Banco de Projetos

PLUG@DOS NA LEITURA: ENERGIZANDO O FUTURO POR MEIO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E CONSCIÊNCIA NUMÉRICA.

Ano / Edição: 2022
Município: Paranavaí
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A consciência fonológica é a habilidade metalinguística de reconhecimento das características formais fonológicas ou da estrutura sonora da linguagem. Refere-se ao conhecimento de manipular intencionalmente a estrutura sonora das palavras desde a substituição de um determinado som até a sua segmentação em unidades menores. É imprescindível a importância da consciência fonológica para aprendizagem da língua escrita, já que para a criança aprender a ler e escrever no sistema de escrita alfabético é necessário à percepção da relação grafema-fonema. Para isso, são fundamentais as habilidades em identificação, análise, síntese e manipulação dos componentes fonológicos em níveis silábico e fonêmico, que compõem a consciência fonológica.
Apesar da leitura e escrita serem processos inter-relacionados, outras variáveis tem sido descritas como sendo precursoras da leitura. Uma delas seria a habilidade de "processamento fonológico". Na literatura disponível, esse processamento tem sido avaliado por meio de atividades de nomeação seriada rápida, que é definida como uma habilidade de reconhecer símbolos gráficos de modo rápido e acurado (decodificação). Acredita-se que quanto maior for essa capacidade de processamento, maiores serão os recursos cognitivos disponíveis para a tarefa de compreensão da leitura, apesar de que a compreensão requer capacidades que vão além do processamento fonológico, tais como: conhecimento prévio; capacidade de realizar inferências; dentre outros.
A Política Nacional de Alfabetização (PNA) estabelece a Numeracia como a habilidade de aplicar o conhecimento dos números e suas relações aos usos práticos do dia a dia, em diferentes situações comunicativas. Sendo assim, a Numeracia evidencia o domínio das habilidades matemáticas as quais os estudantes necessitam para relacionarem-se com o mundo. Em sentido estrito, a Numeracia é o conjunto dos conhecimentos tácitos dos números, tendo relação com o desenvolvimento dos estudantes, suas etapas de aprendizagem de conceitos e fatos que o cérebro consegue processar sobre números. Quatro elementos funcionais da aprendizagem da matemática são à base da Numeracia.
A consciência numérica, que é a habilidade de entender o que os números significam no dia a dia, na escola, em situações as quais envolvam números, ver o número e compreender a noção de quantidade.
A linguagem numérica, que é a compreensão dos símbolos utilizados no universo matemático, como por exemplo, os sinais das operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão.
As funções executivas, que se referem à habilidade de organizar, planejar e decidir cognitivamente ações envolvendo raciocínio matemático. Quando há um contexto de raciocínio de divisão de números; por exemplo, saber compor uma estratégia para operacionalizar esse cálculo é necessário que se utilize a função executiva – decidir qual operação deverá ser realizada.
E por fim a espacialidade, que envolve as noções de tempo, espaço e posição; por exemplo: noções de perto, longe, direita, esquerda são algumas das operações espaciais que a matemática exige.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

Pensando na inserção do aluno na cultura letrada, a Rede Pública Municipal de Paranavaí instituiu no mês de setembro do ano de 2021 o Projeto intitulado de "Plug@dos na Leitura", cujo objetivo é o de combater o déficit de leitura, produção e sistematização de componentes curriculares, e estimular a aprendizagem dos alunos por meio da consciência fonológica e a consciência numérica, cultuando uma proposta metodológica e materiais didáticos que sejam, de fato, favoráveis à aquisição dos aspectos e habilidades inerentes à aprendizagem.

