Banco de Projetos

SAÚDE NO CAMPO

Ano / Edição: 2022
Município: Goioerê
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O município de Goioerê possui uma área territorial de 566,028 km² e está situado na Região Noroeste do Estado do Paraná, próximos das cidades de Campo Mourão e Umuarama. Faz divisa com os municípios de Rancho Alegre D’Oeste, Quarto Centenário, Janiópolis, Moreira Sales, Mariluz e Formosa do Oeste.
O município recebeu este nome pois, durante sua colonização, as primeiras fazendas de café se estabeleceram as margens do Rio Goioerê, nome que provém da língua Caingange, nação indígena que habitou (e ainda habita) várias regiões do Paraná.
Goioerê está situado na região de maior produtividade de hortelã do mundo, no ano de 1966 o município produziu 250.000 kg e em 1967 foram 600.000 kg sendo considerado o maior produtor do mundo desse importante vegetal na época. O município se destacou na década de 80 e até meados de década de 90 como maior produtor nacional de algodão, com isso o município que ainda agregava os distritos de Rancho Alegre d'Oeste e Quarto Centenário, chegou a ter uma população de 100.360 habitantes. Nos anos de 1990, Goioerê era o maior produtor de algodão do Paraná e o Estado respondia por 50% da produção nacional da cultura.
Hoje em dia, A principal atividade econômica do município está alicerçada à agricultura, e também no setor comercial, sendo a cultura de soja a principal do município.
A região conta com um número expressivo de pequenas propriedades (agricultura familiar), cujas principais culturas são as hortaliças, mandioca, milho, pecuária leiteira e a avicultura. Estima-se que os agricultores familiares representam mais de 70% dos agricultores do município. Segundo o Censo Demográfico 2010 do IBGE, a população de Goioerê era de 29.018 habitantes, sendo 3.776 moradores da zona rural (13% da população total).

Descrição

O Programa Saúde no Campo visa ir até onde o proprietário rural está, pois muitas vezes os bairros rurais mais afastados dificultam de o produtor rural estar na cidade para exames. Com isso, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Secretaria de Saúde de Goioerê, em conjunto, elaboraram uma forma de atender essa população afetada.
O programa busca oferecer exames rápidos, assistência médica e consultas para posterior atendimento, quando necessário em casos mais complexos.
Esse programa também vai de encontro, também, às mulheres produtoras rurais, que muitas vezes passam mais tempo nas propriedades, devido a seus afazeres, diferente dos homens que frequentam mais vezes a área urbana, para ir em bancos, tirar notas, levar equipamentos para manutenção, etc. Com isso, exames, como os preventivos do câncer, será um dos principais exames que serão ofertados aos nossos cidadãos rurais e atualização de receitas por médico credenciado para remédios de uso contínuo.
Outra grande vantagem é a possibilidade de cadastrar pessoas no sistema de saúde, para melhorar ações preventivas pontuais, podendo mapear dessa forma as necessidades e identificar problemas em locais específicos como por exemplo casos em que a água, insetos e outros podem ser os vetores de problemas na saúde coletiva de uma localidade específica. Essa atuação facilita as ações na área de saúde pública melhorando a eficiência e diminuindo gastos desnecessários.
Para que o programa tenha sucesso, os funcionários da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos irá mapear todos os bairros e comunidades rurais, iniciando o programa pelos mais distantes e populosos.
Será definido pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos quais bairros irão receber o local de atendimento e quais bairros vizinhos e adjacentes serão atendidos no dia marcado, viabilizando um meio de transporte para os bairros vizinhos, em local específico e horário para que possam os cidadãos serem transportados até o Ponto de Atendimento (PA).
O bairro ou comunidade que será definida como ponto de Atendimento será a que melhor tem estruturas físicas para montar o PA, podendo utilizar-se locais fechados (Igrejas, Salões de festas, etc) e com cobertura de internet, ou possibilidade de implantação de internet para o dia, especificamente.
Os bairros e comunidades vizinhas poderão antecipadamente se inscreverem no programa, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e com isso poderão ter o transporte para os Postos de Atendimento, caso haja uma demanda mínima de 4 pessoas.
Caberá a Secretaria de Saúde definir os exames que serão feitos conforme estrutura do local, após avaliação, pois poderão existir dificuldades, dependendo do local de certos tipos de exames.
Serviços que poderão ser ofertados:
- Atendimento Médico;
- Exames de glicemia, pressão
- Atendimento Nutricional;
- Dispensação de medicamento;
- Exame de colinesterase;
- Teste de ISTs e Covid
- Orientações quanto ao descarte correto de embalagens de agrotóxicos;
- Orientações quanto ao combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O Programa Saúde no Campo será revisto a cada seis meses, tempo esse hábil para maioria da validade de exames e receitas.
Sendo assim e dessa forma esse programa se tornar um programa contínuo e inédito de saúde pública em nossa cidade.

Objetivos

Gerais:

Alcançar a comunidade rural desassistida pela atenção primária em saúde, devido à dificuldades de transporte e acesso.

Específicos:

- Levar assistência médica a população rural de Goioerê;
- Minimizar os indicadores de doenças aos moradores rurais;
- Mapear as áreas de risco;
- Melhorar a qualidade de vida da população rural;
- Fortalecimento socioeconômico da agricultura familiar no município de Goioerê.

Metas a atingir:

Atender 100% da população rural de Goioerê, visando o fortalecimento da atenção primária em saúde e diminuir a distância entre unidade de saúde e população rural;

Cronograma

Físico:

O cronograma físico está em andamento:
2022 2023
ATIVIDADE 1º semestre 2º semestre 1º semestre 2º semestre
Reuniões entre as secretarias para discussão do problema X
Implantação e lançamento do programa X X
Divulgação e vistoria nas comunidades rurais X X
Início das visitas da equipe de saúde X X
Revisão do Programa X
Avaliação das dificuldades encontradas e sugestões de melhorias X
Ampliação do programa para expansão em 100% das comunidades rurais X

Financeiro:

Recursos da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Secretaria de Saúde.

Orçamento:

Os recursos são das dotações das Secretarias de Saúde e de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Beneficiários Diretos:

Comunidades Rurais:
Bairro Dos Gonçalves/Santa Luzia;
Flor D’oeste;
Vila Rural Nossa Senhora Das Candeias,
Agrovila Luiz Barros Novaes;
Água Branca Do Cascalho.

Beneficiários Indiretos:

Todos habitantes de Goioerê.

Resultados:

Os resultados ainda não estão disponíveis, uma vez que o programa está em fase de reuniões para alinhamento entre as secretarias. A primeira comunidade contemplada com o Programa será o Bairro dos Gonçalves/Santa Luzia.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos