Banco de Projetos

Novo Anel Viário de Mobilidade Urbana Proporciona Desenvolvimento Ordenado a População Itaipuense e Regional

Ano / Edição: 2021
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Urbanismo

Diagnóstico

O direito de ir e vir é garantido pela Constituição Federal de 1988, por meio do inciso XV do artigo 5º, logo, todo cidadão brasileiro tem a liberdade de se lomover pela vasta extensão do território nacional. Cabe ao Estado e aos Municípios, então, garantir que esta locomoção aconteça de forma segura, com qualidade e acessível a todos. Habitualmente associados às cidades de médio e grande porte, os problemas oriundos da ineficácia da mobilidade urbana costumam afetar diretamente a qualidade de vida dos cidadãos, seja por longos períodos de tempos perdidos no trânsito, estresse, ineficiência do transporte coletivo, falta de inclusão para transportes alternativos, entre outros, no entanto, o Município de Santa Terezinha de Itaipu, embora seja de pequeno porte, antecedeu-se aos iminentes desafios da expansão urbana com o devido planejamento e dimensionamento urbano, com metas e objetivos cirurgicamente definidos.
Diante das situações-problemas e demandas provenientes da população itaipuense, o pacote de obras de infraestrutura é o modo pelo qual o Poder Executivo optou para solucionar as adversidades e necessidades específicas do Município no tocante a mobilidade urbana .
Dentre as demandas destacam-se a necessidade da construção de uma nova trincheira para interligar os lados da cidade cortados pela Rodovia Federal BR-277; o prolongamento da Avenida das Orquídeas do Norte ao Sul do Município perpassando a obra da trincheira, simultaneamente ao prolongamento da marginal Rua 3 de Maio; a efetivação de sistema integrado de ciclovias com a revitalização da existente e prolongamento em novos trechos; a padronização de calçadas acessíveis ao longo dos acréscimos mencionados da Avenida das Orquídeas e às margens da Rodovia Estadual Natalino Spada; a substituição dos abrigos antigos em péssimas condições de uso por novos nos pontos de ônibus; a garantia de fluidez e segurança no trânsito com a implantação dos novos trevos na Rodovia Estadual Natalino Spada e a padronização da região Central em quesitos urbanísticos.
Toda a população itaipuense será beneficiada quando o término da implantação do pacote de obras, isto é, aproximadamente 24 mil pessoas, interferindo diretamente na qualidade de vida do cidadão.

Descrição

Nova Trincheira de Travessia de Nivel
A implantação da trincheira localizada no Km 709+840 m da BR-277 teve sua primeira ação do projeto no dia 20 de janeiro de 2020. Visando a interligação de trafegabilidade das regiões norte e sul da cidade, especificamente entre os bairros Santa Mônica e Parque dos Estados, após concluída viabilizará um caminho mais curto e seguro para quem deseja transitar entre estes dois bairros.
De modo concomitante, a ampliação da marginal Rua 3 de Maio, ao sul do Município, permitirá a inserção do Bairro Parque São Lourenço, outrora isolado, a mobilidade da cidade através do prolongamento até as vias do bairro, possibilitando aos moradores do local o acesso a trincheira e consequentemente, aos demais locais do Município em menos tempo e mais segurança.

Prolongamento da Avenida das Orquídeas – Ligando o bairro Parque dos Estados ao bairro Planalto
Dos 2,73 km de extensão da Avenida das Orquídeas, 1,5 km foi recentemente prolongado. Esta intervenção contemplou a ampliação de 33 mil m² de avenida e incluiu os serviços de sinalização viária horizontal e vertical, meio-fio, ciclovia, calçada padrão em paver e rampas de acessibilidade. De feito inédito, a Avenida permite a comunicação direta entre os bairros Parque dos Estados e o Bairro Planalto passando pela trincheira. Ao lado sul, o prolongamento se dá até a Avenida Gabriel Hoepers, no bairro Parque dos Estados. Ao lado norte, que expandirá a Avenida das Orquídeas do Bairro Nova Jerusalém à Rodovia Estadual Natalino Spada que dá acesso ao bairro Planalto.
Além disso, este prolongamento viabilizará a comuniação viária entre a BR-277 e a PR-874, esta última que dá acesso ao Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, encurtando o trajeto dos turistas que fazem frequentes visitações ao terminal oriundos da cidade de Foz do Iguaçu e de países como o Paraguai e a Argentina.

Sistema integrado de Ciclovias
Visando tornar a cidade mais justa, democrática e inclusiva, o Poder Executivo de Santa Terezinha de Itaipu executou a conexão dos trechos de ciclovia antes interseccionados através de ampliações que atingem diversas localidades da cidade. São 2,5 km de extensão que ampliam o uso de bicicletas tradicionais, elétricas, patinetes e patins promovendo segurança, saúde e prática esportiva aos usuários.
O novo trecho inicia-se na Rua Maranhão, esquina com a Rua 03 de Maio, e percorre a Rua Gabriel Hoepers até o prolongamento da Avenida das Orquídeas, no bairro Parque dos Estados e segue até a outra extremidade da Avenida, isto é, no bairro Planalto.
Além das ampliações, a malha cicloviária existente da área urbana existente foi revitalizado, totalizando mais de 5 km de ciclovia, que correspondem ao total de 12.440,95 m².

Garantia do direito de ir e vir à todos
A Rodovia Estadual Natalino Spada – PR-874 é a uma das vias de acesso às 337 unidades habitacionais do bairro Planalto, portanto, costuma ser movimentada por veículos leves e pesados, bicicletas e pedestres. Em 2018, o LD da Rodovia foi contemplado pela entrega da obra da construção de ciclovia cuja extensão de 14 km leva até o Terminal Turístico de Itaipu. Entretanto, a Rodovia Estadual não era contemplada com espaço adequado para o tráfego de pedestres e devido a demanda requerida pelos moradores às margens da Rodovia o Poder Executivo assegurou o compromisso de executar a construção de calçadas em concreto no trecho do início da Rodovia Natalino Spada (0 km) até o Bairro Planalto (1 km), a fim de garantir mais segurança e acessibilidade para que não somente a comunidade do bairro, mas todo os transeuntes, possam ir a lugares a pé.
Também, foram implantadas calçadas em paver na Avenida das Orquídeas, trecho já existente entre a Avenida Adolpho Lollato até o Bairro Nova Jerusalém garantindo o padrão e a qualidade na infraestrutura implicando em segurança e acessibilidade aos pedestres.

Abrigos para os usuários de transporte coletivo
O fornecimento e instalação dos 41 novos abrigos para ponto de ônibus integraram o mobiliário urbano nos últimos meses. O investimento originado de recursos próprios do Município proporcionou maior qualidade para os usuários que dependem do transporte público coletivo intermunicipal para locomoção ao trabalho, faculdade ou lazer.
Por ser o primeiro contato do usuário com o transporte público coletivo, o projeto arquitetôico do abrigo priorizou a sensação de conforto e segurança e visou incentivar o uso deste meio de locomoção.
Hoje os pontos de ônibus foram todos substituídos por estes novos modelos. São 38 pontos simples e 03 pontos duplos, este último instalado nos locais em que há maior embarque de passageiros.

Implantação de trevos na Rodovia Natalino Spada PR-874
A construção de dois trevos na Rodovia Natalino Spada, um no encontro com a Rua Líbero Pasini e um no encontro com Avenida das Orquídeas com a Rodovia está em fase de estudos para implantação. Os trevos permitirão o acesso seguro aos motoristas, pedestres e ciclistas garantindo segurança às partes que compõem a dinamicidade e fluidez do trânsito.