Descrição

A implantação do Programa primou pelo aspecto da alfabetização, que compreende crianças entre 06 a 8 anos de idade matriculados nos 1º, 2º e 3º anos da Rede Pública Municipal de Educação de Paranavaí. Entre 2019 e 2021, houve um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos de idade que não sabiam ler e escrever. Com o atraso dessa aprendizagem o número passou de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021, é a mostra mais recente, nota técnica do Todos Pela Educação sobre os impactos da pandemia no aprendizado de crianças brasileiras.
A alfabetização é necessária para o desenvolvimento sociocognitivo das crianças e para que seja possível, inclusive, que outras disciplinas sejam compreendidas. O cenário impõe novos desafios, por exemplo, à Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa alfabetizar todas as crianças até, no máximo, o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.
Haja vista a fase da alfabetização atendida pelo projeto, e considerando que nesta faixa etária a criança precisa evoluir por meio da fluência da leitura, e consequentemente aprender a sistematizar as informações intencionando a transformá-las em conhecimento, o projeto conduz ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de indagar, argumentar, e interagir com diversas produções.
O Projeto “Plug@dos na Leitura” é realizado por professor lotado na instituição, mediante avaliação diagnóstica de leitura para organizar os grupos por nível de habilidade leitora, tanto na alfabetização de Língua Portuguesa, quanto na alfabetização Matemática.
Metotização:
 Grupo 1 (Fase inicial) – leitor de letras e palavras/reconhecimento de números;
 Grupo 2 (Fase básica) – leitor de frases e textos/operações básicas;
 Grupo 3 (Fase avançada) – fluência de leitura.
É de responsabilidade da Secretaria de Educação por meio das Supervisoras Pedagógicas de Alfabetização e Matemática, juntamente com a Equipe Pedagógica da instituição, realizar o acompanhamento e monitoramento das ações e metodologias implantadas para o incentivo a leitura, orientar os professores quanto à elaboração e sistematização das estratégias propostas desenvolvendo ações de intervenção sempre que se fizer necessário, verificando e acompanhando as atividades que serão aplicadas aos alunos de acordo com cada nível de atendimento, além de organizar juntamente com o professor os grupos de atendimento, cabendo ao professor evidenciar o zelo pela qualidade da aprendizagem dos alunos, e práticas pedagógicas de leitura e jogos que contribuam para a Consciência Fonológica e Consciência Numérica.
Com a implantação do Projeto “Plug@dos na Leitura” nas Escolas da Rede Pública Municipal, foi mensurado um avanço significativo nas competências dos alunos, no que se refere a alfabetização, tendo em vista que o projeto possibilitou aos alunos expandir suas habilidades e conhecimentos por meio de metodologia que se adequa ao nível em que se encontram, favorecendo o resgate e transposição das fronteiras do conhecimento, articulando e prevendo a progressiva sistematização de experiências quanto o desenvolvimento, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
As principais ações efetuadas no projeto foram à elaboração de critérios e sistematização do processo de alfabetização, fazendo uso da leitura como metodologia precípua para sanar os “Gaps” sequelados da pós-pandemia.
Esse projeto pedagógico é desenvolvido em 19 escolas envolvendo 119 professores efetivos e beneficiando diretamente um total de 3.100 alunos matriculados no 1º, 2º e 3º ano da Rede Pública Municipal de Educação, com investimento de R$ 9.750,00 (nove mil, setecentos e cinquenta reais), que se refere às camisetas que serão utilizadas pelos professores e equipes responsáveis pelo projeto, como forma de parametrizar os momentos e as ações metodológicas de alfabetização.

Objetivos

Gerais:

O objetivo geral do Projeto “Plug@dos na Leitura” é mitigar o déficit de leitura, acentuado com o período de pandemia, prover a produção e sistematização de componentes curriculares, e estimular a aprendizagem dos alunos por meio da consciência fonológica e a consciência numérica dos alunos da Rede Pública de Educação Municipal, resgatando e dispondo a leitura como referência no processo de alfabetização.

