Banco de Projetos

CRESEM - O protagonismo e a ressocialização dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Ano / Edição: 2021
Município: Mandaguari
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Com o grande preconceito existente em nossa sociedade, o Centro de Referência Socioeducativo de Mandaguari - CRESEM, fora criado com o objetivo de ressocializar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas - LA (liberdade assistida)/PSC (prestação de serviço a comunidade) no âmbito municipal, encaminhados pelo Poder Judiciário. Tal projeto consiste em oferecer aos adolescentes a possibilidade de desenvolverem seus potenciais e serem o protagonistas de sua história, independente de sua conduta anterior, possibilitando, através de oficinais e grupos de atendimento socioeducativo, caminhos que fortaleçam vínculos familiares e o pertencimento de cidadão. A reinserção deste adolescente no meio social auxilia com que sua busca por um futuro melhor aconteça, sem qualquer distinção ou pré-conceito, levando em consideração a sensibilidade pessoal, encaminhando-o para um sentido de vida melhor, contribuindo na busca de sua autonomia. Levando em consideração o ano de 2021, existe em cumprimento 22 (vinte e dois) adolescentes. Porém, ao longo de toda a trajetória, o projeto atendeu aproximadamente 600 (seiscentos) adolescentes.

Descrição

Os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas são atendidos por meio do CRESEM e inseridos em diversas oficinas, sendo: artes visuais, grafite, musica, inclusão digital, cursos profissionalizantes e outros. Para fortalecer a reinserção destes adolescentes, o CREAS articula com a rede socioassistencial e organizações da sociedade civil, a prestação de serviços a comunidade. Nas oficinas, os adolescentes possuem a oportunidade de descobrir novos ofícios, aprimorando suas habilidades e resignificando seus propósitos de vida para que o mesmo seja protagonista de sua própria história.

Objetivos

Gerais:

O objetivo central do CRESEM é proporcionar aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas o desenvolvimento de habilidades e a ampliação do universo informal, proporcionando a resignificação de valores e o seu protagonismo mediante aos desafios apresentados em seu contexto.
Além disso, tem como objetivo estabelecer uma rede integrada de proteção as famílias dos adolescentes por meio de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade dos adolescentes e das especificidades do território onde ela reside.

Específicos:

- Fortalecimento de vínculos social e comunitários;
- Inserção no mercado de trabalho;
- Acompanhamento familiar;
- Conhecimento e novas habilidades;
- Empoderamento do adolescente.
- Articulação contínua com a rede de serviços e reuniões multidisciplinar intersetorial;

Metas a atingir:

A meta é que 80% dos adolescentes cumpram a medida socioeducativa e participem das oficinas, possibilitando a prevenção de novos atos infracionais.

Cronograma

Físico:

Os adolescentes são atendidos uma vez por semana em liberdade assistida.
A prestação de serviços a comunidade é realizado por 08 horas semanais, pré estabelecido pelo Poder Judiciário no prazo máximo de 06 meses.
As oficinas ofertadas possuem duração de até seis meses, dependendo de cada especialidade.

Financeiro:

O projeto possui anualmente o valor vinculado por fonte 1000 e FNAS no valor de R$ 35.327,00.

Orçamento:

O projeto possui orçamento anual vinculado por fonte 1000 e FNAS no valor de R$ 35.327,00.

Beneficiários Diretos:

Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas LA/SPC.

Beneficiários Indiretos:

Famílias dos adolescentes atendidos e comunidade em geral

Resultados:

Desde o início do projeto,a equipe vislumbra grande resultado com o CRESEM, verificando a presença dos adolescentes e seus compromissos com o cumprimento da medida, sendo que os vínculos sociais, familiares e comunitários são fortalecidos através das oficinas ofertadas.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos