Banco de Projetos

PGP-PR Tecnologia e Inovação

Internet de Qualidade nas Comunidades Rurais.

Ano / Edição: 2021
Município: Mandirituba
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

Mandirituba, vocábulo indígena que significa “lugar onde há muitas abelhas”, colmeal, situado a trinta e seis quilômetros de Curitiba, com uma área aproximada de trezentos e noventa e quatro quilômetros quadrados, com clima temperado, que contribui para o seu sistema de produção agrícola, voltado para agricultura familiar e de comercialização que lhe qualificou como o maior produtor nacional de camomila, também tendo destaque no cultivo de morangos, ervas medicinais e soja. Com uma população estimada em 27.315 (vinte e sete mil e trezentos e quinze) habitantes, com predominância de permanência na área rural, a qual constitui a maior parte do território do município, com riquezas de paisagens e elementos naturais, os quais vem alavancando o turismo e a visibilidade em termos regionais, com as caminhadas e circuitos realizados que interligam as localidades e atividades locais.
Ainda com a proximidade de Curitiba, Mandirituba apresenta diferenças na qualidade de vida, geração de empregos e renda populacional em relação a capital e outros municípios, precisando desenvolver ainda mais potencialidades ligadas as características geográficas e setor industrial. Analisando todo esse cenário, pode se concluir que a viabilização das linhas de internet por fibra óptica, do programa, com a parceria da prefeitura e as empresas, desenvolvido pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, trouxeram uma das bases para o contínuo avanço do município, disponibilizando a chegada da tecnologia nas comunidades atendidas, facilitando as atividades da população em diversos setores, que em tempos de pandemia passaram a funcionar remotamente como educação, com acesso amplo e produtivo nas aulas e atividades online, na segurança permitindo o contato rápido e retorno nas questões de sossego e bem estar dos moradores que não tinham muitas outro tipo de comunicação, na saúde podendo estar a par de informações de cadastros e agendamentos de exames, consultas e vacinas e atividades cotidianas em geral, pagamento de contas, abertura de procedimentos, contratos e redes sociais.
O programa desenvolvido fomentou o desenvolvimento dessas comunidades, que por consequência se movimentarão em crescimento em todos os âmbitos sobre na qualificação e aperfeiçoamento para emprego pois possuem agora um acesso a informação de qualidade.

Descrição

O programa é uma iniciativa da prefeitura de Mandirituba sendo desenvolvido pela Secretaria de Industria Comercio Turismo e Trabalho em parceria com empresas da iniciativa privada tendo como objetivo levar internet de qualidade as famílias que residem na área rural do município e por consequência tem dificuldade de acesso a tecnologia de fibra ótica devido a distância entre as propriedades. No projeto o apoio da prefeitura consiste em fazer a doação dos postes utilizado para o cabeamento nas vias o que além de facilitar a chegada na comunidade da nova tecnologia diminui os custos para os usuários .
O processo de instalação é de total responsabilidade da empresa privada, a qual depois de um estudo de alcance de sinal na localidade se compromete com os moradores em fornecer sinal, a comunidade tem o apoio da prefeitura com as doações de postes para a distribuição de sinal, reduzindo os custos de instalação para os moradores.

Objetivos

Gerais:

Atingir as famílias das localidades Rurais e proporcionar melhoria na comunicação e qualidade de vida dos usuários com uma Internet moderna e acesso rápido.

Específicos:

Contribuir na educação aulas online, uso de pesquisas, facilitar dentro da segurança a comunicação com os órgãos competentes, facilitar comércio em geral (pagamento por meio de cartão), dar suporte para empresa na colocação dos postes para melhoria do sinal.

Metas a atingir:

Atender 100% das comunidades Rural do município

Cronograma

Físico:

O cronograma foi estabelecido em 6 meses para atingir o numero de 13 comunidades, sendo dado inicio em Janeiro de 2021 o projeto, onde foi definido todo o processo de contratação e parceria a ser realizado com a empresa que conquistasse o direito de implantação e participação do projeto.

Financeiro:

Financiamento público - R$ 7200,00

Orçamento:

Financiamento público - R$ 7.200,00, referentes a instalação de 7 postes dos quais tornaram possível a chegada da fiação até as regiões selecionadas.

Beneficiários Diretos:

800 famílias.

Beneficiários Indiretos:

Mais de 3.200 pessoas.

Resultados:

Foram atingidas 13 Comunidades Rurais até o momento, sendo que os usuários só tem agradecido o projeto, pois esta possibilitando o acesso as informações, contribuindo na educação aulas online, uso de pesquisas, facilitar dentro da segurança a comunicação com os órgãos competentes, facilitar comércio em geral (pagamento por meio de cartão), dar suporte para empresa na colocação dos postes para melhoria do sinal.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos