PROJETO 12 VALORES
Ano / Edição: 2021
Município: Colombo
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Nosso município oferta o serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, e parceria com instituições para idosos e pessoas com transtorno. Cada instituição tem capacidade para acolher 20 usuários, além de amparar e ofertar cuidados higiênicos, alimentação, ambiente seguro, médicos, acompanhamento psicológico e social as UAI percebem a necessidade de ensinar valores humanos básicos.
Descrição
VALOR DO MÊS
Empatia: é a capacidade psicológica de compreender o sentimento de outra pessoa em uma determinada situação. Os tipos de empatia são Cognitivas; Emocional e Compassiva. A Cognitiva é capacidade de entender o ponto de vista do outro, busca se imaginar na situação do outro, exercício de se colocar no lugar do outro; Emocional é capacidade de compartilhar os sentimentos do outro e a; Compassiva que é capacidade de perceber que a outra precisa de ajuda e se colocar à disposição. Portanto, através da empatia é possível promover satisfação nos relacionamentos, questões escolares, habilidade de superar conflitos e adversidades. Favorecendo benefícios para saúde e vida profissional futura.
Responsabilidade: o ser humano é por natureza interativo, interacionista sendo estabelecido por meio de troca de experiências, aprendizado e crescimento pessoal. Essa troca só é possível com o ser humano vivendo em coletividade em sociedade com regras e limites, portanto o ser humano tem que conseguir introjetar o valor de responsabilidade. Isto porque na coletividade, sociedade e pessoas, é indispensável que coexistem as normas (regras e princípios) que regem os seres sociais. Portanto, a responsabilidade advém da necessidade de evolução das relações. A responsabilidade pode ser subdivida em Subjetiva é quando é ocasional em que a criança por ato de falta de responsabilidade ocasiona dano em alguém ou alguma coisa, porém a criança não planejou ação e; Objetiva: quando é Intencional, em que a criança por uma ação gera algum tipo de dano no outro até mesmo a si. Essa ação foi responsável. Nesse caso, a pessoa é responsável consciente pelas suas ações. Esse valor nos permite viver em comunidade respeitando e cumprindo com o que foi acordado com todas as pessoas que estão à nossa volta.
Compaixão: é um sentimento típico dos seres humanos e que se caracteriza pela piedade e empatia em relação ao sentimento do outro. A introdução do sentimento de compaixão é necessário para que o ser humano possa desejar ajudar o próximo a superar os problemas, consolando e dando suporte emocional. Uma pessoa que tem compaixão ao próximo é aquela que consegue compreender o estado emocional do outro e sensibilizar, almejando que outro supere seu sofrimento. De acordo com Dalai Lama, o ser humano pode experimentar dois tipos de compaixão: o biológico e a inteligência humana. No Biológico há um instinto, em que o ser humano já nasce com sentimento de preocupação e cuidado com outro. Na Inteligência humana ocorre uma expansão do biológico, em que por meio do conhecimento o ser humano aprende a ter compaixão e utilizá-la para expandir sentimentos e ações positivas e benéficas socialmente. Assim, cada um poderá fazer a sua parte e contribuir para um mundo melhor. As principais diferenças entre os dois tipos de compaixão, é que, seguindo o fator biológico, as pessoas limitam o sentimento aos entes queridos, como amigos e família. Porém, quando se utiliza a consciência e a inteligência para treiná-la, é possível expandi-la, a fim de fazer o bem também para indivíduos que não conhece ou, até mesmo, aos seus não amigos.
