Banco de Projetos

Do conflito a reflexão e acão

Ano / Edição: 2021
Município: Guaíra
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

O município de Guaíra está localizado no Oeste do Estado do Paraná, possui sua população estimada em 33.310 habitantes, limita-se ao norte com o Estado do Mato Grosso do Sul e a cidade de Altônia (PR), a leste com Terra Roxa (PR), ao sul, através do Arroio Guaçu, com a cidade de Mercedes (PR) e a Oeste com o Rio Paraná, linha Internacional de fronteira com o país Paraguai. Sua localização como cidade de fronteira traz a realidade local várias expressões da questão social que impactam diretamente na organização do município e na realidade social da população. Dentro deste contexto de região de fronteira, temos um grande índice ao descaminho. Estas realidades de fácil acesso às atividades ilícitas impactam diretamente em nossa realidade social, e na realidade dos nossos adolescentes.

Os ganhos financeiros obtidos com o descaminho infelizmente atraem nossos adolescentes e jovens que estão a cada dia mais envolvidos com esta prática. Os atos infracionais praticados terão consequências significativas em suas vidas, uma delas é a subtração de sua adolescência e juventude e por vezes a perpetuação em ações de práticas ilegais. Através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social — CREAS, realiza-se acompanhamento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas através do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Somente no ano de 2020 foram encaminhados ao CREAS, pelo Poder Judiciário, 12 adolescentes para cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida, e mais 14 para de Prestação de Serviço à Comunidade, número muito expressivo tendo em vista a população do município. No total em 2020 foram acompanhados 40 adolescentes em cumprimento de LA e PSC.

Descrição

Este serviço tem a finalidade de prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, sua execução deve contribuir para o acesso a direitos sociais e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Diante da realidade instalada, buscou-se pensar e executar ações que pudessem apresentar uma nova realidade aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no CREAS, visando mostrar um novo olhar de reflexão e ação para estes. O serviço de cumprimento de medida socioeducativa no município de Guaíra iniciou com a implantação do CREAS no ano de 2007. No ano de 2020 as atividades presenciais ficaram suspensas do mês de março a julho, devido à determinação judicial por conta da pandemia do Covid-19. Na retomada das atividades iniciamos o acompanhamento de 12 adolescentes que estavam com determinação de cumprimento de Liberdade Assistida, ou seja, conforme a organização do serviço, necessitavam comparecer ao CREAS uma vez na semana para cumprimento da medida imposta pelo judiciário. Os encontros aconteceram nas quintas-feiras das 09h às 11h, foram realizadas atividades manuais de conscientização através da confecção de brindes e mensagens temáticas a cada reflexão proposta: valorização profissional e valorização da vida, e também realizamos ações de interação com a comunidade, e de reflexão sobre a adolescência.

Objetivos

Gerais:

Envolver os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida em ações voltadas a comunidade, sendo elas de valorização, aprendizado e reflexão.

Específicos:

1) Trabalhar temas voltados a importância do cuidado com a saúde relacionados a temática do suicídio, câncer de mama e câncer de próstata;

2) Realizar ações de valorização de profissionais da saúde através de confecção de mensagens de agradecimento pelo trabalho;

3) Trabalhar a temática da valorização da mulher através de reflexões e da confecção e entrega de brindes as mulheres;

4) Trabalhar a valorização da vida e o doar-se em comunidade através de ação com a população em situação de rua;

5) Trabalhar a gravidez na adolescência e as responsabilidades que esta traz na vida dos adolescentes.

Metas a atingir:

A conscientização sobre a importância de refletir sobre questões de saúde, da vida e adolescência, sobre a valorização do ser humano e sobre a importância do agir em comunidade e para a comunidade. As ações ainda buscavam mostrar uma nova realidade social aos adolescentes, colocando-os como promotores de reflexões e ações de grande importância, através da inserção destes em temáticas relativas ao bem-estar e auxílio à sociedade.

