: Estimular pontos
5 Relaxamento de atenção plena e aromaterapia - Tarefa de casa: Relaxamento
6 Alongamentos e auriculoterapia - Tarefa de casa: Estimular pontos
7 Relaxamento muscular progressivo e aromaterapia - Tarefa de casa: Relaxamento
8 Auriculoterapia - Tarefa de casa: Estimular pontos
Financeiro:
Os gastos com o projeto já estão previstos no orçamento anual da Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que representam apenas gastos com pessoal e material de expediente e permanente.
Orçamento:
Não houve orçamento específico para este projeto.
Beneficiários Diretos:
Professores da rede municipal de ensino de Santa Terezinha de Itaipu
Beneficiários Indiretos:
Toda a comunidade escolar.
Resultados:
A maioria dos professores (82%) classificou como Ótimo a importância do projeto.
Em relação a tarefa de casa relacionadas a pratica de exercícios de relaxamento, pouco mais da metade afirmou praticar de forma regular, conforme orientado. Diferente da realização dos exercícios de relaxamento, os quais envolvem organizar tempo e local, a acupressão dos pontos de aurículoterapia foi realizada com melhor dedicação.
A maioria (82%) classificou como Ótimo os resultados das práticas de relaxamento em relação à saúde mental, reconhecendo assim, sua eficácia. De igual modo, a maioria (82%) classificou como Ótimo os resultados da auriculoterapia em relação à saúde mental, reconhecendo assim, sua eficiência. Em nenhum dos dois pontos, obtivemos classificação ruim para a efetividade das praticas.
Anexos
Documentos Anexados:
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