Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Mapa das Desigualdades

Ano / Edição: 2022
Município: Rio Branco do Sul
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

Segundo dados do IBGE (2021), o município de Rio Branco do Sul possui 32.635 habitantes, sendo que destes, mais de 50% estão em vulnerabilidade à pobreza, pobreza ou extrema pobreza, segundo dados do Cadastro Único (Nov/2021), instrumento cadastral obrigatório para concessão de benefícios sociais às famílias em vulnerabilidade social, conforme previsto na LOAS. Ao passo que há um grande desafio social, as contas do município herdam uma dívida pública superior a R$ 60.000.000,00. Somado a este contexto, menos de 2% de toda extensão territorial possui divisão territorial oficial, fazendo com que se desconheça quais as principais vulnerabilidades de cada região do município.

Descrição

O Projeto Mapa das Desigualdades visa, por meio de ferramentas de Business Intelligence e processamento de dados, disponibilizar um “dashboard” diretamente no site da Prefeitura Municipal para que gestores públicos, sociedade civil e institutos de pesquisas possam navegar de maneira dinâmica pelo Mapa das Desigualdades, selecionando parâmetros de vulnerabilidade que indicarão, instantaneamente, a incidência de tais vulnerabilidade a partir de uma visualização de mapa de calor sobre o território dotadas de indicativos analíticos que demonstram o dimensionamento do público vinculado à vulnerabilidade objeto de análise.

Para visualização à Plaraforma, acesse: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZTdkY2ZlYjItNDQxMi00ZjFmLTkwY2UtMWM0MjcwNThmNTBmIiwidCI6ImMzN2IzN2EzLWU5ZTItNDJmOS1iYzY3LTRiOWI3MzhlMWRmMCJ9&pageName=ReportSection655a8db2a27f53350105

Objetivos

Gerais:

Uma vez que se compreende o Mapa da Desigualdade enquanto uma ferramenta de suporte que apoiará a elaboração, monitoramento e avaliação da política pública finalística, esperam-se resultados em termos de eficiência de processos e resultados sistêmicos quanto à evolução de índices de desenvolvimento humanos e socioeconômicos do município, dado que todas as demais políticas se utilizarão desta ferramenta para nortear a elaboração das políticas públicas por meio de um correto dimensionamento do público alvo e foco dos territórios com os maiores índices de vulnerabilidade social.

Plataforma: https://bit.ly/mapadasdesigualdades_rbs

Específicos:

Eficiência de Processos: Por meio da plataforma, busca-se atingir maior eficiência da gestão pública, visto que com o correto dimensionamento do público alvo de uma determinada política pública bem como priorização de territórios para intervenção territorial, racionaliza-se recursos públicos para utilização no que é efetivamente necessário, evitando aplicação inadequada de recursos públicos ou até mesmo dimensionando de forma equivocada a elaboração de uma política pública.

Resultados Sistêmicos: Visto que o projeto consiste em uma ferramenta meio que auxilia no aprimoramento da política pública finalística, objetiva-se com o mapa das desigualdades avanços de forma sistêmica nos indicadores de educação, assistência social, saúde e demais políticas públicas finalísticas. Consideranto o caráter sistêmico, espera-se, portanto, que os avanços impulsionem o município nos principais índices socioeconômicos (PIB, IDH-M, Ranking de cidades sustentáveis)

Controle Social: Ao disponibilizar a público dados relativos à realidade municipal, objetiva-se maior participação da sociedade civil na administração pública, qualificando a política pública a partir das vulnerabilidades sociais evidenciadas.

Metas a atingir:

Eficiência de Processos:
Ranking ITP: Entre os 100 primeiros até 2024.
% de crescimento de arrecadação por transferência de entes federativos: 50% até 2024

Resultados Sistêmicos:
IDH-M: 0,72 até 2024
% da população abaixo de 1/2 salário mínimo per capita: inferior a 45% até 2024
Ranking de Cidades Sustentáveis (ICS): entre os 3000 até 2024

Cronograma

Físico:

Ranking ITP: Entre os 200 ao fim de 2023 / Entre os 100 ao fim de 2024.
% de crescimento de arrecadação por transferência de entes federativos: 30% até 20223 / 50% até 2024

Financeiro:

Não se aplica.

Orçamento:

Dado que trata-se de base de dados federais da realidade municipal e que os softwares de processamento de dados são de uso gratuito para as funcionalidades necessárias, o projeto não possui custo algum à administração publica.
Estimativa
Detalhamento:
1. Serviços de Geografia (R$ 79,68)
- Horas trabalhadas: 4
- Custo da hora: 19,92
- Serviço prestado: elaboração de shapes em .jason com atributos de localidade referenciada com códigos próprios e do IBGE para compatibilizar com a base de dados inserida no BI.

2. Serviço de Gestor do Cadastro Único (R$ 286,32)
- Horas trabalhadas: 12
- Custo da hora: 23,86
- Serviço prestados: Limpeza da base de dados, georreferenciamento de cada inscrito do CadUnico em conformidade com a regionalização territorial oficializada.

3. Serviços de Diretoria de Vigilância Socioassistencial (R$ 1.987,84)
- Horas trabalhadas: 64
- Custo da hora: 31,06
- Serviços prestados: pesquisa de referências em territorialização de dados públicos, busca de mentorias e validação de projeto com referências nacionais do Programa Bolsa Família, criação de bases de dados auxiliares com dados de territorialização, vinculação de bases de dados, concepção, melhoria e gestão do dashboard Mapa das Desigualdades por meio de BI, gestão do projeto intersecretarial (assistência social e desenvolvimento urbano) e publicidade dos dados e ferramentas.

Beneficiários Diretos:

Administração Pública Direta e Indireta;
Conselhos de Direitos;
Institutos e Centros de Pesquisa;

Beneficiários Indiretos:

Habitantes riobranquenses: 32.635.

Resultados:

1. Elaboração de um Plano Diretor Municipal fidedigno com a realidade municipal.
2. Aprovação do projeto na banca nacional do ProLider: https://www.programaprolider.org/legado-do-prolider/mapa-das-desigualdades-legado-do-prolider; https://riobrancodosul.pr.gov.br/2021/12/15/mapa-das-desigualdades-ganhou-a-votacao-popular-de-melhor-projeto-da-escola-de-liderancas-publicas-do-prolider/

Anexos

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