Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Mandaguaçu 360 - O Mapeamento Móvel Terrestre como Redução de Custos Operacionais

Ano / Edição: 2022
Município: Mandaguaçu
Função de Governo: Urbanismo

Diagnóstico

Toda a municipalidade tem por obrigação prestar diversos serviços públicos, nas mais diversas áreas as quais muitos deles necessitam deslocamentos in loco para análise e verificação gerando custos operacionais além da morosidade da prestação de serviços públicos, sejam eles na esfera da fiscalização de posturas, fiscalização tributária, fiscalização de obras pedidos de poda e corte de árvores, entre outros

Descrição

Como solução de baixo custo para redução de custos da prestação de serviços públicos e aumento da eficiência operacional, o Município de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Inovação promoveu a aquisição de uma câmera 360º de baixo custo da qual a partir de estrutura metálica adaptado a veículos da própria municipalidade iniciou o Projeto, por conta própria e com servidores da própria secretaria em questão. O Projeto Mandaguaçu 360º mapeou todas as vias urbanas com registros fotográficos georreferenciados em 360º (Geophotos 360º) a cada 10 metros de distância. Ao todo foram mais de 30 Mil Geophotos 360º de todo o sistema viário urbano municipal o que permitiu que a municipalidade tenha a visão real, de todos os ângulos, do contido na malha urbana municipal. Com isso, muitos serviços que anteriormente necessitava ida in loco para análise e diagnóstico, atualmente são feitas sem sair do paço municipal, tais como análise de pedido de podas e cortes de árvores, tendo em vista que as imagens 360º permitem análise as árvores em todos os seus ângulos. Outros serviços também passaram a ser realizados sem necessidade de sair do paço municipal, tais como fiscalização tributária, permitindo a partir das imagens identificar novas comércios e atividades e verificação da existência ou não de alvará. Fiscalização de posturas, tendo em vista identificação de obras irregulares, imóveis com vegetação alta, entre outros.

Objetivos

Gerais:

Reduzir ao máximo a demanda de deslocamento de servidores in loco para operações de fiscalizações e/ou serviços públicos;
Redução de custos operacionais;
Aumento de eficiência Operacionais;
Criação de Banco e Dados com histórico das imagens 360º a cada 12 meses;
Integração do Banco de dados de Imagens 360º georreferenciadas com o Sistema de Informação Geográfica (SIG) já existente do município.

Específicos:

Reduzir deslocamentos in loco para Fiscalização Tributária;
Reduzir ou anular deslocamentos in loco para identificação de atividades comerciais sem o Alvará;
Reduzir ou anular deslocamentos in loco para identificação de obras irregulares;
Reduzir ou anular deslocamentos in loco para Análise das solicitações de podas de árvores;
Reduzir ou anular deslocamentos in loco para Análise das solicitações de Cortes de Árvores;
Reduzir ou anular deslocamentos in loco para para identificação de bueiros com tampas danificadas ou sem tampas;
Reduzir ou anular deslocamentos in loco para identificação de imóveis sem passeio público;
Reduzir ou anular deslocamentos in loco para identificação de esquinas sem acessibilidade;
Reduzir ou anular deslocamentos in loco para identificação da qualidade da pavimentação;
Reduzir ou anular deslocamentos in loco para identificação de sinalização horizontal e sinalização vertical;

Metas a atingir:

Redução de ao menos 70% dos custos operacionais para:
Operação de Fiscalização Tributária;
Operação identificação de atividades comerciais sem o Alvará;
Operação de identificação de obras irregulares;
Operação de Análise das solicitações de podas de árvores;
Operação de Fiscalização Análise das solicitações de Cortes de Árvores;
Operação de identificação de bueiros com tampas danificadas ou sem tampas;
Operação de identificação de imóveis sem passeio público;
Operação de identificação de esquinas sem acessibilidade;
Operação de identificação da qualidade da pavimentação;
Operação de identificação da qualidade da pavimentação;
Operação de identificação de sinalização horizontal e sinalização vertical;

Cronograma

Físico:

O Projeto teve início em outubro de 2021 e a conclusão dos mapeamento e geração do banco de dados de imagens 360º foi em maio de 2022.

Financeiro:

Trata-se de investimento único de uma câmera 360º de R$ 4.522,27. Os serviços de aquisição das geophotos 360º foram realizados por servidores da Secretaria de Planejamento Urbano e inovação

Orçamento:

O Projeto foi orçado em cerca de 6.000 reais entre aquisição da câmera 360º e custos adicionais com combustível para o mapeamento das vias urbanas

Beneficiários Diretos:

Servidores Públicos e Sociedade em geral são benificiários diretos tendo em vista que suas operações do cotidiano foram automatizadas alavancadas pelo uso do Sistema de Informação Geográfica (Geoprocessamento) que possuí agora um banco de dados georreferenciado de mais de 30 mil imagens de 360º das vias urbanas permitindo que as operações sejam mais rápidas e de baixíssimo custo.

Beneficiários Indiretos:

Classifica-se como benificiários indiretos toda a população de Mandaguaçu que muitos serviços públicos anteriormente morosos passaram a serem mais céleres e eficientes como é o caso das solicitações de Poda e Corte de Árvores por exemplo.

Resultados:

Classifica-se como benificiários indiretos toda a população de Mandaguaçu que muitos serviços públicos anteriormente morosos passaram a serem mais céleres e eficientes como é o caso das solicitações de Poda e Corte de Árvores por exemplo.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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