Banco de Projetos

Professor On-Line

Ano / Edição: 2021
Município: Nova Tebas
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Desde meados de abril de 2020, a educação do município de Nova Tebas suspendeu as aulas presenciais devido ao enfrentamento a pandemia e toda comunidade escolar em geral teve como desafio buscar alternativas para continuar o processo de ensino aprendizagem.
A comunicação entre família e escola tornou se um dilema, pois conforme pesquisa realizada na comunidade escolar o meio de comunicação mais comum e viável foi pelo aplicativo de rede social WhatsApp.
Professores precisavam monitorar suas turmas utilizando seus aparelhos celulares de uso pessoal, para que pudessem enviar suas aulas em formado de áudios, vídeos, textos e chamadas de vídeos. Bem como também para receberem fotos, vídeos, com dúvidas, com angústias e desabafos dos pais. Professores com o desafio de adaptar suas aulas para atender conforme a estrutura e condições das famílias de seus alunos, alguns com e sem internet. Outro desafio foi a carga horária de trabalho dos pais, com poucas horas disponíveis para acompanhar os estudantes.
Os profissionais se depararam com a árdua tarefa de preparar material de fácil compreensão para as famílias, muitas pesquisas utilizando de forma escalonada os equipamentos disponíveis na escola, sendo estes equipamentos, além de insuficientes para atender o número de profissionais, se encontram obsoletos, lentos, com internet de baixa frequência e devido ao uso em grande quantidade se tornando quase que ineficaz.
Profissionais foram reinventando novas formas de dar aulas, receberam as formações e capacitações online, agarram a oportunidade de tempo disponível sem os alunos na escola, para estudar e encontrar meios de continuar o processo de ensino aprendizagem, mesmo a distância.
A grande necessidade era adequar cada vez mais suas aulas, capacitar, acolher e orientar as famílias para contribuir nesse processo de ensino remoto.
Alunos que as famílias não possuíam aparelho móvel, logo não havia forma de comunicação online, os professores foram orientados a realizar visitas para entrega e recebimento de orientações e atividades impressas, podendo dessa forma conhecer a realidade de todos os alunos, pois as visitas foram se tornando cada vez mais rotineiras em todo o município.
Assim surge o professor online, que busca, que se adapta, que estuda, que cria e aproveita oportunidade para manter a aprendizagem, mesmo com o distanciamento social.
O Ensino em Nova Tebas ganha nova perspectiva, profissionais ampliam suas cargas horárias de trabalho diário para atender as famílias de seus alunos, utilizam seus aparelhos móveis para se atualizarem tecnologicamente para atender o universo digital das crianças, transformam suas residências em uma extensão da escola, aumentando seus pacotes de internet para ter a velocidade possível para se conectar as plataformas digitais e sistemas de aprendizagem online.
E foi por isso que a secretaria de educação do município de Nova Tebas, observando que os professores foram além de suas rotinas diárias, criaram meios de oferecer mais subsidio de apoio ao envolvidos nesse processo com a doação de equipamentos para os professores.
A cada dia ampliou-se a necessidade de amparar, capacitar os profissionais para que crescessem cada vez mais, contribuindo nessa inserção do mundo digital em favor da aprendizagem, criando um projeto chamado professor online, que beneficia 100% dos profissionais que trabalham no processo de ensinar em nosso município.
O projeto conta com o subsídio para a aquisição de um equipamento notebook no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) e ajuda de custo de R$ 50,00 (cinquenta reais) mensal para pagamento de pacote de internet.