Confiança: é a capacidade do ser humano acreditar e ter confiança em uma situação ou pessoa. A confiança está relacionada com a sensação de olhar para uma ação futura que ainda não aconteceu e ainda não tem uma certeza empírica. As formas de confiança são: Confiança nos outros em que consiste nos relacionamentos interpessoais; Autoconfiança ou autoeficácia que se refere a auto avaliação em relação à sua capacidade de executar uma tarefa e realizar um objetivo; Confiança comportamental é a capacidade do próprio indivíduo de agir, superar obstáculos e tomar decisão; Confiança emocional definido como o manejo saudável do emocional, atualmente conhecido como inteligência emocional, portanto é de capacidade de gerenciar as emoções para favorecer relacionamentos interpessoais com outras pessoas; Confiança espiritual em que o ser humano acredita ao seu redor mesmo que não seja empírico; Confiança simples: quando inata. É o que é conhecido como confiança simples, automático e Confiança alimentada em que até mesmo a confiança simples pode ser modificada, ou moldada.
Honestidade: quando o ser humano age seguindo normas (éticas e morais) socialmente aceitas. Qualidade de quem demonstra honradez; dignidade, probidade. Atributo do que é decente; qualidade do que possui pureza, verdadeiro nas suas palavras e ações. As pessoas honestas lutam por aquilo que acreditam. As pessoas honestas inspiram, são líderes naturais.
Solidariedade: significa reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social e se propor a ajudar a favorecer alternativas. De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica se refere a ligação entre indivíduos que se assemelham em algum aspecto como, por exemplo, a religião, a família, os costumes e tradições, ou seja, aspectos que contribuem para o vínculo social. A solidariedade orgânica ocorre em seres humanos com aspectos diferentes que querem favorecer o vínculo social, como, por exemplo, na divisão social do trabalho baseadas na capacidade de cada indivíduo em que os indivíduos se auxiliam e todos são valorizados independente da sua classe social, grau de escolaridade e função que exerce.
Respeito: tem grande importância na interação social, essencial para uma convivência saudável pois permite que os seres humanos convivam em harmonia. É um sentimento que leva à obediência e cumprimento de algumas normas (por ex: respeito pela lei). Praticam pelo exemplo e trata as pessoas como gostariam de ser tratadas. Alguns tipos de respeito são o Auto Respeito, Respeito pelo outro, Respeito pela Natureza, Respeito pelos valores, Respeito pela cultura e Respeito pelos símbolos nacionais e Respeito pela vida dos seres humanos, Respeito pela Leis e Respeito na Família. No Autorrespeito ser humano valorizar a si mesmo, valoriza suas próprias convicções, independente das convicções do outro porém sem ofender e agredir o outro, No Respeito pelos outros quando indivíduo aceitar outra pessoa, mesmo discordando das convicções do outro, ou mesmo independente das diferenças com outro. Respeito pela natureza quando há valorização do meio ambiente (plantas, animais, rios, entre outros). Respeito pelos valores quando há valorização das regras sociais e padrões morais. Respeito pela cultura quando o indivíduo valoriza crenças e atividades de uma comunidade social. Respeito pelos símbolos nacionais há valorização dos símbolos que representam uma nação. Respeito pela vida dos seres humanos quando o ser humano valoriza o direito à vida. Respeito pelas leis em que o indivíduo acata as leis são padrões legais obrigatórios, estabelecidos pela autoridade competente. Respeito na família O respeito na família implica aprender a entender e aceitar dentro do núcleo da família. Para isso, é necessário seguir um conjunto de regras de coexistência.
Altruísmo: segundo Auguste Comte, o altruísmo tem como objetivo primário descrever um comportamento oposto ao egoísmo, quando o indivíduo pensa nos outros antes de pensar em si. O altruísmo é uma das bases de várias doutrinas religiosas, como o Cristianismo, por exemplo, mas pode ser demonstrado por qualquer pessoa, sendo uma questão moral. Descreveremos alguns tipos de altruísmo. Altruísmo genético: atos em que beneficiam familiares próximos, ou seja, atos de sacrifício para atender às necessidades dos membros da família; Altruísmo recíproco: um relacionamento mútuo de dar e receber, ajudar outra pessoa agora, porque ela pode um dia ser capaz de retribuir o favor; Altruísmo selecionado pelo grupo: atos altruístas para as pessoas de acordo com o grupo a qual ela pertence, ou seja, ação de ajuda é direcionada para grupo social a qual pertence e; Altruísmo puro: sinônimo de altruísmo moral, esta forma de altruísmo consiste em ajudar outra(s) pessoa(s), mesmo em situações de risco, sem a expectativa de receber qualquer recompensa. O altruísmo puro é motivado por valores e morais internalizados.
