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IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NA ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES

Ano / Edição: 2022
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Energia

Diagnóstico

A Escola Municipal Cecília Meireles foi criada a partir da necessidade da oferta do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, devida crescente demanda e para atender alunos oriundos de Colégio Estadual Carlos Zewe Coimbra, decorrente da municipalização das séries iniciais na rede estadual de ensino. Diante disso a Administração através da Secretaria de Educação assina o documento de criação em 10 de Dezembro de 1992, conforme o fixada pelo Decreto de Lei 143/92 de 10/12/1992, Resolução nº 412/93 de 21/02/1993, autorizou o funcionamento da mesma, denominada Escola Municipal Cecília Meireles – Ensino de 1º Grau. O nome da Escola deu-se em homenagem à Cecília Meireles, poetisa, professora, pedagoga e jornalista, que enriqueceu a Literatura Brasileira para adultos e crianças.
No primeiro ano de funcionamento a clientela atendida pela escola era de aproximadamente cento e cinquenta e seis alunos, sendo cinco turmas de primeira série e uma de segunda série e gradativamente implantaram-se as séries seguintes. Contava com treze funcionários, sendo a diretora, uma secretária, sete professores, duas zeladoras e duas merendeiras.
A Escola Municipal Cecília Meireles tem como prioridade a melhoria da qualidade do Ensino, realizando ações concretas e efetivas na formação de um cidadão participativo e crítico para o exercício de sua cidadania. Esta educação e ação solidária pressupõem o envolvimento de todas as crianças de qualquer idade e de todas as classes sociais, com intuito de promover o ensino aprendizagem.
Sendo assim, as práticas pedagógicas são desenvolvidas no sentido de orientar as crianças a buscarem o auto respeito para que realizem seus projetos de vida a fim de serem respeitadas, tudo isso sem imposição, criando hábitos que desenvolvam a arte do diálogo.
Esta instituição oferece um clima de bem-estar físico, afetivo, social, cognitivo, linguístico, através da proposição das atividades físicas recreativas e sociais que promovam à curiosidade e espontaneidade inerentes a função de cuidar e educar, entendendo que a criança é um ser total, completo e indivisível.
Atualmente a escola atende um número significativo de crianças, distribuídos na tabela abaixo:

ESTATÍSTICA MENSAL: ESCOLA: Cecília Meireles / MÊS: Junho de 2022.

SÉRIE / ANO NO DE TURMAS NO DE ALUNOS TOTAL DE TURMAS TOTAL DE ALUNOS
M T M T
Pré II 02 02 38 36 04 74
Pré III 01 02 20 38 03 58
1º Ano 01 01 26 26 02 52
2º Ano 01 01 25 26 02 51
3º Ano 01 01 26 29 02 55
4º Ano 01 01 32 31 02 63
5º Ano 01 01 42 23 02 65
TOTAL 08 09 209 209 17 418



EJA/ETAPAS TOTAL DE TURMAS TOTAL DE ALUNOS
Noite Noite
1º etapa 01 04
2º etapa 01 03
3º etapa 01 03
4º etapa 01 03

Levando em consideração todo o histórico da escola municipal, a quantidade de alunos atendidos pela mesma, é notório que os custos para manter o funcionamento da escola também sofre aumento na mesma medida em que as melhorias ocorrem. Assim sendo, ao observar os gastos com energia elétrica chega-se à conclusão de que representam o maior consumo dentro da Escola, fazendo necessária alguma intervenção de modo a reduzir esses custos e de forma que se obtenha a sustentabilidade econômica e ambiental dentro do espaço escolar.
A implantação deste processo, serve de modelo para outras escolas aplicarem dentro de suas possibilidades, uma vez que a grande visibilidade adquirida favorece a disseminação das práticas desenvolvidas na instituição, podendo ser replicada em outras escolas do estado, bem como do país.
Através da análise destes gastos, optou-se pela implantação do sistema de geração de energia fotovoltáica dentro da Escola municipal Cecilia Meireles, projeto este que será estendido a demais escolas municipais do município.

Descrição

Tendo em vista os valores desembolsados com os custos para a manutenção das atividades da Escola, buscou-se meios de garantir a sustentabilidade financeira do projeto, tanto quanto a ambiental.
Dentre as alternativas pesquisadas, as que melhor se enquadraram à demanda da Escola foi a implantação do sistema de geração de energia fotovoltaica.

Objetivos

Gerais:

O objetivo da implantação da energia solar na Escola Municipal Cecilia Meireles, é a redução dos custos com energia elétrica tornando estes locais auto-sustentáveis aproveitando todas as fontes de energia que dispõe, tornando-se assim uma referência nacional de sustentabilidade ambiental e financeira.
O município de santa Terezinha de Itaipu em convenio com a Itaipu Binacional, investiu na instalação de sistemas de geração de energia fotovoltaica no telhado da escola em questão, afim de suprir o consumo de energia atual, como também prevendo um aumento de carga para os próximos anos.
A geração de energia fotovoltaica aumenta a sustentabilidade energética do município, além de transmitir a comunidade escolar a ideia de inovação e preocupação ambiental por parte do poder Público, incentivando ações semelhantes na população.

