Banco de Projetos

Oficina Levando Alegria

Ano / Edição: 2021
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) é um importante marco que regulamenta os direitos das pessoas idosas (que possuem idade igual ou superior a 60 anos). Dentre todos os seus direitos fundamentais, é assegurado à pessoa idosa a participação na vida familiar e comunitária.
Embora muitos idosos consigam ter preservadas suas capacidades, alguns idosos em seu processo de envelhecimento passam a apresentar problemas de saúde e/ou dificuldades de locomoção, que afetam diretamente a forma como se relacionam com seu meio, impossibilitando seu ir e vir, de forma livre e fluída, passando a necessitar de auxílio de outras pessoas e/ou equipamentos, ficando prejudicadas a convivência comunitária e a socialização, impactando, sobretudo, sobre seu sentido de pertencimento, valorização e autoestima.

Descrição

O grupo de idosos da Oficina Levando Alegria, que iniciou em 2015 com oito participantes, e no último ano teve este número duplicado (dezesseis participantes), se desloca até as residências dos idosos acamados ou com restrição de locomoção, juntamente com servidores do CIAMI, onde proporcionam um momento singular e uma experiência enriquecedora da vida em comunidade, através das trocas, dos afetos e da alegria contagiante dos voluntários, que cantam e compartilham histórias. As visitas também são realizadas em hospitais, instituições e outros locais onde tenham idosos internados e/ou acamados, necessitando deste apoio e acolhimento.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar melhoria da qualidade de vida da população idosa do município, principalmente na questão da saúde mental.

Específicos:

• Acolher e prestar apoio aos idosos acamados ou com dificuldade de locomoção;
• Proporcionar o convívio social aos idosos acamados ou com restrição de locomoção;
• Contribuir para autoestima do idoso, valorizando o mesmo como membro desta comunidade.

Metas a atingir:

• Ampliar as visitas de idosos acamados ou com restrição de locomoção, através da busca ativa;
• Estimular a troca de experiência entre os idosos;
• Proporcionar o sentimento de pertencimento ao grupo.

Cronograma

Físico:

A oficina é realizada semanalmente. No entanto, em decorrência da emergência em saúde pública por COVID-19, as atividades diretas com os idosos foram suspensas, por se tratarem do grupo de risco, mas, com o avanço da vacinação, estão sendo retomadas com números limitados de participantes.

Financeiro:

Os investimentos são oriundos de recursos próprios do município, para o pagamento de material de expediente e combustível destinado ao transporte dos participantes da oficina.

Orçamento:

R$ 1080,00 anuais.

Beneficiários Diretos:

Desde o inicio da Oficina foram beneficiadas ao todo 630 pessoas idosas, que por advento de alguma doença ou idade avançada, encontram-se acamadas ou com restrição de locomoção, sendo em média 126 pessoas por ano através de visitas domiciliares. Além disso, foram realizadas 16 visitas institucionais, contudo, não foi possível estimar o número de pessoas beneficiadas.

Beneficiários Indiretos:

• Grupo de idosos participantes, que se beneficiam indiretamente ao dedicar seu tempo e observar os resultados deste projeto.
• Os familiares dos idosos atendidos;
• O município.

Resultados:

Foram beneficiadas ao todo 630 pessoas idosas, que encontram-se acamadas ou com restrição de locomoção, sendo em média 126 pessoas por ano através de visitas domiciliares. Além disso, foram realizadas 16 visitas institucionais, contudo, não foi possível estimar o número de pessoas beneficiadas.
Ainda a Oficina Levando Alegria viabilizou formas alternativas de participação aos idosos acamados ou com restrição de locomoção proporcionando:

• Fortalecimento de vínculos comunitários;
• Convivência e socialização;
• Bem-estar e qualidade de vida;
• Autoestima;
• Pertencimento;
• Apoio e acolhimento;
• Reciprocidade.

Anexos

Banco de Projetos