Perdão: é a busca do ser humano em se redimir do sentimento de culpa, ofensa, dívida entre outros. Assim, é um processo mental para minimizar ou eliminar os sentimentos negativos contra si ou outro indivíduo, como por exemplo, a raiva e o rancor. Portanto, perdão significa se redimir em relação a algo de errado, quando alguém reconhece o seu erro e pede desculpas para a pessoa com quem foi injusto, ou mesmo para si. O perdão pode ser experienciado de três maneiras. Primeiramente o Perdão ao outro: quando fornecido para outro indivíduo o sentimento a desculpa sem nenhum sentimento negativo. O segundo tipo é Auto perdão: é aquele que devemos a nós mesmos, em que indivíduo assume seu próprio erros e se desculpa exercitando o amor próprio. E o terceiro, O Perdão Religiosos: aquele em que o ser humano pede perdão a entidade religiosa como, por exemplo, para católicos “perdão a Deus”.
Paciência: é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, na calma, na capacidade do ser humano permanecer centrado nos seus objetivos para isso, é necessário estimular a perseverança e pensamentos positivos. Portanto, a paciência significa esperar sem alteração de humor, conseguir ter domínio das emoções e aceitar que as situações nem sempre ocorrem quando ou como o indivíduo deseja. Ser paciente é ser sereno e tolerante frente às dificuldades. A paciência pode ser de dois tipos: Auto paciência e Paciência direcionado a outro. A auto paciência pode ser entendida como a capacidade do ser humano em entender que as situações podem não ocorrer no momento que gostaria. Já na Paciência direcionada ao outro é quando o indivíduo deve entender e aceitar que outro não precisa agir da mesma forma e ao mesmo tempo que você.
Coragem: significa coração e pode ser entendida como bravura, agir de acordo com o que se sente e nos valores que acredita. Também pode ser entendida como determinação do ser humano em atingir seus objetivos independentemente das dificuldades, percalços. Em muitas vezes está associado a uma ideia de heroísmo quando presente em situações que exigem superação dos medos, traumas, angústias até mesmo em situação que ameacem a vida. De acordo com Seligman “a valentia, a perseverança e a integridade são como três caminhos ubíquos que levam à coragem.” (Seligman, 2004) . “A noção de bravura foi se ampliando pela história, extrapolando o campo de batalha e a coragem física. Hoje, estão incluídas a coragem moral e a psicológica. Coragem moral é tomar posições que se sabem impopulares e capazes de acarretar problemas para si mesmo. Rosa Parks, ao sentar-se no banco da frente em um ônibus no Alabama nos anos 50, foi um exemplo para todo o país. A denúncia de atos ilegais do governo ou de empresas é outro exemplo. A coragem psicológica inclui a postura estóica e até mesmo positiva que é necessária para enfrentar provações sérias e doenças persistentes, sem perder a dignidade.” Seligman, 2004. Ampliando esse conceito atualmente podemos vivenciar três tipos de coragem: Coragem física em que há bravura da superação por meio da condição física do indivíduo (bombeiros, policiais, soldados); Coragem Psicológica em que indivíduo supera traumas e medos de ordem emocional (medo de andar de elevador) e; Coragem moral em que indivíduo supera o receio de expor suas ideias mesmo quando a maioria é contrária, com o objetivo de trazer novos pensamentos ou mesmo nova forma de enxergar uma situação.
Gratidão: é um sentimento de reconhecimento, de satisfação com boa ação, gerador de sentimentos positivos podendo ser relacionado a qualquer tipo de vivência do ser humano. A gratidão também gera pessoas mais satisfeitas, felizes e tranquilas. O sentimento de gratidão pode ser entendido em três níveis. Superficial, Intermediário e profundo. O nível superficial é o intelectual, cerebral, cognitivo. O segundo nível é o do agradecimento direcionado ao outro, de dar graças a alguém por aquilo que fez por nós. O terceiro nível, o profundo, é o nível do vínculo e do comprometimento com essas pessoas.
Objetivos
Gerais:
Favorecer a construção de indivíduo humanizado preparado para enfrentar as adversidades da vida com respeito, integridade e inteligência emocional por meio do desenvolvimento de valores sendo estes definidos pela diretoria do departamento da proteção social especial. Como descrito por Alencar et al (2014) é necessário criar mecanismos para a criança compreender a importância das regras, inclusive para o bem estar do ambiente social, sendo as regras existentes para relação de harmonia nas relações humanas. Ainda, segundo Alencar et at (2014) a criança, a partir de uma referência significativa pode compreender o sentido das regras e respeitá-las. Sendo assim, trabalhar os valores com os acolhidos é de extrema importância para seu desenvolvimento futuro e convívio em sociedade. Os valores trabalhados, são: empatia, responsabilidade; compaixão; confiança, honestidade; solidariedade; respeito; altruísmo; perdão; paciência; coragem; gratidão.
Específicos:
1 - valores propriamente ditos: trabalhar os valores empatia; responsabilidade; compaixão; confiança, honestidade; solidariedade; respeito; altruísmo; perdão; paciência; coragem e gratidão como forma de melhorar os repertórios e habilidades sociais dos acolhidos.
2 - bem estar e saúde mental: é importante destacar que o trabalho com os valores é em última instância um plano de fundo para potencializarmos a qualidade de vida e saúde mental de nossos acolhidos e até mesmo de nossas equipes. levando-se em conta que as crianças e adolescentes chegam a nossa entidade com desgastes emocionais e psicológicos superlativos para sua idade e grau de desenvolvimento, o reconhecimento destes valores e adaptação de seus repertórios comportamentais de acordo com este princípios auxiliaria sobremaneira nas relações institucionais.
3 - diminuição das demandas psiquiátricas: continuando o que debatíamos no item anterior, para além de melhorarmos de forma geral as relações entre todos os envolvidos, há que se levar em conta uma considerável parcela da população de acolhidos que acabam por desenvolver perfis psicológicos e quadros em saúde mental que requerem tratamentos desgastantes. Objetivamos que o presente projeto seja uma ação complementar aos tratamentos psicológicos e psiquiátricos que auxilia a diminuir a intensidade do sofrimento de nossos acolhidos e auxiliar a manejar seus sentimentos. Não consideramos ousadia pensar inclusive na possibilidade de diminuição das dosagens medicamentosas (com as devidas orientações médicas) e celeridade em processos de alta melhorada dos serviços de saúde mental, o que aproxima nossas crianças e adolescentes de realidades mais condizentes com a vida normal e cotidiana de pessoas de suas idades.
4 - menos “educadores extra”: outra consequência auspiciosa na melhora das dinâmicas institucionais e qualidade de vida é a diminuição de probabilidade de situações de “crises” institucionais devido ao estado dramático das condições subjetivas dos acolhidos. Nestes contextos é frequentemente necessário aumentar a necessidade de educadores extras e plantonistas para cuidar de determinada criança ou adolescente em momentos de extrema fragilidade emocional, diminuindo até mesmo os recursos destinados a folhas de pagamento desta natureza (obviamente sempre respeitando os números estipulados de quadro funcional estabelecidos pela NOB-SUASRH) .
