Banco de Projetos

Programa Atleta na Universidade

Ano / Edição: 2022
Município: Toledo
Função de Governo: Desporto e Lazer

Diagnóstico

O município de Toledo é localizado na região oeste do Paraná, tem uma importante ligação com o desenvolvimento regional através do agronegócio. Com seu solo fértil e plano, tornou-se um dos maiores produtores de grãos do estado. Concentra empresas do ramo agropecuário, razão pela qual é considerado a “Capital do Agronegócio do Paraná.” Com uma população estimada pelo IBGE em 144. 601 habitantes no ano de 2021, é o 12º mais populoso município do Paraná e 36º da região sul do Brasil.
Além do destaque no agra negócio e produção agropecuária, Toledo se destaca no cenário esportivo em nível estadual, nacional e internacional, sendo considerado um celeiro de talentos esportivos, servindo de base para seleções paranaenses e brasileiras.
Como diversos municípios, Toledo participa de competições nas mais diversas modalidades desde as categorias de base até a categoria master, encontrando uma maior dificuldade quando os atletas chegam em nível de rendimento, quando não raramente há um abandono da prática esportiva.
De acordo com a pesquisa feita por Vieira (1997) no estado do Paraná, que abordou o abandono do contexto competitivo de talentos do atletismo, diversos os fatores que levam jovens atletas a abandonarem o esporte e que estes estão relacionados com o período de vida e o histórico esportivo do atleta. Entre os fatores que influenciaram o abandono dos dez jovens entre 18 e 22 anos pesquisados, a necessidade de trabalhar fora, condições financeiras da família, falta de valorização da modalidade e ter que estudar foram apontados como alguns determinantes.

Descrição

O programa Atleta na Universidade criado em 2014 através da Lei Ordinária nº 121, de 24 de setembro de 2014, tem como o objetivo incentivar a prática esportiva e paradesportiva nas mais diversas modalidades. O programa atende estudantes do ensino superior que participam das equipes de rendimento do município de Toledo. Cada beneficiário receberá uma bolsa de estudos no valor de R$ 500,00 e como contrapartida destinara 20 horas mensais de trabalho junto a modalidade que pratica ou aos programas da secretaria de esportes e lazer

Objetivos

Gerais:

Valorizar os atletas locais com destaque estadual, nacional e internacional, incentivando-os a continuarem representando o município de Toledo nas competições em que participarem.

Específicos:

• Incentivar a ampliação e a qualificação da base esportiva local visando um melhor desempenho dos atletas toledanos em competições esportivas;
• Minimizar a evasão esportiva de atletas para outros centros onde recebem auxilio financeiro;
• Acompanhar o desenvolvimento dos atletas em treinos e competições;
• Proporcionar aos atletas uma experiência nas diferentes manifestações da cultura esportiva.

Metas a atingir:

• Possibilitar aos atletas de rendimento ou que estejam vinculados a alguma entidade de prática desportiva que desenvolva atividades em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, mediante Convênio ou Acordo de Cooperação a possibilidade de fazer um curso de graduação conciliando com os treinamentos das modalidades esportivas.
• Elevar o nível de participação do município de Toledo em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Cronograma

Físico:

Para pleitear a concessão do benefício “Atleta na Universidade” é realizado um chamamento público para a comprovação da participação do candidato em competição esportiva em âmbito estadual, nacional ou internacional no ano imediatamente anterior e nela ter obtido classificação na respectiva modalidade.
Após a entrega da documentação conforme prazo estabelecido em edital, uma comissão formada por servidores da Secretaria de Esportes e Lazer, realiza o levantamento da pontuação de cada candidato, conforme critérios previamente estabelecidos no edital de chamamento.

Financeiro:

Após a promulgação da classificação dos candidatos, os beneficiários recebem uma bolsa de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais durante um período de 12 (doze) meses, com o custo anual total de 360.000,00.

Orçamento:

360.000 anual- aprovado via Lei Municipal.

Beneficiários Diretos:

Sessenta atletas ao ano.

Beneficiários Indiretos:

Universidades, poder publico e atletas das categorias de iniciação.

Resultados:

Os resultados são mensurados por meio da participação do município em competições estaduais, nacionais e internacionais, bem como pelo ranqueamento dos atletas nas modalidades em que estão inseridos.
Outro critério de mensuração de resultados é o aumento no número de atendimentos oferecidos pela secretaria de Esportes e Lazer a população.

Anexos

Banco de Projetos