Banco de Projetos

Fabricação de Biodiesel, Indústria de produtos de Limpeza e compostagem através do reaproveitamento de ‘’óleo de frituras’’.

Ano / Edição: 2022
Município: Goioerê
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

Vários projetos de reciclagem têm sido desenvolvidos no Brasil, onde dentre eles destaca-se o aproveitamento dos óleos vegetais usados nos processos de fritura de alimentos por imersão como nos municípios de Ribeirão Preto - SP, Curitiba-PR, ABC Paulista, Florianópolis-SC e Porto Alegre - RS, que são alguns exemplos de projetos bem sucedidos.
Grande quantidade de óleo de fritura é gerado, cujos destinos incluem a produção de sabão, de massa de vidraceiro e de ração animal, mas também boa parte de seu volume não é aproveitado sendo descartado diretamente em redes de esgotos.
É sabido que cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Ao ser jogado no esgoto encarece o tratamento dos resíduos em até 45%.
Sua presença nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo para a ocorrência de enchentes. Além disso, a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera, uma espécie de gás inodoro, incolor, que quando adicionado ao ar atmosférico transforma-se em mistura de alto teor explosivo.
O presente projeto aponta o biodiesel por transesterificação a partir do aproveitamento de óleos residuais de fritura como uma das possíveis alternativas tanto para redução das emissões de gases poluentes por ser este um combustível limpo, oriundo de fontes renováveis, quanto por apresentar-se como um apelo ambiental ao designar um uso racional deste óleo quando deixado de ser jogado no meio ambiente.
Devido à crescente demanda humana por alimentos, hoje o óleo de fritura se tornou um grande agente poluidor, principalmente em nossa fonte vital, a água. O descarte de forma irregular não apenas pode poluir a água, mas também o solo.
A utilização do óleo residual de frituras vem de encontro a um projeto completo, estando ele ancorado por um tripé, sendo eles:

1.1 Social:
Esse projeto poderá ser direcionado a pessoas de baixa renda, por exemplo parceria com Associações de Coletores, aumentando sua renda além de treinamento a seus filhos dentro da usina de Biodiesel, para que estes assumam o processo de fabricação, fazendo assim que jovens possam desempenhar funções preparando os ao mercado de trabalho.

1.2 Ambiental:
A questão ambiental é sem dúvida a mais óbvia indo de encontro a nova concepção necessária, de novos paradigmas de educação ambiental em nível mundial, mas principalmente visando seu próprio ‘’quintal’’. A proteção aos rios, solos e águas subterrâneas (aquíferos) é de suma importância para todos hoje e para as próximas gerações. Ainda o benefício da diminuição de emissões de gases na atmosfera, gases esses que prejudicam a saúde humana e também causam chuvas com alto teor de partículas nocivas.

1.3 Econômico:
Esse último tripé vem para que um projeto bem gerido possa ser independente de ajuda governamental a curto e médio prazo e principalmente gerar renda às famílias com baixa renda e situação vulnerável. Além disso poderá gerar economia aos parceiros, fazendo permutas, do óleo gerado, entre eles. Por exemplo a utilização do BIODIESEL em equipamentos da Prefeitura e parceiras.
No caso da economia os benefícios não advêm da exploração comercial direta e sim do uso através de permutas para entidades públicas e ou parceiras. Sendo ele de melhor qualidade, maior autonomia, não poluente e melhorando a vida útil das peças da mecânica dos equipamentos com ele utilizado. Com custo benefício economicamente e ecologicamente correto, além do social.
Outro fator muito importante é a comercialização da Glicerina, que é o subproduto gerado pelo processo de transesterificação do óleo.
Nesse quisto vislumbra se também a implementação de uma Indústria de produtos de limpeza a base da Glicerina oriunda do processo de transesterificação.
Temos também o reaproveitamento dos resíduos sólidos, (restos de comida que estariam incorporados ao resíduo de óleo), sendo estes incorporados a materiais de trituração de galhadas, restos de gramas de limpeza urbana, fazendo desse composto adubos orgânicos para eventual doação a pequenos produtores familiares.

Descrição

A coleta é um dos principais desafios do processo, pois o sucesso dela depende de um bom entrosamento entre os parceiros envolvidos e sociedade.
Tendo esse projeto também a capacidade de se estender a municípios vizinhos, criando assim um convênio entre prefeituras.
Para isso podemos elencar os principais eixos de atuação:

2.1 Divulgação e ações de Publicidade e Informação
- Divulgação do projeto em folders e mídias tradicionais e digitais;
- Palestras ambientais em Escolas públicas e privadas sobre os malefícios do óleo descartado sem controle no meio ambiente;
- Formar parcerias com o comércio, Escolas e órgãos públicos para colocação de pontos de coleta;
- Criar um sistema de pontuação para recompensas pela coleta em escolas, pessoas carentes e comércio.

