Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

APROFUNDAMENTO PEDAGÓGICO: CAPACITAR PARA AMPARAR, CRESCER E EMANCIPAR.

Ano / Edição: 2021
Município: Paranavaí
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

É indiscutível que a educação é essencial para o ser humano ter orientação e contribuição com o mundo, conhecendo e transformando a sociedade. A escola é o lugar privilegiado da formação humana. O processo de humanização dos alunos parte da promoção do aprendizado e do desenvolvimento crítico, dimensões da formação da subjetividade, da criatividade, da autonomia, da consciência, e, por consequência, do protagonismo social.
Uma educação transformadora se baseia no rompimento das fronteiras do conhecimento, o que nada mais é do que aproximar a educação da vida real. Por exemplo, o estímulo à leitura é uma habilidade indispensável para apreensão da Língua Portuguesa, mas também é o que determina a análise correta de um enunciado de Matemática.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, as experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas. O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.
Pensando na emancipação legítima dos alunos, a Rede Pública Municipal de Paranavaí instituiu no ano de 2019 o Programa intitulado de "Aprofundamento Pedagógico", cujo objetivo foi de alargar as competências dos educandos por meio da suplementação dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática a grupos afins, tendo como objetivo principal a progressão da qualidade de ensino e consequentemente atenuando as discrepâncias sociais.

Descrição

A implantação do Programa primou pelo aspecto que o Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Como já indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Resolução CNE/CEB nº 7/2010), essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais.
Tendo em vista a fase escolar da educação básica atendida pelo projeto, e considerando que nesta faixa etária a criança precisa aprender a sistematizar as informações com vistas a transformá-las em conhecimento, o projeto conduz ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de indagar, argumentar, e interagir com diversas produções.
O Aprofundamento Escolar será realizado por professor lotado na instituição, mediante diagnóstico realizado no início do ano letivo, e Plano de Ensino e Aprendizagem a serem desenvolvidos de acordo às necessidades dos educandos. O Diretor da Instituição Escolar disporá de autonomia para escolha do professor com perfil adequado para lecionar o Aprofundamento Escolar.
É de responsabilidade de o Supervisor Pedagógico realizar o acompanhamento e monitoramento das ações executadas para o aprofundamento de estudos, e orientar os professores quanto à elaboração e sistematização das aulas propostas desenvolvendo ações de intervenção sempre que se fizer necessário verificando e acompanhando as atividades que serão aplicadas aos alunos de acordo com cada nível de atendimento, além de organizar juntamente com o professor os grupos de atendimento, cabendo ao professor evidenciar o zelo pela qualidade da aprendizagem dos alunos e intervenções pedagógicas.
Com a implantação do projeto de aprofundamento pedagógico nas Escolas da Rede Pública Municipal, foi mensurado um avanço significativo nas competências dos alunos, o que contribuiu para alargar a média do IDEB, tendo em vista que o projeto possibilitou aos alunos expandir seus conhecimentos por meio de metodologia que se adequa ao nível em que se encontram, favorecendo transpor as fronteiras do conhecimento, articulando e prevendo a progressiva sistematização de experiências quanto o desenvolvimento, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
As principais ações efetuadas no projeto foram à elaboração de critérios e posterior publicação em Portaria para normatizar as ações para o aprofundamento pedagógico, a disponibilização e formação de 25 professores responsáveis por aplicar o projeto, considerando não se tratar da oferta de “Reforço Escolar”, mas sim da transposição de conhecimento, elevando o nível em que cada aluno se encontra.
Esse programa de aprofundamento pedagógico é desenvolvido em 19 escolas envolvendo 25 professores efetivos e beneficiando diretamente um total de 2.064 alunos matriculados no 4º e 5º ano da Rede Pública Municipal de Educação, com investimento mensal de R$ 47.250,00 (quarenta e sete mil, e duzentos e cinquenta reais), que se refere à remuneração dos professores responsáveis pelo componente suplementar de Língua Portuguesa e Matemática.

Objetivos

Gerais:

O objetivo geral do Programa Aprofundamento Pedagógico é transpor o conhecimento intelectual dos alunos da Rede Pública de Educação Municipal, a fim de exaltar a aprendizagem dos mesmos contribuindo para amparar, crescer e emancipar para uma sociedade mais justa e igualitária.

Específicos:

• Instituir na Rede Pública Municipal por meio de Portaria o Programa de Aprofundamento Pedagógico aos alunos do Ensino Fundamental;
• Mapear a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal, a fim de diagnosticar suas competências;
• Acrescer a formação dos alunos da Rede Pública Municipal, alargando o conhecimento dos mesmos;
• Transpor o conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do Ensino Fundamental, por meio do Programa "Aprofundamento Pedagógico" instituído pela Secretaria Municipal de Educação;
• Exaltar a aprendizagem dos alunos contribuindo para amparar, crescer e emancipar para uma sociedade mais justa e igualitária.

Metas a atingir:

A finalidade do projeto é contribuir para o avanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB, fortalecendo e legitimando o conhecimento dos alunos da educação básica, e dessa forma construindo cidadãos críticos, consolidando e corroborando para expansão de uma educação de qualidade e consequentemente atenuando as discrepâncias sociais.
Desconstruir o estigma de “Reforço Escolar” institucionalizado nas redes de ensino, e enaltecer a transposição do conhecimento, elevando o nível em que cada aluno se encontra.
Assegurar o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

Cronograma

Físico:

Início do projeto 2019:
Fevereiro/2019 – Escolha dos professores com perfil, para atender o aprofundamento pedagógico nas instituições de ensino da Rede Escolar Pública Municipal;
Março/2019 – Diagnóstico dos alunos para organizar os grupos por competências afins; Reunião com os pais para apresentar, sensibilizar e informar sobre o Programa Aprofundamento Pedagógico;
Abril/2019 – Início do Programa Aprofundamento Pedagógico na Rede Pública Municipal;
Abril á Dez/2019 – Continuidade do Programa.
Fev á Dez/2020 – Continuidade do Programa.
2021 – Continuidade do Programa

Financeiro:

Investimento mensal de R$ 47.250,00 (quarenta e sete mil, e duzentos e cinquenta reais)

Orçamento:

Investimento mensal de R$ 47.250,00 (quarenta e sete mil, e duzentos e cinquenta reais), que se refere à remuneração dos professores responsáveis pelo componente suplementar de Língua Portuguesa e Matemática.

Beneficiários Diretos:

Os profissionais das 19 escolas da Rede Pública Municipal, quantificando 463 professores e 2.064 alunos do Ensino Fundamental anos iniciais 4º e 5º anos, que ao longo do Programa soma 4.036 alunos atendidos.

Beneficiários Indiretos:

Famílias dos 4.036 alunos matriculados no 4º e 5º ano na Rede Pública Municipal de Educação das 19 escolas atendidas pelo Programa Aprofundamento Pedagógico no período de 2019 a 2021.

Resultados:

Com a instituição do Programa Aprofundamento Pedagógico acresceu a aprendizagem dos alunos o que proporcionou melhoria no índice de aprovação, bem como anulou a evasão escolar da Rede Pública Municipal.
Outros avanços percebidos e mensurados pela Secretaria Municipal de Educação foi um maior nivelamento de conhecimento entre os alunos da rede, minimizando as discrepâncias existentes nos níveis de aprendizagem.
Contribuiu para um avanço significativo no resultado pedagógico de toda a Rede Pública Municipal, atingindo resultados positivos como demonstrado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, onde a Rede Pública Municipal de Paranavaí alcançou na última avaliação do Ensino Fundamental, média 7,7.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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