Natal Participativo Iluminado
Ano / Edição: 2022
Município: Santa Lúcia
Função de Governo: Administração
Diagnóstico
Buscando uma forma de criar um programa de decoração natalina anual do município de Santa Lúcia e ao mesmo tempo de incentivar a participação voluntária das empresas e entidades locais, foi criada a Lei nº 845/2018 que institui o programa “Natal Participativo Iluminado”.
Descrição
O programa ocorre da seguinte forma: O município adquire árvores de natal (pinheirinhos) com plaquinhas de identificação para ceder aos participantes através de contrato de cessão de uso por tempo determinado, é realizado um sorteio juntamente com os participantes para definir a localização onde cada pinheirinho ficará exposto (geralmente os mesmos ficam expostos na Praça Central e na avenida de acesso à cidade entre o período de 20 de novembro do corrente ano a 06 de janeiro do ano seguinte). Cada empresa ou entidade inscrita no programa recebe uma árvore de natal e deve enfeitá-la com adereços natalinos. É definida a data do evento de ligação das luzes natalinas de toda a cidade, momento em que a população se reúne na Praça Central e nas ruas do município para apreciar as decorações natalinas expostas. Famílias, amigos e comunidade em geral interagem de diversas formas, gerando sentimento de fraternidade e igualdade entre todos.
Objetivos
Gerais:
Promover a igualdade entre todas as empresas e entidades do município independentemente do tamanho ou forma da organização;
Iluminar e embelezar o município;
Interação entre todas as classes sociais.
Específicos:
O programa “NATAL PARTICIPATIVO ILUMINADO” do município de Santa Lúcia tem como objetivo específico tornar nossa cidade mais atrativa, iluminada e acolhedora nas festividades natalinas, além de promover a parceria entre o município de Santa Lúcia, empresas e entidades locais. O programa visa ainda realizar o embelezamento da cidade nesta época tão aguardada do ano sem desprender altas verbas e também promover a igualdade entre todas as empresas e entidades do município. Não podemos deixar de citar também o objetivo de auxiliar no fomento ao comércio local.
Metas a atingir:
Alcançar a adesão de 100% das empresas e entidades do município de Santa Lúcia ao programa.
Cronograma
Físico:
A lei que institui o programa foi criada no ano de 2018, e a cada ano aumenta a adesão e participação das empresas e entidades locais. Sendo assim, o município de Santa Lúcia, através da Secretaria Municipal de Administração, possui a expectativa de tão logo alcançar a taxa de 100% de adesão das empresas e entidades ao programa, para que cada vez mais a participação voluntária seja ativa e contribua para o desenvolvimento da igualdade entre toda a comunidade santaluciense.
Financeiro:
O gasto do município gira em torno de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) anualmente, visto que a cada ano são adquiridos novos pinheirinhos e plaquinhas de identificação devido à deterioração dos mesmos por ficarem expostos a céu aberto no período de novembro a janeiro.
Orçamento:
Em média R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) anual (parte do município).
Beneficiários Diretos:
Em torno de 1.000 a 1.500 pessoas.
Beneficiários Indiretos:
Toda a população em geral e visitantes.
Em média 5.000 pessoas anualmente.
Resultados:
Definimos os resultados do programa como ótimos, pois a cada ano o projeto conta com a participação de um número crescente de comércios e entidades, por exemplo:
2018 (ano inicial do projeto) - 90 participantes;
2019 - o número subiu para 115 participantes;
Em 2020 passou para 122 e em 2021 foram mais de 130 participantes no total.
A comunidade fica envolvida não só na data do evento de ligação das luzes natalinas, mas durante toda a duração do programa.