Centro Dia do Idoso Dona Letícia
Ano / Edição: 2021
Município: Nova Londrina
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
O Centro Dia do Idoso é uma unidade de Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para pessoas idosas e suas famílias para a oferta de atendimento especializado a pessoa idosa com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos e caracteriza-se como um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idoso dependente, de grau I e II, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante o dia, ou parte dele, com a finalidade de promover a autonomia, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas com dependência, seus cuidadores e familiares.
O Centro Dia do Idoso é de responsabilidade do poder público municipal, mantido com recursos próprios e transferência fundo a fundo das demais esferas de governo, prédio alugado pela Prefeitura Municipal do Municipal.
A mantenedora oficial do Centro Dia do Idoso é a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Fundo Municipal de Assistência Social e do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Nova Londrina.
O acesso ao Centro Dia do Idoso se dá por encaminhamento da rede socioassistencial, pelas unidades das demais políticas públicas, pelos Órgãos de Sistema de Garantia de Direitos, por busca ativa e procura espontânea do próprio idoso ou de sua família, com o devido e necessário referenciamento da família pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
Os cuidados com a higiene do idoso são realizados e/ou supervisionado pelo profissional de saúde e cuidador.
As atividades desenvolvidas no Centro Dia do Idoso são previamente planejadas com base no conhecimento do território e suas características regionais, bem como perfil das demandas dos usuários. Os usuários devem ter acesso prévio e permanente ás informações sobre o funcionamento do serviço, como horário, cronograma de atividades e critério de participação.
A equipe Técnica elabora um plano de desenvolvimento para cada idoso promovendo sua autonomia através do acesso a bens públicos e ao convívio comunitário.
As parcerias com outros agentes e instituições possibilitam a ampliação das atividades oferecidas, bem como a diversificação de temas trabalhados, especialmente os relativos às políticas de saúde, educação e cultura, como campanhas educativas e preventivas.
O projeto tem capacidade para atender até 30 (trinta) idosos da nossa comunidade.
Descrição
As instalações do Centro Dia do Idoso são compostas por:
• Sala de atendimento individualizado;
• Local para atividades coletivas e comunitárias;
• Quartos para repouso;
• Banheiros;
• Salas para trabalhos administrativos;
• Almoxarifado;
• Uma cozinha e um refeitório;
• Uma lavandaria/rouparia;
• Área grande coberta entre as salas cercadas com grades;
• Áreas verdes, solarium e locais para atividades ao ar livre.
O Centro Dia do Idoso de Nova Londrina conta com uma equipe de funcionários e alguns voluntários do município, podendo citar:
- Coordenadora
- Assistente Social
- Psicóloga
- Cuidadoras sociais
- Auxiliar de enfermagem
- Instrutora de Yoga
- Instrutora de Atividades Físicas
- Cozinheira
- Serviços Gerais
- Motorista
A rotina de atividades ocorre basicamente com as seguintes atividades:
- Busca do idoso em seu lar
- Acolhimento na Instituição
- Café da manhã
- Atividades com cuidadoras e instrutoras
- Almoço
- Descanso
- Atividades com cuidadoras e instrutoras
- Café da tarde
- Banho (opcional)
- Retorno para seus lares
Vale ressaltar que durante o período em que permanecem na Instituição, o idoso tem acompanhamento de um auxiliar de enfermagem, psicólogo, assistente social e/ou outros profissionais necessários ao bom atendimento.
O trabalho é desenvolvido de segunda a sexta-feira, das 7h 30min às 17 horas.
Objetivos
Gerais:
Os serviços executados no Centro Dia do Idoso têm por objetivos:
a) Prevenir situações de risco pessoal e social aos idosos;
b) Evitar o isolamento social e a institucionalização do idoso;
c) Reduzir o número de internações médicas e o número de acidentes domésticos com idosos.
d) Fortalecer os vínculos familiares através de orientações à família sobre os cuidados básicos necessários ao idoso;
e) Compartilhar com as famílias a provisão de cuidados essenciais ao idoso;
f) incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção ao idoso, favorecendo a inclusão social do mesmo;
g) Promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, seus cuidadores e suas famílias;
h) Desenvolver ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos que contribuem para a intensificação da dependência;
i) Prevenir o acolhimento e a segregação dos usuários do serviço, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária, políticas públicas setoriais e do Sistema de Direitos.
Específicos:
- Que as pessoas idosas tenham direitos subjetivos à convivência familiar e comunitária à liberdade, à dignidade, à integridade física, psíquica e moral, à educação, à saúde, à proteção no trabalho, à assistência social, à cultura, ao lazer, ao desporto, à habitação, a um meio ambiente de qualidade e outros direitos individuais indisponíveis, sociais, difusos e coletivos.
Metas a atingir:
- Diminuir o número de idosos do município em situação de vulnerabilidade, ofertando atendimento de qualidade, bem como desenvolvendo um trabalho paralelo com suas famílias, a fim de fortalecer vínculos e eliminar qualquer tipo de violência doméstica ou comunitária com esse público.
Através desse Projeto, o Município recebeu o Selo "Município Amigo do Idoso".
Cronograma
Físico:
IDENTIFICAÇÃO:
Centro Dia do Idoso - CDI
Endereço: Rua Duque de Caxias nº590- Centro Nova Londrina/PR
Secretária Municipal de Assistência Social: Lívia Beatriz Calligher Ravache
Coordenadora do Centro Dia do Idoso: Marlene Lima Oliveira Alves Moreira
Prefeito: Otávio Henrique Grendene Bono
Prefeitura Municipal de Nova Londrina
Financeiro:
Os recursos financeiros para implantação do Projeto no Município inicialmente vieram de um repasse através da Deliberação 01/2017, do Governo Estadual, no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), utilizado para aquisição dos móveis utilizados no Espaço.
As despejas mensais com manutenção do prédio, folha de pagamento, água, luz, internet, alimentação, entre outros, ficam por conta do poder público (Prefeitura).
Orçamento:
Estima-se que anualmente a Prefeitura disponibilize R$ 120.000,00 para manutenção do Projeto.
Beneficiários Diretos:
Idosos em situação de vulnerabilidade. Lembrando que é considerada idosa a pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos, conforme previsto na Lei Federal nº 10.741/2003, que instituiu o Estatuto do Idoso.
Beneficiários Indiretos:
Familiares dos Idosos atendidos, através de ações de atuação em rede e de corresponsabilidade dos atores envolvidos no território. Trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços e vínculos familiares e comunitários, promovendo o acesso e fruição de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida;
Resultados:
Busca-se através da implantação deste Projeto garantir que as intervenções de proteção gerem a segurança para as pessoas idosas, por intermédio de técnicas psicossociais e pedagógicas para fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, tendo como referência a Política Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Ainda fomentar o desenvolvimento de ações intersetoriais que busquem promover uma mudança, não apenas nas condições de vida, mas também nas relações familiares e na cultura brasileira para o reconhecimento das pessoas idosas como sujeitos de direitos.