Banco de Projetos

Implantação de sistema binário de Baixo Custo em Mandaguaçu e criação de medida sustentável de mobilidade urbana por meio de Ciclofaixa

Ano / Edição: 2022
Município: Mandaguaçu
Função de Governo: Urbanismo

Diagnóstico

Mandaguaçu situa-se na região metropolitana de Maringá, apresentando uma boa qualidade de vida em alguns requisitos, tais como, ser uma cidade com alto teor de crescimento industrial, por estar próxima a cidades mais desenvolvidas e pelo município incentivar a instalação de grandes empresas. Assim, com o crescimento exacerbado em tão pouco tempo, acaba trazendo problemas para o munícipio, sendo um deles o deslocamento dos munícipes para realizações dos seus afazeres, trazendo o sistema de transporte como uma variável problemática. Outro problema decorrente são as vias que não preveem o fluxo contínuo de pedestres, ciclistas e motoristas na cidade, onde estão implantados estacionamentos em escamas que ocupam boa parte da via, acarretando em acidentes decorrentes da falta de visão dos motoristas. Logo, Mandaguaçu não possui uma faixa de ciclista para o centro da cidade, fazendo com que os ciclistas dividem o espaço com os motoristas pela via, tendo assim uma circulação de ciclistas e motoristas percorrendo o mesmo sentido, ou em sentidos contrários, com estacionamentos mal planejados, e por fim, com a presença de circulação de pedestres.

Descrição

Este projeto foi realizado com a utilização de servidor próprio do município. Logo, a região estudada foi na Avenida Munhoz da Rocha, onde é caracterizada por ser a Avenida principal de Mandaguaçu, visto que ela apresenta uma extensão do começo ao fim do centro urbano da cidade. Contudo, foi imposto um sistema de binário nas avenidas e ruas que fazem contorno a Avenida Munhoz da Rocha, trazendo um parâmetro entre todo o sistema viário presente, sendo também, dimensionado uma ciclofaixa para suprir a demanda de ciclistas que se movimentam simultaneamente entre os passeios públicos e as vias de altos fluxos, prejudicando pedestres e motoristas. Por fim, conclui-se que foi possível implantar o projeto na Avenida Munhoz da Rocha e nas vias próximas a avenida, por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas, indicando melhora na mobilidade urbana e trazendo sustentabilidade para o município.

Objetivos

Gerais:

Propor alterações na Avenida Munhoz da Rocha e nas regiões de entorno da avenida, com o objetivo de melhorar as condições de segurança por meio de sinalização e realocação de estacionamentos. Além disso, melhorar a fluidez dos movimentos pendulares diários e oferecer um novo meio de mobilidade sustentável para a população, tendo o intuito de trazer uma inovação no meio urbanístico das vias principais do município.

Específicos:

• Criar uma alternativa de via segura, para circulação de modos não motorizados e veículos elétricos individuais, para a população.
• Implantação no projeto de sinalização viária de acordo com as normas, estabelecidos pelos órgãos nacionais.
• Propor a implantação de um sistema binário nas vias principais do município.
• Melhorar a disponibilidade de estacionamentos na região central.
• Revitalização no meio urbanístico das vias principais com proposta de crescimento comercial na região central.

Metas a atingir:

• Melhor segurança nas vias municipais.
• Melhora significativa na disponibilidade de estacionamentos
• Melhoria significativa na mobilidade sustentável, com incentivo a prática de esportes e transportes individuais, utilizando meios não motorizados.
• Melhoria significativa na fluidez dos movimentos pendulares diários
• Melhoria significativa na urbanização da via principal do município, trazendo atrativos para o passeio publico.

Cronograma

Físico:

Em relação ao cronograma físico foi disponibilizado em 3 meses, sendo subdividido em serviços preliminares, interdição dos trechos para remoção limpeza e pintura, inserção e retirada de sinalização vertical. implantação de ciclofaixa.

Financeiro:

o valor global do serviço é de R$ 306.609,72 reais, sendo medido em 3 parcelas mensais.

Orçamento:

O Orçamento se divide em:
BDI: R$ 70.000,00
Sinalização vertical: R$ 72.138,87
Sinalização Horizontal: R$ 163.272,85
Sinalização de dispositivos auxiliares: R$ 1.198,00

Beneficiários Diretos:

Em se tratando de uma via principal da cidade, atende cerca de aproximadamente 4.000 habitantes, entre comerciantes e moradores. Sendo desses habitantes, moradores residentes ao lado da região central, populares que utilizam meio de transporte individual, entre outros. Além disso, haverá benefícios a alguns moradores em relação a valorização e especulação imobiliária de imóveis próximos.

Beneficiários Indiretos:

Cerca de aproximadamente 40.000 habitantes indiretos.

Resultados:

Ao implantar o sentido binário na Avenida Munhoz da rocha, houve mudanças ao decorrer da via. Onde na Avenida Munhoz da Rocha, quem decidir seguir pela Rodovia Irineu Aparecido Savoldi sentido Maringá, seguirá por sentido único até o ponto de cruzamento com a Rua Gastão Vidigal, deste ponto em diante segue sentido duplo como está atualmente. Para implantação da troca de sentidos na Avenida Munhoz da Rocha, foi proposto um sentido binário nas ruas que dão acesso à rua 7 de setembro e rua santos dumont, para que assim as ruas possa suprir e canalizar a alta demanda de veículos em um sentido oposto da Avenida Munhoz da Rocha. Ainda na Avenida Munhoz da rocha, foi realizado a troca do estacionamento em ângulo de 45° existente, por uma ciclofaixa bidirecional e 1 estacionamento. Sendo assim, com a proposta da utilização da Avenida Munhoz em um único sentido, torna-se necessário uma via destinada a suprir o alto fluxo que segue sentido a Rodovia Irineu Aparecido Savoldi. Neste caso, foi indicado a utilizar a Rua 7 de Setembro a mudar o sentido atual da via, para que permaneça um parâmetro de Avenidas binárias entre elas, sendo um sentido contrário da Avenida Munhoz da Rocha. Já na rua santos dumont ficou com sentido contrário da projetada da rua 7 de setembro. Entretanto, ao ser realizado o estudo in loco, foi possível observar que os ciclistas percorrem tanto em sentidos opostos dos veículos, quanto nas calçadas, dividindo um espaço entre as árvores, pessoas e bicicletas. Nestes casos, ficava sendo inviável a mobilidade de deficientes físicos nestes locais, visto que não apresenta segurança nos passeios públicos, decorrentes da utilização de ciclistas nas calçadas. Contudo, uma forma de segurança e incentivo de uma medida de transporte sustentável na cidade de Mandaguaçu, foi implantado essa ciclovia para a população, onde os ciclistas poderão usufruir das arvores existente na avenida acarretando conforto e paisagem agradável.

Anexos

Documentos Anexados:

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