Banco de Projetos

Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM

Ano / Edição: 2021
Município: Araucária
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Levantamento de situações em que há a necessidade maior acompanhamento de mulheres em situação de violência que demandem interação mais próxima ao poder judiciário e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos em ambiente que possibilite o sigilo e atenção concentrada na acolhida e escuta das necessidades vivenciadas.

Descrição

O CRAM de Araucária foi criado em fevereiro de 2018 visando oferecer atendimento privativo, dedicado e especializado a mulheres vítimas de violência do município de Araucária. O desenvolvimento dos trabalhos e os rápidos resultados alcançados impuseram à equipe a necessidade de planejamento dos trabalhos, motivo que impulsionou a apresentação do presente projeto. O CRAM conta com 7 servidoras, todas mulheres, sendo 2 assistentes sociais, 2 psicólogas, 2 educadoras sociais e 1 auxiliar administrativa que fazem o atendimento dos casos de violência encaminhados pelo CREAS do município. A rotina de trabalho da equipe obedece tanto à demanda dos casos novos quanto ao planejamento de acompanhamento dos casos já notificados via ficha de notificação obrigatória do SINAN. Além disso há situações em que o trabalho pode ser realizado em grupos, embora a situação de pandemia e os decretos estaduais e municipais estejam limitando a realização desta modalidade de atendimento, estando a equipe limitada, portanto, à realização de atendimentos individuais.

Objetivos

Gerais:

Contribuir para que a situação de violência vivenciada pela mulher cesse, sem, no entanto, ferir o seu direito à autodeterminação, mas promovendo meios para que ela fortaleça sua autoestima e tome decisões relativas à situação de violência por ela vivenciada.

Específicos:

Prevenir futuros atos de agressão a mulheres vítimas de violência;
Promover a interrupção do ciclo da violência na vida das atendidas pelo serviço;
Propiciar a tomada de consciência, resgate da cidadania e empoderamento feminino

Metas a atingir:

Acolhimento de 15 à 20 usuários diariamente;
Fornecimento de alimentação, banho e repouso em local apropriado para até 27 usuários diariamente;
Atendimento com itens de higiene (shampoo, sabonete, lâmina de barbear, absorvente, escova e pasta dental) e cobertores aos usuários atendidos no acolhimento e abordagem social, aproximadamente 40 usuários diariamente;
Intensificado o serviço de Abordagem Social, referenciando a população em situação de rua ao serviço especializado, com meta de 100 usuários diferentes durante o período da Operação Inverno.

Cronograma

Físico:

Visitas, atendimento dos casos em monitoramento; acolhida coletiva, elaboração de Plano Individual de Atendimento, atendimento psicossocial, acolhida, emissão de relatórios, reunião de equipe.

Financeiro:

Janeiro: R$ 41.233,36
Fevereiro: R$ 41.233,36
Março: R$ 41.233,36
Abril: R$ 41.233,36
Maio: R$ 51.129,12
Junho: R$ 51.129,12
Julho: R$ 41.233,36
Agosto: R$ 41.233,36
Setembro: R$ 41.233,36
Outubro: R$ 41.233,36
Novembro: R$ 41.233,36
Dezembro: R$ 79.808,27

Orçamento:

R$ 543.526,99

Beneficiários Diretos:

50 (cinquenta) mulheres

Beneficiários Indiretos:

150 (cento e cinquenta) familiares

Resultados:

229 mulheres atendidas pelo CREAS no PAEFI e pela equipe especializada no CRAM

Anexos

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