Específicos:

• Tornar a Escola Municipal Cecilia Meireles, referência nacional em sustentabilidade, com produção própria de energia elétrica;
• Produção e consumo de uma energia de energia renovável, que ainda é pouco explorada e apresenta grande potencial para microgeração de energia, também considerada uma alternativa sustentável em pequena escala;
• Economia para a escola municipal Cecilia Meireles, que cada vez mais utiliza a energia elétrica para a execução de suas atividades;
• Modelo para replicação da tecnologia em outras escolas municipais do município, bem como de toda a região;
• Estimular o uso dessa tecnologia, tanto em escala residencial como industrial.

Metas a atingir:

- Diminuir o consumo de energia elétrica;
- Manter o sistema em perfeito funcionamento para que as metas sejam sempre atingidas;
- conscientização dos alunos, bem como dos pais, para que o uso dos recursos da natureza seja consciente e coerente;
- conscientização dos alunos para uso consciente do meio ambiente, procurando meios para evitar ou diminuir a poluição ambiental;
- Conscientizar a comunidade escolar que a energia fotovoltaica e limpa, ecologicamente correta e não agride o meio ambiente;
- conscientizar as crianças de que elas são as futuras gerações, e que elas tem o papel fundamental na preservação do meio ambiente, pois a escola tem que ser o exemplo vivo daquilo que é de melhor para a sociedade.

Cronograma

Físico:

Atividade 08/2022 09/2022 10/2022 11/2022 12/2022
Manutenção do sistema de energia solar X X X X X

Financeiro:

Atividade 08/2022 09/2022 10/2022 11/2022 12/2022
Manutenção do sistema de energia solar X X X X X

Orçamento:

O custeio total para implantação do sistema fotovoltáico soma um valor total de R$ 235.000,00 que fora resultado de projetos de captação de recursos da prefeitura, onde foi aberta dotação exclusiva para aquisição dos equipimantos/sistema fotovoltáico dada pela dotação n:
Os resultados gerados serão impactantes para a dotação que cobre custos com serviços de pessoa jurídica da secretaria de educação do município, onde, segundo projeções, será gerada economia na ordem dos 40 mil reais no período de 1 ano.
O custo com manutenção do sistema é praticamente zero, uma vez que somente é necessária uma limpeza física, com água e sabão, a cada 6 meses para garantir a eficiência do sistema, pois podem acumular resíduos e poeira nas placas, o que diminui a capacidade de absorção e conversão de energia.

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários do projeto são a comunidade escolar como um todo, uma vez que todo o saldo gerado com a economia das faturas de energia elétrica, poderão retornar em fundo de caixa podendo ser utilizados para outros fins como, por exemplo, aquisição de material didático, passeios, investimentos internos da escola, etc.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente todos os cidadãos são beneficiados, a partir do momento em que são utilizados sistemas sustentáveis, que diminuem o uso de bens naturais, desta forma a escola torna-se um local sustentável, e ponto para outros municípios e escolas visitarem o sistema da escola municipal, para conhecer a eficiência e o sucesso da implantação, e o mais importante levar esta ideia e replicar em seus municípios e escolas

Resultados:

A implantação da energia solar na escola municipal faz com que a economia e a sustentabilidade andem de mãos dadas em prol a um meio ambiente saudável e à dignificação do trabalho escolar.
A redução dos custos energia elétrica, resultará, até o fim do ano de 2022, um montante aproximado de R$:40.000,00 valor este que ficará disponível para usos diversos da Secretaria de Educação Municipal, em dotação específica para atendimento aos custos com serviços de pessoa jurídica, cuja qual é responsável por arcar com os custos das escolas municipais.
Tendo como base os valores totais gastos com energia elétrica, para a rede escolar municipal somou a quantia de R$: 224.034,45, para o atendimento de aproximadamente 2.500 alunos, o que representa um custo médio de R$ 88,81 por aluno, em questão ao consumo de energia elétrica. Entretanto, devido cenário especial vivido em 2021 por consequências da COV-19, se fez necessária que apenas 84% das aulas fossem realizadas de forma presencial, assim sendo, os custos com energia, pode chegar até R$ 264.326,73, o que representaria um custo médio de R$:105,73.
Observando a economia gerada, e a demanda existente por mais 100 vagas para a rede municipal de ensino, à partir de agosto de 2022 será ofertada, pela rede municipal, mais 120 vagas, de forma a atender toda demanda existente e abertura de margem para novas vagas que possam ser necessárias, onde a incorporação desses novos alunos não acarretará em maiores custos com energia elétrica, uma vez que a economia gerada pelo sistema fotovoltáico, suprirá toda essa nova demanda e ainda continuará gerando economia de aproximadamente R$: 30.000,00 reais ao ano para a secretaria de educação, recurso este que atualmente é deduzido do valor total gasto mensalmente com energia elétrica, através do abatimento automático em fatura de outra unidade de ensino, uma vez que a geração excedente por ser utilizada para esse fim.
Do mesmo modo que, para o recurso que venha a ser tido como superávit, a secretaria em questão poderá fazer a aplicação dos recursos restantes em outras demandas diversas como, por exemplo: material didático, material de esportes e demais necessidades, além de contribuir para a redução de gastos do dinheiro público podendo, também, dentro das oportunidades legais, se direcionado (o recurso financeiro) à outros seguimentos/secretarias/dotações orçamentárias, para suprir demais demandas que possam existir.
Como resultado extra, ainda, o sistema pode e será utilizado como case para atividades de educação ambiental, não apenas para os alunos da rede municipal de ensino, mas para todos os grupos e pessoas interessadas em conhecer o sistema, assim como dispõe a premissa da replicabilidade.

Anexos

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