TRABALHANDO COM AS MÍDIAS SOCIAIS NA PANDEMIA
Ano / Edição: 2021
Município: Alvorada do Sul
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Na Assistência Social o trabalho sempre foi muito presencial junto ao usuário e com a chegada da pandemia, tivemos que nos adaptar a nova realidade, mas muitos do nosso público atendido não tem condições de acesso a internet com qualidade, computador ou outros.
Descrição
A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. Com a chegada da pandemia e as "ondas" de contágio que enfrentamos as visitas foram canceladas várias vezes, então espaçamos estes momentos, encurtamos muitas vezes, mas não deixamos de orientar de formas diferentes, como citado a utilização das redes sociais onde tivemos grande adesão dos usuários e também das atividades que encaminhávamos em visitas rápidas e com toda segurança possível, com epis- equipamentos de proteção e também distanciamento. Contamos até com doação de máscaras para estas crianças mais vulneráveis realizada por um grupo de Mulheres aqui do município, para garantir que as mesmas estavam de alguma maneira protegidas.
Objetivos
Gerais:
O Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;o Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; o Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; o Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;o Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias
O objetivo geral foi criar estratégias de atendimento para que o projeto continuasse chegando às crianças de forma segura para os usuários e funcionários do CRAS e que eles pudessem realizar atividades com o cunho que visa o programa para realizarem com seus familiares ou cuidadores.
Específicos:
O objetivo específico foi criar estratégias de atendimento para que o projeto continuasse chegando às crianças e gestantes de forma segura para os usuários e funcionários do CRAS e que eles pudessem realizar atividades com o cunho que visa o programa para realizarem com seus familiares ou cuidadores, manter o vínculo com as crianças e suas famílias ou cuidadores, acompanhar seu desenvolvimento, através deste trabalho acompanhar suas famílias também. Solicitávamos o feedback através de aplicativo de rede social (whatsapp) por fotos ou vídeos e tivemos grandes resultados.
Metas a atingir:
Atender a todas às famílias cadastradas no programa e lançar estes atendimentos dentro do sistema com relatórios elaborados com os trabalhos realizados.
Cronograma
Físico:
Aprovação do projeto, contratação dos agentes (supervisor, visitadores), cadastro e capacitação da equipe e início das atividades. No caso com a pandemia, tivemos que realizar novas capacitações, adquirir equipamentos de segurança como máscaras, luvas, protetores, toucas, álcool em gel e líquido, celular para poder iniciarmos grupos online e reestruturar nosso cronograma para continuar a atender as crianças e gestantes.
Financeiro:
Recebemos em torno de R$ 6.000,00 reais mensais, para realizar as atividades, que de acordo com a necessidade adaptamos para a realidade, pois, a pandemia tem dificultado nosso planejamento.
Orçamento:
Por volta de R$ 72.000,00 anual.
Beneficiários Diretos:
Os Recursos devem ser usados para contratação de pessoa, compra de material para ser utilizado para realizar atividade com as crianças ou gestantes, facilitar o vínculo entre visitador e família/criança/gestante, para compra de material permanente como: celular, computador, carro, enfim para que possa dar suporte ao trabalho do visitador, supervisor e coordenador, o que ajudou muito agora neste momento de trabalho online, pudemos comprar o celular, utilizar materiais para construir vídeos, histórias, mas não podemos dar "presentes" aos usuários atendidos.
Beneficiários Indiretos:
Portando todos os usuários atendidos por este programa são beneficiários indiretos.
Resultados:
Os resultados também são atribuídos através destes lançamentos e relatórios, temos acompanhado e ofertado constantes capacitações para ajudar os visitadores e supervisor nesse momento de atendimento online para este projeto.