Cronograma

Físico:

Ao todo foram realizadas 7 atividades, o cronograma físico compreendia a organização interna da equipe do CREAS, elaboração das ações pelos adolescentes e execução das ações pelos adolescentes. As ações eram pensadas e executadas semanalmente, sendo que para cada item, no decorrer do projeto, foram destinados: 1) Organização interna da equipe do CREAS: 20 dias (realizadas 1 há 2 dias por semana) 2) Elaboração e execução das ações pelos adolescentes: ⮚ Temática do suicídio: um encontro para a elaboração da decoração e panfletos, um encontro para a decoração do canteiro e um encontro para a distribuição dos panfletos. Total 03 dias. ⮚ Câncer de mama: dois encontros para a elaboração da decoração, um encontro para a decoração do canteiro, um encontro para a elaboração dos panfletos e um para a distribuição destes. Total 05 dias. ⮚ Câncer de próstata: um encontro para a elaboração da decoração e um encontro para a decoração do canteiro. Total 02 dias. ⮚ Valorização dos profissionais da saúde: um encontro para a elaboração das frases, um encontro para a elaboração dos cartões e dois encontros para a entrega dos cartões. Total 04 dias.⮚ Valorização da mulher: quatro encontros para a elaboração dos vasos de cimento, pintura dos vasos e montagem com as plantas e um encontro para a entrega dos vasos. Total 05 dias. ⮚ Ação com a população em situação de rua: um encontro para a elaboração do almoço. Total 01 dia. ⮚ Gravidez na adolescência: um encontro para atividade e debate sobre o tema. Total 01 dia.

Financeiro:

Os gastos foram para a compra de materiais de expediente para a confecção dos enfeites e lembranças, e bombons usados para algumas ações. Também foram comprados alimentos para a ação na comunidade realizada com a população em situação de rua.

Orçamento:

O orçamento gasto teve baixo custo, valor este inferior a R$ 1.000,00 (mil reais), e saiu do fundo Municipal de Assistência Social.

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários diretos foram os 12 adolescentes que frequentaram o projeto durante sua execução e assim puderam ter uma nova perspectiva de visão sobre a vida e a comunidade.

Beneficiários Indiretos:

Nos beneficiários indiretos se incluem a população de Guaíra que foram chamados a refletir sobre as questões apresentadas referentes à prevenção ao suicídio, ao exame preventivo do câncer de mama, ao exame preventivo ao câncer de próstata. Também foram beneficiadas as mulheres, os profissionais da saúde e a população em situação de rua.

Resultados:

