Banco de Projetos

REDE DE SABERES: CONECTANDO CULTURA, ARTE, COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA

Ano / Edição: 2022
Município: Toledo
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

A partir da problematização das noções que se depreendem do termo cultura passamos a pensar de que forma esse olhar amplo sobre esse campo social pode ser compreendido e problematizado a partir do recorte territorial do município de Toledo.
Toledo é uma cidade que vem crescendo gradativamente ao longo da história desde a sua colonização que se deu a partir da segunda metade da década de 40. Hoje, com seus mais de 140.000 habitantes é considerada como polo universitário da região oeste paranaense e importante destaque econômico do Estado graças às suas fontes de riquezas naturais e intensos investimentos no agronegócio. Historicamente, Toledo é uma região caracterizada por fatores diversos que permeiam tanto a construção atual do gentílico e seu modo de viver, quanto as suas relações interpessoais e o direcionamento para as inovações que são, em grande medida, alimentadas e resultantes do espectro da colonização e sua bagagem cultural predominantemente de cultura gaúcha tradicionalista, fruto da colonização organizada que recrutou e atraiu descendentes de italianos e alemães vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Considerando tais circunstâncias é possível a elaboração de uma questão, ou de um problema-chave que conduz e confere a força motriz para este projeto: De que modo as novas gerações conseguem obter conhecimento acerca de sua história e, deste modo, articular reflexões críticas sobre tal no objetivo de se compreenderem enquanto sujeitos e cidadãos em sua localidade? Reconhecer os dados estatísticos, os parentescos, as repercussões heroicas e afamadas não bastam para a identificação do sujeito enquanto ser pertencente à localidade. Isto implica em explanações reflexivas, isto é, na análise dos fatos divulgados de forma reprodutiva, nos conhecimentos que passam de geração à geração sem a devida investigação.
Neste sentido as problematizações sobre identidade cultural perpassam os campos da história, da sociologia e filosofia e também da literatura reverberando na compreensão de que cultura em seu conceito mais amplo abarca o contexto da pluralidade, esta que por sua vez, está atrelada de forma condicional à ação, ou ainda: o movimento. Quando falamos de movimento, falamos de construções, desconstruções e reconstruções ressifignificadas e, desta maneira, abrimos espaço para o surgimento do novo sem que a tradição se perca. Elabora-se, portanto, um horizonte de perspectivas que permitem ao sujeito da história local se reconhecer de diversas maneiras e articular com seus pares novos fenômenos de interpretação do passado e intersecções do presente.
Neste sentido, a cultura se lança em encontro com a educação e com as ciências, na medida em que confere o substrato para o pensar autônomo e a possibilidade da criação de novos saberes, novos instrumentos de pesquisa, novos canais de comunicação e interpretação, estimulando assim, a mediania entre compreensões polarizadas e, deste modo, o respeito diante da multiplicidade de culturas, saberes e comportamentos. A construção do social está intrinsicamente enlaçado com o formato da articulação dos saberes e com a tônica desenvolvida pelos meios de comunicação destes saberes.

Descrição

O Projeto Rede de Saberes tem como objetivo conectar cultura, arte, ciência e comunicação, por meio de atividades e reflexões pautadas na transversalidade que a Cultura assume em relação ao desenvolvimento da identidade cultural e histórica de uma sociedade. Para tanto, são realizadas atividades online e presenciais voltadas para os eixos: educação infantil, história e historicidade, arte, cultura e patrimônio histórico, tendo como produtos: vídeos, podcast, programas de entrevistas, debates, rodas de conversa e seminários. O projeto foi desenvolvido através da gestão de recursos humanos da Secretaria da Cultura e por meio de Projeto de Extensão com o Centro Universitário Assis Gurgacz e Unioeste, além do curso de Magistério da Escola Estadual Premen. Ações do Projeto
História em Prosa – Com o objetivo de promover o diálogo e difusão sobre a história local, regional e também nas mais diversas perspectivas de linha pesquisa desenvolvida por pesquisadores dentro das universidades. O projeto irá promover o encontro e diálogo com pesquisadores de história da nossa região, contemplando professores convidados da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). São realizadas entrevistas com os pesquisadores, veiculadas quinzenalmente por redes sociais e canais de comunicação da universidade, prefeitura de Toledo e webrádios de escolas estaduais.
Cápsulas do Tempo – podcasts que irão veicular entrevistas e narrativas sobre a história local, veiculação semanal.
Rodas de conversa e seminários temáticos – palestras e oficinas para promover o debate e diálogo com público adolescente atendido pelo Município, com público alvo adolescente da rede estadual de ensino e projetos sociais da Prefeitura.
Cine na Web – exibição de produções audiovisuais (documentários, curta-metragens e filmes) com temáticas sociais e bate papos.
Curta Cultura – veiculação de vídeos de até 5 minutos com apresentações de artistas locais em diversas linguagens
Conta Cultura - veiculação semanal de duas histórias para o público infantil e em idade pré-escolar, envolvendo alunos do curso de Formação para a Docência (Ensino Médio) e Pedagogia (Ensino Superior). Em 2022 a ação passou a ser realizada presencialmente em espaços públicos como CEU das Artes, Biblioteca Municipal, Biblioteca da Extensão na Vila Pioneira e Escolas Municipais.
* Os conteúdos on-line são veiculados pela Fanpage da Secretaria da Cultura, do seu canal do Youtube e perfil no SpotiFy, além da Fanpage do Museu Histórico Willy Barth e também pelas Web Radios do Colégio Estadual do Jardim Porto Alegre, premen e Morais Rego.

Objetivos

Gerais:

Problematizar as identidades culturais e seus bens simbólicos, bem como sua produção e circulação na sociedade.

Específicos:

• Discutir os elementos que influenciam o imaginário social e que projetam a identidade cultural das pessoas que vivem no município de Toledo;
• Promover acessibilidade à bens culturais;
• Realizar o debate e diálogos sobre identidades culturais e bens simbólicos da cultura;
• Promover debates a cerda da identidade cultural e de suas raízes históricas
• Problematizar questões sociais e culturais e suas historicidades
• Apresentar outras narrativas sobre o processo de colonização e fundação do município
• Oferecer atividades e apresentações artísticas para a formação de plateia nas áreas da música, teatro, dança entre outras linguagens;
• Ofertar atividades lúdicas aos alunos da rede municipal e público infantil em geral para a formação leitora e cidadã;
• Dar visibilidade a produção cultural local;

Metas a atingir:

As metas correspondem à quantificação dos objetivos específicos. Referem-se a cada período de tempo em que elas devem ser atingidas, ou a outras unidades de medida ou percentuais de qualquer natureza dentro de cada período de execução do projeto.
História em prosa – meta realizar duas edições por mês (março a novembro) – executadas 15 edições em 2021
Curta Cultura – meta realizar uma temporada no primeiro semestre de 2021 – executadas uma temporada no primeiro semestre de 2021.
Conta Cultura on-line – meta realizar uma exibição por semana - executadas 54 histórias
Conta Cultura (presencial a partir do segundo semestre de 2021) – meta atender todas as escolas da rede municipal em 4 anos (36 escolas). Em 2021 - 800 crianças atendidas (4 escolas); em 2022 primeiro semestre – em abril Especial Dia nacional do Livro Infantil – 1 mil crianças atendidas (4 escolas); em maio/ Especial Maio Amarelo - 5 mil crianças atendidas em (5 escolas). Total 13 escolas atendidas em 12 meses, 6.800 crianças atendidas, superando a meta.
Capsulas do Tempo - 10 edições (2021) - alcance 8.560 visualizações
Cine na web - 10 edições (2021) - alcance 7 mil visualizações

Cronograma

Físico:

O cronograma de execução do Projeto é subdividido conforme a especificidade de cada ação, seja ela on-line (por temporadas) ou presencial conforme cronograma estabelcido a partir do elencamento de espaços prioritários a serem atendidos como escolas (36 municipais) e bibliotecas públicas (3). Das ações dos projetos on-line contabiliza-se a execução por meio do alcance das publicações, das ações presenciais por número de público/alunos atendidos por escolas. Em 2021 todas as 36 escolas municipais foram atendidas com conteúdo on line do projeto Conta Cultura. Em 2022, já foram atendidas 10 escolas municipais de forma presencial.

Financeiro:

O projeto foi desenvolvido através da gestão de recursos humanos da Secretaria da Cultura e por meio de Projeto de Extensão com o Centro Universitário Assis Gurgacz e Unioeste, além do curso de Magistério da Escola Estadual Presidente Castelo Branco.

Orçamento:

Para realização do projeto foram alocados servidores públicos, estagiários e extensionistas para o desenvolvimento das atividades, não dispendendo recursos financeiros diretamente.
São 6 servidores que dedicam 20horas mês ao projeto., sendo que foram 17 meses de execução.
Então a estimativa é de um custo de 102 mil reais em horas trabalhadas no projeto.

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários diretos do programa são acadêmicos e professores da Unioeste, alunos da rede municipal e estadual de ensino, comunidade artística e população em geral;

Beneficiários Indiretos:

Usuários e seguidores das redes sociais (Facebook, Youtube, Spotify) da Secretaria da Cultura) mais de 30 mil seguidores.

Resultados:

História em Prosa – veiculado por temporadas, com periodicidade quinzenal – 16 edições (março de 2021 a março de 2022) – alcance de 20 mil vizualizações
Curta Cultura – veiculado por temporadas, perioridicidade mensal - 5 edições (março a julho de 2022) - alcance 8 mil visualizações
Conta Cultura on-line– veiculado por temporada, periodicidade semanal (março a novembro de 2021 (54 histórias/2 histórias por semana) – alcance 16.036 e 2022(3 histórias) 588 visualizações
Conta Cultura (presencial) – 2021 – 800 crianças atendidas; em 2022 – em abril Especial Dia Nacional do Livro Infantil – 1 mil crianças atendidas; em maio/ Especial Maio Amarelo - 5 mil crianças atendidas em 5 escolas municipais.
Capsulas do Tempo - 10 edições (2021) - alcance 8.560 visualizações
Cine na web - 10 edições (2021) - alcance 7 mil visualizações

Anexos

Banco de Projetos