ASSISTÊNCIA SOCIAL SE REINVENTANDO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Ano / Edição: 2021
Município: Braganey
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
O município de Braganey tem 5.382 pessoas segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é porte I tem capacidade para atender ate 2500 famílias na secretaria de Assistência Social,atualmente a secretaria atende 1084 famílias com prontuários de acompanhamento.
Sendo: Na comunidade da Bragantina 296 famílias,Comunidade do Longuinópolis 199 famílias;Comunidade da Samalia 47 famílias
Centro do Município 498 famílias ;Outras localidades 44 famílias
A Secretaria de Assistência Social atende a proteção Básica,media e alta complexidade atende pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Neste projeto são elencadas providências na perspectiva de contribuir para que a política de assistência social se fortaleça e contribua, de fato, no enfrentamento e superação da pandemia de COVID19 reconhecendo as múltiplas desigualdades que estruturam nosso município. Vale ressaltar que a Política de Assistência Social é considerada uma atividade essencial diante da situação de Calamidade Publica que estamos vivendo.
Descrição
A assistência Social pretende diminuir as consequência que a pandemia do COVID-19 causou na vida de seus usuários, causando um aprofundamento das vulnerabilidades e dos riscos sociais. Observamos, por exemplo, o aumento do desemprego, do subemprego, da violência contra a mulher. As crianças, os adolescentes e os idosos estão em situação ainda mais vulnerável no grupo familiar, expostos em maior grau e submetidos à situação de violência e violação de direitos. Com isso, identificamos o cenário, diagnosticamos os problemas de forma contextualizada e de acordo com as peculiaridades do município. Buscamos formas para o enfrentamento e superação dos problemas. Definimos as estratégias, ações e prioridades, e os recursos necessários,com isso os Técnicos disponibilizaram kits de atividades impressas, jogos de memorização, palavras cruzadas, materiais pedagógicos para a confecção de atividades manuais ou artesanais dentre outros. Os kits foram preparados conforme a identificação dos interesses dos usuários,e esse material foi entregue eventualmente de forma remota para todas as crianças, adolescentes e idosos.E para as crianças e adolescentes que são prioritários que correm algum risco social são atendidos quinzenalmente.
Objetivos
Gerais:
Além da prática educativa, o projeto traz a proposta de detectar necessidades e motivações, despertando potencialidades e capacidades de cada participante; promover a reflexão sobre o papel das famílias; prevenir situações de violência familiar; e assegurar a continuidade do vínculo entre usuário X serviço.
Desenvolver atividades temporárias de enfrentamento e de prevenção da disseminação do Coronavírus (COVID-19), e garantir a continuidade da oferta de serviços, e atividades essenciais da Assistência Social, com medidas e condições que garantam a segurança e a saúde dos usuários e profissionais do SUAS no município de Braganey- Paraná.
Específicos:
As Oficinas remotas,os benefícios eventuais como alimentação, natalidade tem como objetivo qualificar a relação familiar e dar suporte aos pais durante a pandemia de COVID-19. Com famílias em casa, observa-se a necessidade de desenvolver relações de apoio e afeto entre os membros.
Metas a atingir:
Garantir o atendimento e acesso a serviços, programas e benefícios sócio assistências à população vulnerável do município.
Viabilizar meios de proteção ao trabalhador da Assistência Social para o enfrentamento ao coronavírus.
Aprimoramento dos serviços que já eram oferecidos a população;
Ajustar e aprimorar os serviços oferecidos pela secretaria de assistência social o tantos para os trabalhadores do SUAS quanto para a população atendida pela secretaria de Assistência Social.
Divulgar e orientar os usuários acerca do cuidado e prevenção da transmissão do novo Coronavírus COVID-19.
O Período de execução do plano de contingencia será enquanto perdurar a situação de emergência em decorrência do COVID-19 no município.
Implementar meios de segurança no ambiente de trabalho da Assistência Social com orientações recebidas do Estado e da Federação, visando o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Cronograma
Físico:
04/2020 ate o fim da pandemia do COVID-19.
Financeiro:
Despesas ate a 07/2021 r$ 89.797,52
Orçamento:
Governo Federal
Governo Estadual
Recursos do Município
Beneficiários Diretos:
120 Crianças e Adolescentes
110 Idosos
Beneficiários Indiretos:
1084 famílias com prontuários no Centro Referencia de Assistencial Social e Centro Referencia Especial de Assistência Social.
Resultados:
A equipe técnica fez uma avaliação com as famílias atendidas, e todos se mostraram satisfeitos com as atividades remotas.