Específicos:

• Instituir na Rede Pública Municipal o Projeto “Plug@dos na Leitura aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental séries iniciais;
• Mapear o nível de leitura dos alunos em processo de alfabetização da Rede Pública Municipal, a fim de diagnosticar suas competências;
• Possibilitar condições institucionais de fomento a leitura;
• Ampliar o vocabulário oral e escrito, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
• Formar leitores competentes e expandir as práticas leitoras para além do espaço escolar, avultando a visão de mundo inserindo-os na cultura letrada;
• Estabelecer a Numeracia como a habilidade de aplicar o conhecimento dos números e suas relações aos usos práticos do dia a dia, em diferentes situações comunicativas;
• Mitigar o déficit de leitura, resgatando os índices de alfabetização da Rede Pública de Educação Municipal.

Metas a atingir:

Como meta principal está o resgate dos índices de alfabetização da Rede Pública de Educação Municipal, fortalecendo e legitimando o conhecimento dos alunos da educação básica, e dessa forma construindo cidadãos críticos e autônomos, consolidando e corroborando para expansão de uma educação de qualidade.
Utilizar a leitura como metodologia precípua para sanar os “Gaps” sequelados da pós-pandemia.
Desenvolver potencialidades e “ressignificar” os componentes curriculares, avolumando o gosto pela leitura e consequentemente à competência dos alunos como leitores, e as habilidades matemáticas por meio de atividades múltiplas.
Assegurar o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todo aluno deve desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE).

Cronograma

Físico:

O “Projeto Plug@dos na Leitura” será integrado como atividade obrigatória, composto pela totalidade de alunos da turma, organizados por níveis de leitura, facilitando a escolha do material que os contemple de forma equânime.

DIA/MÊS AÇÃO RESPONSÁVEL
Set/2021 Apresentação do Projeto Seduc
Out/2021 Avaliação Diagnóstica dos alunos para análise e classificação em grupos afins Equipe Pedagógica/Professores
Nov/Dez 2021 Desenvolvimento do Projeto com alunos do 2º ano Equipe Pedagógica/Professores
Fevereiro/2022 Avaliação do Projeto aplicado pela Seduc e análise dos resultados Seduc/Equipe Pedagógica
Março/2022 Extensão do Projeto para os alunos do 1º e 3º ano Seduc/Equipe Pedagógica/Professores
Dezembro/2022 Avaliação do Projeto e análise dos resultados Seduc/Equipe Pedagógica/Professores

Financeiro:

Custo do Projeto: R$ 9.750,00 (nove mil, setecentos e cinquenta reais).

Orçamento:

Investimento único de R$ 9.750,00 (nove mil, setecentos e cinquenta reais), para a confecção das camisetas que serão distribuídas aos professores e equipe pedagógica, participantes do Projeto .

Beneficiários Diretos:

Os profissionais das 19 escolas da Rede Pública Municipal, quantificando 463 professores e 3.100 alunos do Ensino Fundamental anos iniciais 1º, 2º e 3º anos, que se encontra em processo de alfabetização.

Beneficiários Indiretos:

Famílias dos 3.100 alunos matriculados no 1º, 2º e 3º ano na Rede Pública Municipal de Educação das 19 escolas atendidas pelo Projeto “Plug@dos na Leitura” no período de 2021 e 2022.

Resultados:

Com a instituição do Projeto “Plugados na Leitura” estimulou-se a aprendizagem dos alunos por meio da consciência fonológica e a consciência numérica, o que proporcionou evolução no índice de alfabetização da Rede Pública de Educação Municipal.
Outros avanços percebidos e mensurados pela Secretaria Municipal de Educação foi um maior nivelamento de leitura e habilidades matemáticas entre os alunos da rede, minimizando as discrepâncias existentes nos níveis de aprendizagem.
Mitigação do “Gap” no processo de alfabetização, fomentado pela suspensão das aulas presenciais no período pandêmico.
O Projeto contribui para a prosperidade no resultado pedagógico de toda a Rede Pública Municipal, energizando o futuro dos alunos.

Anexos

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