2.2 Logística de Coleta
A logística de Coleta deverá ser estudada com carinho, pois essa é o principal gargalo da obtenção do óleo de fritura.
Podemos de antemão sugerir algumas situações:
- Pontos fixos de coleta em Escolas, Comércio, Órgãos Públicos, etc. Nesse caso um dos parceiros do Projeto iria coletar esse óleo periodicamente in loco.
- Coletores individuais cadastrados, no caso da parceria com associados, coletariam esse óleo em domicílios já participantes do projeto e também no comércio.

2.3 Produção
Com a coleta seletiva do óleo de fritura em Hospitais, escolas, empresas e residências obtém-se a matéria prima básica para o Biodiesel sem um custo alto e relativamente baixo. Aproximadamente, os números indicam, que 1 litro de óleo de Fritura pode-se obter cerca de 750 Ml de Biodiesel, cerca de75% de aproveitamento para a produção e o restante temos a Glicerina bruta como subproduto. Números pesquisados mostram que apenas 7 a 9 % de perca, sendo essa principalmente sujeira das frituras.
O biodiesel produzido a partir do óleo de cozinha através do processo de transesterificação segue as seguintes etapas:
a) Decantagem e filtragem do óleo para eliminação de impurezas;
b) Após limpo, o óleo é colocado em um reator de inox, onde é feito a reação com álcool (etanol ou metanol) e um catalisador (potassa cáustica ou metilato de sódio). Esta reação ocorre entre 2 e 3 horas;
c) Após a reação ser concluída, o produto é colocado em tanque e após descanso, ocorre a separação das fases (biodiesel e glicerina);
d) Por um sistema de drenagem é extraído o biodiesel;
e) O biodiesel retirado vai para outro tanque com agitação onde é adicionada terra filtrante e clarificante;
f) Em outro tanque o biodiesel passa por um filtro prensa para retirada da terra e outras impurezas, terminando assim o processo.
Ao final teremos o Biodiesel e seu subproduto a Glicerina pura, que poderá ser usada na fabricação de sabões, detergentes e afins, além da possibilidade de sua venda bruta para empresas que a refinam para a indústria de cosméticos.
Todos os processos e ações inseridas nesse capítulo poderão ser executadas pelo Município, Associação de Coletores, Empresas parceiras e ou ONGs.

Objetivos

Gerais:

Destinar correta aos resíduos de óleo de fritura e melhoria da condição sócio/ambiental/econômica dos munícipes.

Específicos:

- Melhorar a qualidade da água potável;
- Diminuir os custos de tratamento de água;
- Proteger os mananciais na região;
- Diminuir a poluição do ar;
- Diminuir a contaminação em solos;
- Diminuir os problemas em tubulações domésticas, comerciais e públicas;
- Aumentar da renda de associados de coletores e outros;
- Gerar emprego e dar treinamento aos jovens das famílias carentes para produção do Biodiesel e produtos de limpeza;

Metas a atingir:

- Gerar economia às prefeituras que aderirem ao Programa (permuta de Biodiesel nos maquinários das Prefeituras);
- Gerar economia na manutenção de equipamentos e aumento e diminuição de custos (nesse item estudos indicam uma melhora sensível no consumo de combustível e menos manutenção de equipamentos).

Cronograma

Físico:

Cronograma se encontra em andamento de previsão.
ANO 2022 2023
ATIVIDADE 1º semestre 2º semestre 1º semestre 2º semestre
Criação de corpo técnico X
Elaboração do projeto X
Levantamento de recursos X
Desenvolvimento e implementação do projeto X
Execução da obra X
Inauguração da Obra e começo das atividades X
Primeiros resultados e monitoramento das amostras X X
Divulgação e ações de publicidade X X
Distribuição dos produtos gerados ao público-alvo

Financeiro:

Recursos através de emendas, recursos livres, terreno da Associação (Prefeitura), Fundo do Meio Ambiente e doações de empresas parceiras.

Orçamento:

Descrição Qntd Preço Unit. R$ Total
Lavadora de bombonas 01 52.000,00 52.00,00
Sistema de filtragem OGRS 01 46.000,00 46.000,00
Usina de Biodiesel 1000/Ltrs/dia 01 295.00,00 295.000,00
Total - - 393.000,00

Beneficiários Diretos:

Toda a comunidade de Goioerê.

Beneficiários Indiretos:

Cerca de 28 mil habitantes de Goioerê.

Resultados:

A partir do exposto, pode-se concluir que a produção de biodiesel a partir do óleo de fritura tem tanto viabilidade ambiental quanto social e econômica, uma vez que o óleo usado descartado irregularmente que antes tornava-se um passivo ambiental, poderá torna-se matéria-prima da cadeia produtiva do biocombustível, produtos de limpeza e adubos orgânicos.
Aliado a toda a parte produtiva, a produção do biodiesel ainda movimenta as possibilidades de projetos educacionais realizados em escolas, como oficinas, palestras e parcerias com o comércio local, levando ao conhecimento da comunidade.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos