Projeto Primavera
Ano / Edição: 2022
Município: Toledo
Função de Governo: Direitos da Cidadania
Diagnóstico
Diante do cenário de Pandemia de Covid-19 e do baixo acesso das mulheres da área rural à informação, bem como a dificuldade no deslocamento e os possíveis casos de violência doméstica e familiar velados (não identificados anteriormente) nestes ambientes, foi identificada a necessidade de viabilizar e oportunizar às mulheres do campo uma política que lhes trouxesse acesso à informação. Inicialmente, foi realizado o contato com as líderes de comunidades dos distritos, para identificar as áreas de maior interesse para a realização de tal iniciativa. Considerando que as Linhas de Bom Princípio e Gramado buscaram a Secretaria para receber o projeto, teve início o mapeamento das necessidades naquela região, portanto as demandas levantadas foram na área da saúde física e mental e no reconhecimento e garantia de direitos.
Descrição
O projeto terá por metodologia atividades de rodas de conversa, orientações individualizadas, quando necessário, dinâmicas, atividades físicas de dança circular e alongamento visando à participação de forma descentralizada, a construção e fortalecimento dos direitos e o bem-estar das mulheres do município de Toledo.
Os encontros ocorrerão semanalmente nas terças-feiras no horário das 08h30min a 10h30min no Distrito de Gramado, cada momento poderá abranger um público máximo de 25 mulheres. A capacidade de público poderá sofrer alterações de acordo com os decretos vigentes, em decorrência da pandemia de Covid-19.
A partir do ano de 2022, o projeto também contará com ações e/ou visitas programadas com o grupo, em locais públicos e/ou privados, com o objetivo de conhecer os setores, serviços do município e também da rede privada, ex: ACATOL – Associação de Catadores de Recicláveis de Toledo e Aterro Sanitário, Museu Histórico de Toledo, Aquário Municipal, Centros da Juventude, Biopark, Universidades e outros. Estas visitas serão no mesmo horário e dia dos encontros, ou seja na terça-feira às 8h a 10h30min. A SMDH proporcionará o transporte do grupo com frota própria.
As atividades utilizarão material gráfico, audiovisual e esportivo, sendo os recursos humanos e os profissionais da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da SMDH e SMEL. Em alguma data alusiva, a Coordenadoria poderá apoiar outro(s) profissionais/departamentos para realizar ações fomentando assim a participação e integração entre as mulheres.
Objetivos
Gerais:
Desenvolver ações descentralizadas de promoção à saúde, direitos e prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres do Município de Toledo/Pr.
Específicos:
• Estimular as mulheres aos cuidados com seu bem-estar físico, mental e social.
• Levar informações sobre saúde e direitos da mulher.
• Trabalhar os tipos de violência contra a mulher e divulgar as leis de proteção.
• Incentivar a autonomia e emancipação feminina.
• Valorizar a mulher da área urbana e rural no âmbito do Município de Toledo.
• Divulgar a rede de serviços e apoio à mulher no Município de Toledo.
• Fomentar a socialização e a integração entre as mulheres de diversos segmentos.
• Identificar situações de violação de direitos nas comunidades e encaminhar para a rede de proteção presente no município
Metas a atingir:
1° Semestre/2021: Desenvolver o vínculo e promover a saúde física e mental das participantes; divulgar a rede de serviços do Município. Meta de atendimentos: 100.
2º Semestre/2021: Fortalecer vínculos comunitários e oportunizar a garantia de acesso à rede de proteção. Meta de atendimentos: 150.
1° Semestre/2022: Formar multiplicadoras da informação que visa a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. Meta de atendimentos: 200..
2° Semestre/2022: Criação da Unidade Móvel da SMDH para viabilizar a ampliação do acesso. Fomentar parcerias com outras secretarias fomentando a sustentabilidade, autonomia e abrangendo os vínculos da comunidade. Meta de atendimentos: 300.
2023: Ampliar a atuação do Projeto Primavera para mais três comunidades.
Cronograma
Físico:
Os encontros ocorrem semanalmente, nas terças-feiras das 8h30min às 10h30min, no Distrito de Gramado. As visitas que ocorrerão no ano de 2022 estão programadas para o mesmo dia e horário, sendo a responsabilidade desta secretaria o transporte das mesmas.
Financeiro:
Este cronograma demonstra os valores despendidos para que sejam atingidas as metas físicas.
Orçamento:
Em parceria com a SMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer que cedeu um profissional da educação física por 4h/semanais – 20h/mês
- combustível mensal para percorrer 50km/semana – aproximadamente 30litros de gasolina/mês
- equipe técnica e coordenação para monitorar e gerenciar o projeto – 20h/mês
- material informativo das campanhas alusivas
- transporte para as visitas no ano de 2022
- lanche para o encerramento e outras ações que envolvem a integração com outros grupos de mulheres
O Valor de R$36,75 por pessoa
Beneficiários Diretos:
Mulheres inscritas no projeto na comunidade Gramado em Toledo/Pr.
Quantidade de mulheres inscritas atualmente – 15
Equipe responsável – 3
Total de atendimentos já registrados: 622
Beneficiários Indiretos:
Comunidades de Gramado e Bom Princípio do Oeste - aproximadamente 2000 habitantes
Resultados:
Esse projeto tem como intenção, além de levar informações e atividades físicas às mulheres do município de Toledo, a transformação individual e comunitária para o enfrentamento da violência contra a mulher.
Nessa ação também de reflexão e promoção do bem-estar, estimular cada integrante a ser fomentadora e multiplicadora dos direitos e da rede de apoio às mulheres de seu convívio e/ou aquelas que conseguirem alcançar. Dessa forma, caminharmos e construirmos em comunidade, contribuindo para a implementação de novas práticas e diferentes olhares para a Mulher.