Banco de Projetos

INCLUSÃO DIGITAL

Ano / Edição: 2021
Município: São José dos Pinhais
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Com esse programa, conseguimos detectar as necessidades das pessoas com relação a informática e aprimorar os conhecimentos da população.

Descrição

A inclusão digital é um programa realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais dentro da secretaria de Assistência Social, criado em 2013 e realizado nos laboratórios de informática nos CRAS por um instrutor. Com esse programa, conseguimos detectar as necessidades das pessoas com relação a informática e aprimorar os conhecimentos da população. O curso é de 35H com certificado para quem obter freqüência mínima de 70%. Na recepção do CRAS, a pessoa interessada em realizar o curso deve deixar seu nome e seu telefone. O instrutor de informática recebe essa lista no início do semestre e realiza as ligações para fechar turmas de acordo com o número de computadores existentes nos laboratórios de cada CRAS.

Objetivos

Gerais:

A inclusão digital tem como objetivo passar conhecimentos básicos para os alunos a partir dos 12 anos de idade. Melhorar as técnicas de informática para o mercado de trabalho e facilitar as tarefas diárias com o aprendizado em informática. Trabalhando com os alunos 1 vez por semana com aulas de 1h e meia de duração. Uma apostila auxilia os alunos nas atividades e o instrutor orienta quanto aos conteúdos durante o semestre.

Específicos:

Foi iniciado no ano de 2019 um planejamento para que a Inclusão Digital viesse atender ao publico da 3ª idade. A inclusão digital atende alunos a partir dos 12 anos de idade. Porém, verificamos ao longo destes anos, que o pessoal entre 60 e 90 anos, tem um pouco mais de dificuldade em outros quesitos, como o smartphone. Programamos dentro da inclusão digital, um material específico para estes alunos. Melhorando o desenvolvimento tanto no computador com conteúdo diferenciado, quanto no smartphone. Separamos também, uma turma apenas da 3ª idade em cada CRAS, com isso, conseguimos trabalhar de forma completa dentro de um semestre com os alunos.

Metas a atingir:

Com este projeto, conseguimos atender a população em um curso gratuito e preparar melhor os cidadãos de São José dos Pinhais. Dando uma melhor qualidade de vida e aprimorando os conhecimentos da informática para o mercado de trabalho.

Cronograma

Físico:

A inclusão Digital é realizada nos CRAS de São José dos Pinhais. Dentro de cada CRAS existe um laboratório de informática pronto para os alunos utilizarem e realizarem suas aulas, trabalhando com os alunos 1 vez por semana com aulas de 1h e meia de duração durante 6 meses. Cada CRAS tem um número de computadores que pode variar de 10 computadores até 15. Toda assistência técnica e suporte dos computadores é realizado pelo HELP DESK. Importante que cada aluno realize as atividades em 1 computador, para que complete a aula por um todo.

Financeiro:

Os equipamentos utilizados para a realização do curso de Inclusão Digital, é disponibilizado pela secretaria de assistência social, impressões e apostilas são feitas diretamente nos serviços diários, não tendo custo com contratação de terceiros, a despesa principal são os instrutores que são servidores.

Orçamento:

Despesas com instrutor já previsto em folha.

Beneficiários Diretos:

População Geral, com idade acima de 12 anos referenciada nos CRAS.

Beneficiários Indiretos:

Benefício próprio, em relação as mídias e possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

Resultados:

Tem sido muito positivo, pois os beneficiários que atendemos na Secretaria de Assistência Social tem muita dificuldade na inserção no mercado de trabalho por não ter o básico de conhecimento na informática, buscam muito este curso por ser gratuito e ajudar no seu desenvolvimento pessoal.

Anexos

Banco de Projetos