Descrição

Em abril de 2020 com o avanço da pandemia no Brasil, aulas suspensas no modo presencial, a educação se deparou com o desafio de manter o processo de ensino e aprendizagem de forma remota, online. Reuniu se representantes dos conselhos escolares, Conselho Municipal de Educação para juntos reformular o novo modelo de educação vigente, em formato de atividades escolares não presenciais.
Foi reorganizada uma proposta de trabalho simplificada e objetiva, mas que fosse possível contribuir significativamente no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, garantindo assim, a qualidade, o entendimento e aproveitamento dos conteúdos propostos.
Para isso, foram realizadas pesquisas via veículo de comunicação virtual (whatsApp) com os professores da rede municipal de ensino sobre qual a realidade dos recursos disponíveis em termos de comunicação virtual entre os professores e as famílias dos estudantes.
Também foram realizadas buscas entre a comunidade escolar sobre a viabilidade de alternativas metodológicas não presenciais de desenvolvimento das atividades previstas nas propostas pedagógicas e formas de cumprir com o calendário escolar evitando maiores prejuízos a educação municipal.
Aqueles estudantes que não possuem acesso ao aplicativo (WhatsApp) foram utilizadas atividades impressas entregues semanalmente, elaboradas pelo professor da turma de acordo com o planejamento ou do componente curricular (professores das áreas diversificadas) para interação com o estudante por meio de orientações presenciais de forma escalonada, estudos dirigidos, sendo feitas visitas domiciliares para entrega de material e orientação de estudos, tudo dentro das normas de segurança estabelecida para evitar o contato e propagação do vírus.
O município conta também com o sistema de aprendizagem Aprende Brasil da empresa positivo que possui plataforma de ensino a qual também sofreu alterações durante o período de enfrentamento a pandemia.
Sendo possível o acesso online de aulas e atividades que permitem a aprendizagem de forma remota. Esse sistema conta com uma plataforma em que o professor pode monitorar o rendimento escolar de sua turma de forma online, direcionando conteúdos e realizando a verificação do rendimento escolar por meio de avaliações.
Também oferece formações para professores e equipe pedagógica. Com toda essa inovação e o mundo digital sendo imprescindível no meio educacional, através de uma pesquisa realizada com os professores sobre as condições de equipamentos existentes nas escolas e de uso particular e sobre o número de profissionais do magistério que possuía pacotes de internet em casa.
Constatou-se uma grande defasagem de equipamentos e falhas de internet. Análises realizadas pela secretaria de educação apontou 100% de participação do quantitativo de horas de formação online realizadas pelos professores.
Monitoramento feito pela equipe pedagógica da secretaria de educação nos grupos de turmas via aplicativo WhatsApp constatou se os engajamentos de profissionais que aplicavam na prática o aprendizado das formações online, aulas inovadoras e criativas, houve inclusive a criação de um blog para compartilhar grande experiências (anexo).
A troca de experiência com ações que estavam dando resultado positivo foi a base de todo o trabalho pedagógico desenvolvido nesse período de pandemia. As reuniões de pais e escola para sugestões, reclamações e reorganização de trabalho foram cruciais para a continuidade das aulas remotas.
A acolhida sempre esteve como lema principal nas ações da educação, amparar, ouvir as famílias, orientar da melhor forma possível para minimizar os efeitos devastadores que a pandemia tem gerado nas famílias.
Em 2020 as visitas foram constantes, em 2021 elas foram intensificadas, em 2021 novo decreto permitiu o atendimento individualizado nas escolas. Em 2021 alunos e profissionais da educação também receberam atendimento psicológico, fonoaudiológico e pedagógico.
Em junho de 2021 foi planejado o programa “professor online” juntamente com o poder executivo e equipes das secretarias de educação e finanças da prefeitura. Contou também com os cálculos de viabilidade financeira com a equipe de contabilidade, transformada em minuta pelo setor jurídico e enviada para aprovação do poder legislativo do município. Com unanimidade de aprovação pelos vereadores, foi publicada a Lei nº 885/2021, DE 06 DE JULHO DE 2021.
O projeto “professor online” conta com o subsídio para a aquisição de equipamento notebooks no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) e ajuda de custo de R$ 50,00 (cinquenta reais) mensal para pagamento de pacote de internet. Este projeto visa continuar capacitando professores, acolhendo, amparando e valorizando seu papel de formador para que esses profissionais continuem sendo mais que professores na vida das famílias, para que eles continuem impactando positivamente no desempenho da aprendizagem, na informação e consequentemente na qualidade de vida das pessoas, pois a educação tem uma papel fundamental no crescimento pessoal e na inteligência emocional das pessoas, a educação de Nova Tebas busca com esse projeto o mérito de uma educação humanizada que olha para dentro das pessoas com cuidado sócio-afetivo-emocional.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver alternativas para continuar o processo de ensino e aprendizagem, mesmo em forma remota, impactando positivamente a vida das pessoas e melhorando o relacionamento entre escola e famílias e consequentemente o rendimento escolar.

Específicos:

• Acolher, ouvir e amparar as famílias através dos meios de comunicação possível;
• Proporcionar momentos produtivos no processo ensino aprendizagem mesmo de forma remota;
• Preparar atividades de fácil compreensão para as famílias trabalharem com os filhos;
• Oportunizar aprendizagem mesmo com distanciamento social;
• Manter o vínculo afetivo com os estudantes;
• Favorecer a continuidade da escolaridade por meio de recursos tecnológicos;
• Reduzir os impactos negativos sócio afetivo em tempos de enfrentamento a pandemia do Covid 19;
• Oportunizar uma maneira diferenciada para aqueles que não tem acesso à tecnologia;
• Capacitar profissionais para utilização adequada das tecnologias em favor da informação.

Metas a atingir:

I- Com esse projeto espera-se reduzir em até 90% a defasagem de aprendizagem causado pela suspensão das aulas presenciais;
II- Oportunizar 100% dos profissionais de educação da rede municipal de Nova Tebas com ajuda de custo para aquisição de notebook e pacote de internet;
III- Reduzir o máximo possível o número de alunos com dificuldade de aprendizagem;
IV- Prevenir em 100% a Evasão Escolar;
V- Melhorar a qualidade de ensino na Educação;
VI- Aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de nosso município);
VII- Promover uma educação humanizada com formação de valores e transformação de atitudes e comportamentos das famílias amparadas pela escola.

Cronograma

Físico:

O projeto “professor online” teve início em março de 2020 com a suspensão das aulas presenciais, com permanência enquanto durar a pandemia, com previsão de continuidade no retorno as aulas presenciais para reduzir a defasagem na aprendizagem causada pelo impacto da pandemia e o distanciamento social.
O uso das tecnologias como aliada a educação continuará fazendo parte da vida escolar do aluno e principalmente nas rotinas dos professores que se adaptaram com as mídias incorporando as ferramentas e aplicativos de comunicação como parte essencial em suas aulas.
São feitos monitoramentos diários por turmas em que cada professor possui uma planilha de registro das atividades desenvolvidas e enviadas para correção (modelo em anexo).
Busca ativa dos alunos que não estão realizando as atividades e formulação de propostas para que continuem mantendo o vínculo com a escola e desenvolvendo a aprendizagem.
Avaliações presenciais e individuais para diagnosticar os atrasos e avanços alcançados pelos estudantes (fotos em anexo).
Visitas constantes nos domicílios daqueles que não comparecem nas instituições (fotos em anexo).
Encaminhamento ao conselho tutelar para casos identificados como negligencia ou algum suposto risco causadores de danos à saúde mental e física da criança.
Formamos uma comissão com representantes da saúde, educação, assistência social e comunidade civil para assuntos referentes ao retorno as aulas presenciais, com protocolos, plano de ação e cronograma específico de volta as aulas(anexo).
São feitas reuniões frequentes com diretores e comunidade escolar, também são compartilhadas informações com toda comunidade escolar sobre as ações previstas na área da educação (fotos em anexo).

Financeiro:

Os gastos com o projeto estão previstos no orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que algumas previsões sofreram alterações para aquisição dos equipamentos e ajuda de custo com pacote de internet, com regulamentação e aprovação do poder legislativo.

Orçamento:

As despesas com pessoal nos anos de 2020 e 2021 não sofreram alteração significativa, permanecendo o quadro de servidores atuando normalmente em formato remoto.
Os custos com combustível para entrega das atividades, busca ativa e atendimento das técnicas nas escolas foi de aproximadamente R$19.000,00 (dezenove mil reais) em 2020 e uma estimativa de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para 2021.
Os custos com a aquisição do sistema de ensino Aprende Brasil foram de R$ 181.000,00 (cento e oitenta e um mil reais) em 2020 e previsão de R$228.509,20 (duzentos e vinte oito mil, quinhentos e nove reais e vinte centavos) para 2021.
Aproximadamente R$245.000,00 (duzentos e quarenta e cinco mil reais) para aquisição dos equipamentos de notebook e uma previsão de aproximadamente R$90.000,00 (noventa mil reais) para pagamento de pacote de internet.

Beneficiários Diretos:

O projeto tem beneficiado 98 (noventa e oito) profissionais da educação e os 760 (setecentos e sessenta) alunos da Rede Municipal de Ensino.

Beneficiários Indiretos:

Pais e responsáveis e a sociedade de modo geral.

Resultados:

Até o momento os resultados obtidos estão dentro do esperado, pois constatou-se que 80% dos alunos conseguiram acompanhar os estudos de maneira satisfatória de forma online.
É perceptivo o avanço tecnológico adquirido por profissionais da educação. O contato afetivo da escola com os estudantes faz com que eles mantenham o vínculo com as instituições escolares.
Isso prova que a ação de amparar e capacitar realmente trás um crescimento singular. assegurando que estamos no caminho certo, realizando gestão que tem impactado positivamente a vida das pessoas.

Anexos

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