5 - minimizar danos materiais: com crianças e adolescentes mais estáveis emocionalmente, também há a probabilidade de diminuir atitudes de depredação e vandalismos em momentos de crises que tanto causam desgastes e custos com manutenção, substituição de material, reformas e consertos.
6 - diminuir recursos com alimentação: como trabalharemos com a questão da horta, também poderá chegar um momento em que haja economia de recursos destinados à alimentação, pois a produção das hortas será consumida diretamente nas entidades de acolhimento.
7 - alimentação mais saudável: outro objetivo que também fará toda a diferença no que se refere à produção na horta orgânica é a valorização por parte dos educandos para com os alimentos saudáveis por eles mesmos produzidos e em consequência disso a melhora dos hábitos alimentares, baseados em uma dieta mais equilibrada, sendo de amplo conhecimento que este é um dos principais fatores para a saúde generalizada do organismo, impactando diretamente na qualidade de vida e bem estar das pessoas. A boa alimentação e boa saúde potencializam sobremaneira o pleno desenvolvimento infantil, evitando uma série de problemas ou complicações que levariam mais uma vez ao sofrimento subjetivos de um público já tão delicado, gastos com remediação destes problemas e desgaste institucional desnecessário.
8 - melhora das relações familiares: outro efeito que se nota é que mesmo depois da saída da criança da entidade de acolhimento os efeitos da educação recebida nesse contexto pode durar. Isso pode ajudar a aumentar a probabilidade de sucesso das reintegrações familiares, visto que temos também o programa “Reconstruindo o Ninho” em parceria com o setor de consultoria em Psicologia Jurídica da PUC-PR para trabalhar práticas educativas parentais com as famílias naturais dos acolhidos. Junto com esta proposta, objetivamos que o Programa Doze Valores forme um círculo virtuoso de aprendizagem, colaboração e melhoria das relações familiares, bem como, mediante a assimilação desses valores, também tenhamos ganhos em termos de sucesso nos processos de adoção que eventualmente ocorram.
Metas a atingir:
Melhorar os repertórios e habilidades sociais dos acolhidos;
Potencializar a qualidade de vida e saúde mental dos acolhidos e das equipes;
Diminuir demandas psiquiátricas;
Diminuir a necessidade de educadores extras;
Diminuir recursos com alimentação;
Promover uma alimentação mais saudável;
Melhorar relações familiares.
Cronograma
Físico:
Janeiro - Empatia, Fevereiro - Responsabilidade; Março - Compaixão; Abril - Confiança, Maio - Honestidade; Junho - Solidariedade; Julho - respeito; Agosto - Altruísmo; Setembro - Perdão; Outubro - Paciência; Novembro - Coragem; Dezembro - Gratidão.
Financeiro:
Não há custos para a aplicação do projeto, tendo em vista que as atividades são acompanhadas pelas cuidadoras, bem como pela coordenadora da instituição e equipe técnica utilizando os espaços das UAIs e os materiais já disponíveis nelas.
Orçamento:
Não há custos para a aplicação do projeto, tendo em vista que as atividades são acompanhadas pelas cuidadoras, bem como pela coordenadora da instituição e equipe técnica utilizando os espaços das UAIs e os materiais já disponíveis nelas.
Beneficiários Diretos:
crianças, adolescentes e usuários do Centro POP;
Beneficiários Indiretos:
Equipes técnicas, educadores, famílias e comunidade.
Resultados:
Melhora perceptível nas relações entre os educadores, coordenação, equipe técnica e com os acolhidos;
O ensinamento dos valores tem se mostrado de extrema importância visto que a maioria dos acolhidos não conhecem estes valores;
É perceptível a compreensão e aprendizados dos acolhidos nas vídeo chamadas com seus familiares, sendo essa também uma forma de estimular e trabalhar os valores com as famílias;
Tem se mostrado reforço positivo nas atividades e ações diárias dos acolhidos, seus familiares e equipe das UAIs, ou seja, um trabalho social de qualidade e eficaz.