Centro Novo – Segunda parte
Buscando uma padronização e tornar a região central mais atrativa, organizada, segura e urbanisticamente compatível com o padrão já estabelecido na região, a administração municipal não mediu esforços para propiciar a confecção de projeto de reformulação da infraestrutura visando ampliar a área de abrangência do projeto intitulado de “Centro Novo”, de modo urbanizado, sustentável e acessível.
Em síntese, a proposta de intervenção contempla a continuidade da reorganização das vias, estabelecendo maior abrangência estacionamento paralelo e oblíquo; a reestruturação das esquinas promovendo áreas de travessia mais seguras, criação de futuras áreas potenciais de convivência e mais disciplina no tráfego; a criação do projeto de arborização e paisagismo; a criação do projeto de rede de distribuição elétrica, iluminação urbana; a livre movimentação de portadores de necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida; o convívio entre as pessoas e passeios fora do horário comercial e a prática de caminhada com seu incentivo através de calçadas padronizadas; a reestruturação da drenagem urbana e saneamento básico; a concretização do plano de sinalização viária básica (horizontal e vertical) e a reconstrução dos passeios/calçadas ao longo do 2.551,11 m de extensão de vias beneficiadas pela execução do projeto.

Objetivos

Gerais:

Garantir a mobilidade urbana municipal através de obras estruturais ao facilitar a locomoção de pedestres, bicicletas, veículos leves e pesados com qualidade, segurança e praticidade.

Específicos:

- Prolongar a Avenida das Orquídeas ao norte, em direção ao Bairro Planalto e ao sul, em direção ao Bairro Parque dos Estados;
- Construir a trincheira na Rua 3 de Maio propiciando a interligação de nível entre dois setores da cidade que estão divididas pela BR-277;
- Executar trevos na Rodovia Estadual Natalino Spada a fim de suprir as demandas de trafegabilidade;
- Implementar o novo trecho da ciclovia no Bairro Parque dos Estados e revitalizar os existentes;
- Inserção de calçadas para uso de pedestres em vias e logradouros que não dispunham da acessibilidade;
- Substituir os abrigos para espera do transporte coletivo por novos abrigos mais seguros, confortáveis e acessíveis;
- Padronizar a região Central no que se refere aos quesitos urbanísticos.

Metas a atingir:

- Prolongar a Avenida das Orquídeas ao norte, em direção ao Bairro Planalto e ao sul, em direção ao Bairro Parque dos Estados – Em fase final de execução. Previsão para entrega em Novembro/2021.
- Construir a trincheira na Rua 3 de Maio propiciando a comunicação entre as partes da cidade que estão divididas pela BR-277 – Em fase final de execução previsão para entrega em Setembro/2021.
- Executar trevos na Rodovia Estadual Natalino Spada a fim de suprir as demandas de trafegabilidade – Em fase inicial de execução. Previsão para término em Novembro/2021.
- Implementar o novo trecho da ciclovia no Bairro Parque dos Estados e revitalizar a os trechos existentes – Obra executada. Entregue em Abril/2021.
- Inserção de calçadas para uso de pedestres em vias e logradouros que não dispunham da acessibilidade. Previsão para término em Novembro/2021.
- Substituir os abrigos para espera do transporte coletivo por novos abrigos mais seguros, confortáveis e acessíveis – Obra executada. Entregue em Abril/2021.;
- Padronizar a região Central no que se refere aos quesitos urbanísticos. Em fase de aprovação de projetos junto ao SEDU – Projeto Centro Novo Segunda Parte. Previsão de início em Setembro/2021.

Cronograma

Físico:

2019/2020/2021 – Prolongamento da Avenida das Orquídeas. Trecho Sul – Bairro Parque dos Estados. 100% executado;
2020/2021 – Construção da nova trincheira e prolongamento da marginal Rua 3 de Maio. Recurso oriundo do Governo do Estado do Paraná. 80% executado.
2020/2021 – Prolongamento da Avenida das Orquídeas. Trecho Norte – Bairro Planalto. 70% executado
2020/2021 – Revitalização de malha cicloviária existente. 100% executado
2020/2021 – Ampliação de novos trechos da malha cicloviária. 100% executado
2020/2021 – Construção de calçadas acessíveis às margens da Rodovia Estadual Natalino Spada e longo dos novos trechos da Avenida das Orquídeas. 50% executado
2020/2021 – Substituição dos antigos abrigos de ônibus por novos. 100% executado
2021/ a iniciar – Construção de dois trevos a Rodovia Estadual Natalino Spada.
2021/ a iniciar – Padronização da região central do Município. Projeto Centro Novo – Segunda parte.