Temática do suicídio, este tema foi abordado através da confecção de cartões com mensagens de valorização a vida. Sabemos ser grande o número de adolescentes que tiram suas vidas e por conta disto se pensou nesta ação para refletir sobre a temática com nossos adolescentes. A ação contou com o enfeite do canteiro atrás da Secretaria de Assistência Social com bexigas amarelas, o laço amarelo, e um banner sobre o tema. Os cartões confeccionados pelos adolescentes foram entregues no comércio de Guaíra juntamente com um panfleto sobre o tema. - Câncer de mama A ação foi realizada através da confecção de Flores para enfeitar o canteiro que fica na rua atrás da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Atrás de cada flor havia uma mensagem dedicada as mulheres. Durante a realização da atividade com os adolescentes foi abordado sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, para que os adolescentes fiquem atentos as suas genitoras, e as demais mulheres que fazem parte de sua vida, e lhes orientem também sobre esta temática. Buscou-se também através da campanha Outubro Rosa a conscientização das mulheres sobre a importância de fazer a prevenção do câncer de mama. Após a montagem do “Canteiro Rosa” foi visto pela equipe diversas fotos na rede social facebook onde as pessoas que passavam pelo canteiro tiravam fotos e postavam em suas páginas. O principal foco das ações realizadas foram as mulheres, para que conheçam essa doença, saibam como diagnosticá-la precocemente e saibam o que fazer para prevenir o câncer de mama e outros que acometem as mulheres de nossa cidade. - Câncer de próstata foram feitas bandeirinhas com mensagens relativas à saúde do homem, também colocados no canteiro da Secretaria de Assistência Social. O tema foi trabalhado com os adolescentes no intuito que aprendam desde cedo a pensar em sua saúde e a procurar o auxílio quando necessário. - Valorização dos profissionais da saúde com o projeto referente aos profissionais da saúde, buscou-se demonstrar reconhecimento e admiração aos profissionais que se dedicam nesses dias difíceis e agradecer por sua performance excepcional. Como justo reconhecimento a uma luta incansável, uma vez que cumprem jornadas extenuantes de trabalho, com uma alta carga de tensão emocional, o agradecimento aos profissionais da Saúde se faz necessário. A ação contou com a escolha, pelos adolescentes, de mensagens motivacionais e de agradecimento. Após a escolha das frases, estes montaram os cartões, onde cada cartão também trazia um bombom. Os adolescentes entregaram as mensagens aos profissionais da: UPA – Unidade de Pronto Atendimento, em 05 Unidades Básicas de Saúde, na sede da Vigilância Sanitária e Sala de Vacina do município. Foram entregues em torno de 150 mensagem a estes profissionais. A ida a estes serviços de saúde mostrou aos adolescentes um pouco da realidade da saúde de nosso município, muitos não tinham conhecimento de que havia tantas pessoas envolvidas no cuidado com a saúde de nossos munícipes, e nem que haviam diversas classes de profissionais que estavam envolvidos neste cuidado. - Valorização da mulher foram confeccionados pelos adolescentes vasos de flores feitos de cimento, os adolescentes participaram de todo o processo, aprenderam a fazer a massa, a montar os vasos, pintar, decorar e também a plantar as suculentas. Após a confecção entregaram para as mulheres profissionais da Secretaria de Assistência Social e também as usuárias que estavam no dia da mulher no setor. Os adolescentes além de aprender a fazer algo que poderia lhe render retorno financeiro, pois poderiam fazer vasos em suas casas visto o baixo custo de produção, também se sentiram importantes por presentear as mulheres e assim receber elogios pelo trabalho que foi realizado. Ao total foram feitos e entregues 130 vasos de flores. - Ação com a população em situação de rua quanto ao projeto realizado com as pessoas em situação de rua, buscou-se fortalecer ações desenvolvidas em entidades que atuem em benefícios da comunidade. Desta forma, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa realizaram almoço para as pessoas em situação de vulnerabilidade social que estão acolhidas na Igreja Nação de Deus através do Projeto Maná. Os adolescentes prepararam o almoço com o cardápio: arroz, feijão, almondegas, macarrão, purê de batata e saladas, está refeição foi ofertada aos usuários que estavam acolhidos na instituição. Nossos adolescentes almoçaram juntos com os usuários e foi de grande valia a ação, pois puderam ouvir um pouco da história desses usuários e assim também repensar em seu futuro e projetos que querem para sua vida, além de também aprender a preparar uma deliciosa refeição e servir a comunidade. - Gravidez na adolescência com o tema Gravidez na adolescência, buscou-se apresentar os riscos, as dificuldades e os problemas relacionados a uma gravidez precoce, apresentado um vídeo com informações relacionadas ao tema, que contou com depoimentos de adolescentes e informações de agentes da saúde, levando assim aos adolescentes a refletirem e debaterem sobre o tema. Ainda na ação cada adolescente teve que realizar a troca de roupa e fralda, banho e alimentação a um “bebê” (boneca), no momento em que ouviam um choro insistente, isto para dar mais realidade a ação. No final da fala com estes, e da dinâmica, os adolescentes puderam perceber o quanto de mudanças e responsabilidades podem ocorrer em suas vidas se tiverem um filho na adolescência.

Anexos

Banco de Projetos