COMIDA PARA TODOS
Ano / Edição: 2021
Município: Francisco Beltrão
Função de Governo: Administração
Diagnóstico
O município de Francisco Beltrão encontra-se localizado na região sudoeste do Paraná e com base nas demandas trazidas pela população diante do contexto da pandemia que impactou negativamente na renda de muitas famílias o projeto visa proporcionar as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social o acesso a alimentação diária. Deste modo, servir refeições prontas se tornou uma estratégia de enfrentamentos aos agravos que a pandemia trouxe, bem como se mostrou uma ação emergencial de amparo a estas famílias. Foram beneficiadas 1000 famílias, que acessaram durante o período de 60 dias, duas refeições por dia servidas em formato de marmitas no horário do almoço e da janta.
Descrição
Diante da necessidade de complementar e garantir alimentação as famílias em situação de vulnerabilidade social, o projeto enquanto uma ação de apoio emergencial vem pra somar com demais ações já desenvolvidas pelo município nos serviços de assistência social, saúde, educação, dentre outros, no enfretamento as problemáticas impostas pela pandemia do coronavírus, assim a distribuição de refeições prontas destinadas as famílias que se depararam com a dificuldade financeira vem para garantir o acesso a necessidade básica de alimentação. A ação foi autorizada por meio de Lei municipal n° 4.792 de 01 de abril de 2021, sendo coordenada por comissão organizadora designada pelo Chefe do Executivo que planejou a logística de produção e distribuição das refeições. Para isso contou-se com trabalhadores das secretarias municipais, dentre elas, destacam-se a Educação, Assistência Social, Saúde, Administração, Planejamento, além de parcerias com organizações privadas que auxiliaram com voluntários e doações de insumos. O local para produção das refeições foi alugado pelo município, enquanto os pontos de distribuição foram as sedes de serviços governamentais e comunitários existentes nos territórios, como: Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centros de Eventos, dentre outros. A abrangência da ação embora estivesse focalizada nos bairros de maior vulnerabilidade social, destinou-se à toda população fragilizada economicamente e em situação de risco independente do bairro e região. A ação teve início com a produção de 400 marmitas por refeição, com o aumento da demanda, ampliou-se para 1000 por refeição, totalizando 2000 por dia. Ao término do projeto foram distribuídas 114.000 marmitas.
Objetivos
Gerais:
Proporcionar às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social acesso a alimentação.
Específicos:
- Promover acesso a alimentação com valor nutricional;
- Combater a fome;
- Impactar nos índices de pobreza e extrema pobreza.
Metas a atingir:
O projeto teve duração de 60 dias e visou minimizar, durante o período mais crítico, os agravos trazidos pelo cenário da pandemia, garantindo acesso a alimentação nutricional a famílias e indivíduos socialmente fragilizados, impactando na qualidade de vida e bem-estar desta população.
Cronograma
Físico:
Para produção das refeições foi alugado o espaço do Centro Comunitário da igreja Santo Antônio do bairro Cristo Rei que apresentava as condições adequadas para a realização de todo o processo. Os alimentos prontos foram distribuídos diariamente a partir das 11h30 e das 17h30, em seis locais: Bairro Padre Ulrico; Bairro Sadia; Bairro Pinheirão; Bairro Cantelmo; Bairro São Francisco; Bairro São Miguel.
Financeiro:
Os valores foram utilizados para custear o aluguel do espaço de elaboração das refeições e para aquisição dos insumos e embalagens que foram adquiridos de forma gradual, conforme a necessidade de produção.
Orçamento:
Os recursos utilizados para a execução do projeto foram de origem municipal e federal, sendo eles vinculados e livres, totalizando R$ 477.817,79 que custearam o aluguel do local de produção e a aquisição dos insumos usados para o preparo e embalagem das refeições. O pessoal que trabalhou na ação foram profissionais das secretarias municipais e voluntários de organizações da sociedade civil, da mesma forma que foram utilizados os veículos das próprias secretarias na logística de distribuição.
Beneficiários Diretos:
O público alvo do projeto foram as famílias em situação de vulnerabilidade social, que em virtude do contexto de pandemia tiveram suas fragilidades agravadas e estariam enfrentando dificuldades financeiras que comprometem o acesso a alimentação, além de pessoas em situação de risco social como os moradores de rua.
Beneficiários Indiretos:
A população do município, principalmente, aquela pertencente aos territórios alvo da iniciativa beneficiaram-se com o projeto visto que a ação buscou superar situações de fome e impactar nos índices de extrema pobreza o que, por consequência, refletiu positivamente nas demais políticas públicas, em especial, na política de assistência social.
Resultados:
A complementação alimentar foi de grande importância, primeiramente por atender as famílias mais vulneráveis num período com elevação no custo da alimentação. Outro fator importante foi por se tratar de um período com expressivos índices de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, as quais estavam em isolamento e puderam ter alimentação adequada com as fontes nutritivas adequadas o que certamente também contribuiu para melhora das condições de saúde.