Financeiro:

2019/2020/2021 – Prolongamento da Avenida das Orquídeas. Trecho Sul – Bairro Parque dos Estados: R$ 2.348.537,97.
2020/2021 – Construção da nova trincheira e prolongamento da marginal Rua 3 de Maio. Recurso oriundo do Governo do Estado do Paraná. R$ 7.954.998,17.
2020/2021 – Prolongamento da Avenida das Orquídeas. Trecho Norte – Bairro Planalto: R$ 4.379.024,69.
2020/2021 – Revitalização de malha cicloviária existente: R$ 801.728,98.
2020/2021 – Ampliação de novos trechos da malha cicloviária. R$ 471.011,91
2020/2021 – Construção de calçadas acessíveis às margens da Rodovia Estadual Natalino Spada e ao longo dos novos trechos da Avenida das Orquídeas. R$ 1.207.496,60
2020/2021 – Substituição dos antigos abrigos de ônibus por novos. R$ 198.740,00
2021/ a iniciar – Construção de dois trevos a Rodovia Estadual Natalino Spada. Orçado em R$ 390.364,94
2021/ a iniciar – Padronização da região central do Município. Projeto Centro Novo – Segunda parte. Orçado em R$ 5.499.730,03

Orçamento:

Total de investimentos: R$ 21.653.771,75

Beneficiários Diretos:

Os habitantes dos bairros Parque dos Estados, Parque São Lourenço, Jardim Santa Mônica, Nova Jerusalém e Planalto serão beneficiados diretamente pelas intervenções, somando, aproximadamente 20 mil pessoas. Os bens públicos também sofrerão acréscimo de valor.

Beneficiários Indiretos:

Os habitantes do Municípios, sejam na condição de pedestres, ciclistas, motoristas ou passageiros. A estimativa é que tota a população itaipuense seja beneficiada indiretamente, ou seja, aproximadamente 24 mil pessoas, bem como os turistas que passam pelo Município. As obras geraram empregos, portanto, também beneficiou o quadro funcional das empresa contratadas.

Resultados:

A inserção de aproximadamente 33,9 km² de pavimentação asfáltica em via duplificada ao sistema viário municipal com padronização das calçadas ao longo da extensão da via; 17,5 km² de revitalização e ampliação, somadas, de ciclovias; substituição de 41 abrigos para ponto de ônibus; construção de duas novas interseções na Rodovia Estadual e a expansão do projeto urbanístico Centro Novo para maior área da região central é como se mede, no quesito quantitativo, as melhorias no que se refere a mobilidade urbana.
No que tange a questão qualitativa, além de proporcionar a conexão de vias entre bairros, outrora isolados, os prolongamentos poderão ensejar novos loteamentos ordenadamente coesos com as questões ambientais, de parcelamento do solo e de infraestrutura compatibilizando com a demanda habitacional do Município ofertando, também, a abertura de comércios para suprir a necessidade de acesso aos serviços básicos, como mercados e farmácias, ou seja, originando empregos aos cidadãos. Gradativamente, os vazios urbanos serão ocupados com novos empreendimentos residenciais, comerciais e industriais.
A trafegabilidade será contemplada ao executar as novas inteserções na Rodovia Estadual Natalino Spada, dando fluxo aos transportes pesados, distribuindo a frota em três caminhos alternativos para entrada e saída às diversas comunidades rurais próximas às intervenções. A caminhabilidade será beneficiada ao possibilitar o trânsito em calçadas acessíveis a todo tipo de transeunte em locais que sequer existia o passeio público ou estavam inacessível ou inutilizável.
Os usuários de transportes coletivos, os ciclistas e os pedestres serão igualmente amparados, pois irão dispor de novos abrigos de ponto de ônibus que proporcionarão conforto ao passageiro; novos trechos de ciclovias recapeados com qualidade e; calçadas acessíveis. Estas intervenções oportunizarão o desapego ao uso de automóvel particular motivando usos de meios de transportes alternativos.
A inserção do município no conceito de cidade inteligente fez com que as ações e projetos priorizassem a qualidade de vida do cidadão itaipuense, estabelecendo, assim, uma visão de longo prazo em políticas públicas inovadoras e bem sucedidas.

Anexos

Banco de Projetos