Banco de Projetos

ACOLHIMENTO SOCIOEMOCIONAL A ALUNOS E FAMÍLIAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CRUZEIRO DO OESTE EM TEMPOS DE INTERRUPÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19

Ano / Edição: 2021
Município: Cruzeiro do Oeste
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O ano de 2021 começou com muita esperança e incertezas no cenário mundial devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID - 19).
O município de Cruzeiro do Oeste - PR, já em 2020, diante desta nova realidade instaurada, primando pela vida dos estudantes e de sua população como bem maior e com a preocupação em oferecer uma educação que conseguisse atingir o máximo de estudantes da rede de ensino municipal, reuniu sua equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e pelo Decreto nº 172/2020, optou pelas atividades escolares não presenciais , isto é, aquelas utilizadas pelo professor da turma ou pelo componente curricular destinada à interação com o estudante por meio de atividades impressas, estudos dirigidos, redes sociais e outras assemelhadas.

Descrição

Incialmente, em contato com a equipe pedagógica e direção da Escola Municipal Rocha Pombo,escola escolhida para ser a piloto do projeto por estar localizada em uma área periférica e atender uma comunidade mais vulnerável, a equipe técnico pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, acolheu a demanda levantada pela escola dos casos em que encontraram dificuldades para que as famílias buscassem as atividades impressas na escola, assim como a devolução das atividades realizadas. As mesmas já vinham sendo entregues na residência de cada aluno por um motorista da secretaria de educação, mas ainda assim, nos dias previamente agendados para entrega e busca das atividades realizadas pelos alunos para correção do professor, as mesmas não estavam prontas, ou não realizadas na sua totalidade ou ainda rasuradas, rasgadas evidenciando a falta de organização na execução das tarefas.
A diretora da escola Rocha Pombo, Lúcia Fernanda Da Silva Brandani, trouxe uma lista de 14 crianças com esta queixa. Vale ressaltar que estas atividades são computadas como aula e validando assim os dias letivos como documento e respaldo para que o professor registre a frequência do aluno no livro de chamada, avalie sua aprendizagem e registre os conteúdos trabalhados, isto posto, são de suma importância para a vida escolar do aluno.
Propôs-se criar uma rotina familiar de forma lúdica para que os pais ou cuidadores pudessem utilizar em casa, considerando uma boa estratégia para enfrentar o período de distanciamento da escola durante a pandemia. Com objetivo de criar um dia a dia saudável no isolamento social com as crianças, onde mesmo quando os pais estiverem ausentes, quem estiver com ela naquele momento poderá manter a rotina pré-estabelecida.
Foi organizado um modelo de rotina, mas cada família pode e deve ajustar conforme a sua realidade levando em conta o equilíbrio, pois mesmo possuindo uma rotina que deve ser programada antecipadamente, esta também deve ser flexível o suficiente para dar espaço ao inesperado e surpresas do dia a dia.
A proposta incide em um cronograma para servir de guia aos pais e cuidadores, no lugar de horários, os dias foram divididos somente por períodos tornando a rotina mais leve, com flexibilidade ao longo da semana. Esta rotina foi elaborada para ser desenvolvida em família com momentos para realização das atividades remotas, momentos de lazer e atividade física.
Foi elaborado ainda um vídeo e posteriormente enviado pelo aplicativo de conversas WhatsApp às famílias onde a equipe técnico pedagógica da Secretaria Municipal de Educação explica o modelo de rotina criado, assim como a possibilidade de adaptá-la a própria realidade enfatizando a responsabilidade e autonomia.
Pensando também no retorno as aulas presenciais, onde a sensação de segurança e estabilidade emocional precisam ser reestabelecidos aos professores, demais servidores e alunos é importante que seja previsto momentos reservados para atividades de acolhimento emocional.
Isto posto, na semana que antecede o retorno as aulas no modelo híbrido, a Secretária de Educação juntamente com a psicóloga estão realizando em cada escola um momento de acolhida dos profissionais da educação e orientando para que também promovam atividades de acolhimento com os alunos. Neste momento serão propostas sugestões e cada unidade escolar irá organizar-se conforme sua realidade. Muitas vezes, uma escuta adequada é o suficiente para que haja o alívio da ansiedade e do sofrimento, sem haver necessidade de encaminhamentos à serviços especializados.

Objetivos

Gerais:

Oferecer acolhimento e orientações psicopedagógicas a alunos , famílias e professores da rede municipal de ensino em tempos de interrupção das atividades presenciais ocasionadas pela pandemia da Covid-19.

Específicos:

Elaboração de uma rotina familiar incluindo a execução das atividades remotas, permitindo também momentos de interação entre esses atores.
Acolher os diferentes posicionamentos das famílias e profissionais da educação tranquilizando-os diante das dificuldades encontradas neste momento de pandemia.

Metas a atingir:

Que os alunos consigam realizar as atividades remotas fazendo a entrega no tempo estipulado pelas unidades de ensino, e as famílias consigam intermediar essas atividades proporcionando um momento de interação familiar agradável.

Cronograma

Físico:

1) Requisitos de análise (3 dias). 2) Visita nas escolas e levantamento da demanda (1 dia). 3) Levantamento dos alunos que poderiam ser acompanhados inicialmente pelo projeto (1 dia). 4) Criação da Rotina Familiar a ser proposta para as famílias (1 dia). 5) Organização das atividades remotas separadas por dias da semana a cada aluno(3 dias). 6) Gravação de um vídeo explicando aos cuidadores como fazer uso da Rotina Familiar enviada e posteriormente aos cuidadores pelo aplicativo whatsApp (1 dia). 7) Entrega da primeira etapa das atividades remotas com a rotina familiar (1 dia). 8) Feedback positivo da escola sobre a entrega no prazo das atividades remotas pelos alunos (1 dia).

Financeiro:

Foram utilizados somente conhecimentos e a vontade de acolher a comunidade escolar fornecendo subsídios psicopedagógicos neste momento de distanciamento social imposto pela Pandemia da Covid-19.

Orçamento:

Foram necessárias 96 horas de trabalho da equipe técnica para elaboração, análise e execução do projeto. Não foi necessário investimento financeiro para a sua elaboração e execução.

Beneficiários Diretos:

A princípio foram beneficiados 14 alunos com o objetivo de atingir todos os 1.731 alunos e os professores das escolas de educação infantil e ensino fundamental até o término do projeto.

Beneficiários Indiretos:

As famílias dos alunos que terão subsídios psicopedagógicos para mediar as atividades remotas.

Resultados:

Finalizado o desenvolvimento da primeira etapa do projeto, tivemos um feedback muito positivo da direção e equipe pedagógica da escola, onde observou-se que a partir do momento em que as atividades remotas foram separadas por dias da semana e acompanhadas de uma rotina estipulando um tempo para realiza-las, somados a momentos de lazer e interação familiar, houve uma contribuição para a organização e entrega das atividades no tempo programado pela unidade educacional. Percebeu-se ainda que as famílias aproximaram-se mais dos professores pelo aplicativo de conversas, pois sentiram-se acolhidas e não julgadas em suas dificuldades.

Anexos

Documentos Anexados:

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