Banco de Projetos

Culturalis

Ano / Edição: 2021
Município: Guaíra
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

Cultura é: “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. A cultura modal o individuo em seus costumes, hábitos e valores. Em meio a situação pandêmica, as atividades culturais foram as primeiras a cessar suas atividades e muito provavelmente serão as últimas a retornarem a sua integralidade, sendo essa uma situação que se agrava em municípios de pequeno porte, como o caso de Guaíra. De acordo com dados da pesquisa sobre a Percepção dos impactos da Covid-19 na cultura no Brasil, publicada em dezembro de 2020, onde demonstra que 48% dos agentes culturais perderam até 100% de sua receita entre os meses de isolamento social. Com a ausência de atividades culturais presenciais e uma grande demanda de crianças, jovens e adultos que anteriormente tinham oportunidade de acesso gratuito às aulas de oficinas culturais (violão; viola caipira; teatro; circo; dança e fanfarra), somado a problemática atrelada a burocracia contida nos contratos com as empresas prestadoras de serviços culturais, onde se há a necessidade da comprovação de um número mínimo de alunos por aula, o Município de Guaíra precisou inovar, buscando “saída” que tornasse viável a entrega das aulas a população com todos os cuidados jurídicos para desenvolver a execução contratual nos moldes da legislação vigente.

Descrição

Sistema informatizado para disponibilização de aulas de oficinas culturais de modo online, denominado “Culturalis”, onde a população, através de cadastro consegue ter acesso a aulas gratuitas de violão, viola caipira, teatro, circo, dança e fanfarra, dividido por módulos onde cada aluno recebe o conteúdo didático conforme a classificação: iniciante, intermediário e avançado. Assim como conteúdos específicos para crianças, jovens, adultos e idosos. Com emissão de relatórios de alunos cadastrados e relatórios de presença, dos quais a Diretoria de Cultura consegue realizar a gerenciamento e ter informações sobre o acompanhamento individual de cada aluno, através de cada aula assistida ou não pelo aluno.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar cultura acessíveis a todos os membros da sociedade e interessados tendo em vista a formação cultural do mesmo;

Específicos:

I - Centralizar a inscrição dos alunos de uma forma prática e objetiva, sem a necessidade de deslocamento, sendo possível faze-lo de sua própria residência.
II - Criar uma alternativa para a população ter acesso a cultura.
III - Fomentar o setor cultural durante e pós a Pandemia;
IV - Gerar relatórios que substituam as listas de presença, sendo possível mapear os alunos assíduos;
V - Criar uma sistemática que de legalidade ao pagamento dos serviços prestados pelas empresas contratadas para disponibilizar aulas culturais.
VI - Realizar levantamento do quantitativo de alunos participantes das oficinas culturais.
VII - Desenvolver atividades culturais utilizando mecanismos legais/contratos realizados anteriormente ao fechamento das atividades não essenciais;

Metas a atingir:

Aumentar o alcance das aulas de oficinas culturais e variedade de oficinas;

Cronograma

Físico:

17/03/2021 início da análise e desenvolvimento da plataforma Culturalis;
15/04/2021 início das inscrições dos alunos de forma online através da plataforma;
16/04/2021 gravação e edição das aulas;
03/05/2021 início das aulas/lançamento dos conteúdos no sistema;
03/06/2021 balanço de quantitativo de alunos ativos.

Financeiro:

Foram utilizados somente os conhecimentos e a vontade de inovar dos técnicos da secretaria de TI, não sendo necessário gastos financeiros no projeto.

Orçamento:

Foram necessárias 250 horas de análise e programação para a execução do projeto. Não sendo necessário gastos financeiros para a sua elaboração.

Beneficiários Diretos:

Crianças, em idade escolar que terão em contraturno a oportunidade de desenvolver atividade lúdicas e educativas, sem precisar sair de casa;

Jovens e adultos, tem acesso a aulas de linguagens artísticas de forma gratuita;

Idosos, são oferecidos conteúdos com linguagem e dinâmica adequados a faixa etária.

Beneficiários Indiretos:

Agentes culturais e prestadores de serviço na área da cultura; prestadores de serviços na área de captação e edição de filmagem.

Resultados:

Realizado balanço de alunos inscritos em 30 (trinta) dias, alcançamos 120 (cento e vinte) alunos, com crescimento diário nas Oficinas de Violão, Viola e Teatro. Em comparativo ao presencial que tinha média de 80 alunos participantes, anterior ao período pandémico. Sendo assim um alcance 33.33% maior que o presencial.

A plataforma Culturalis se destaca pela facilidade na inscrição e acesso às aulas.

A Diretoria de Cultura recebeu diversas ligações de municípios da região para demandar sobre as funcionalidades deste nosso novo Sistema.

Peça teatral Alice e o relógio de Pandora
https://www.facebook.com/watch/?v=154818336717614

https://www.guaira.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&id=6304&fbclid=IwAR2s6l6cokkxVMl1mt4KtLWcFh0bziLAOI1FgG0Zr171tfBSk7Uonn-BdNY

https://www.portalguaira.com/arte-projeto-gratuito-ensina-linguagem-do-teatro-aos-guairenses/?fbclid=IwAR2aqM9e78cwos3KfXsVzvf_l9GnKS6IZitwJjmS9_BGkNJIEGXQQN5J4rc

https://www.facebook.com/Arte-Marques-107852284797897/

https://www.facebook.com/edmar.delima.3/videos/3866750263415129

https://ti.guaira.pr.gov.br/culturalis/

Anexos

Banco de Projetos