Banco de Projetos

Implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em CAPS AD

Ano / Edição: 2021
Município: Pinhais
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

A Reforma Psiquiátrica no Brasil foi um movimento histórico, com o objetivo de desconstruir as instituições nominadas de manicômios, bem como a desinstitucionalização do paciente portador de doença mental. Contudo surgiu a necessidade e responsabilidade do Enfermeiro em "reinventar" a forma do cuidado ao paciente, buscando introduzir novas formas de tratamento e cuidado, respeitando a singularidade do indivíduo, com abordagem no contexto biopsicossocial, e principalmente participar da reinserção do indivíduo na sociedade, com seus direitos como cidadão comum, adoecido e merecedor de cuidados como todos. No Município de Pinhais, estima-se abrigar 133.490 pessoas (IBGE, 2020), onde contempla uma Rede de Atenção Especializada em Saúde Mental, sendo 2 ( dois) CAPS - Álcool e Outras Drogas e CAPS TM e Ambulatório de Psiquiatria e Psicologia. Percebendo a demanda crescente de usuários da rede em busca de cuidados voltados a Saúde Mental, identificou-se a necessidade de implementar um plano de cuidados individualizado visando oportunizar a melhoria na sua condição de saúde, conhecer as necessidades de cada indivíduo e a partir dela
promover o cuidado em consonância com a ética, em busca da construção de uma melhor qualidade de vida e o resgate de sua cidadania.

Descrição

Este projeto contempla expor o trabalho do profissional Enfermeiro, baseado na aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, este sendo considerado uma ferramenta importante para a realização da assistência, utilizada para direcionar as ações, planejar o cuidado e entender os problemas de forma organizada, clara, embasada legalmente e que atende as necessidades da comunidade e as práticas assistenciais. Entende-se que para este trabalho acontecer, é necessário ocorrer a quebra do paradigma existente ao usuário portador de transtorno mental, onde a “cura” é substituída pela busca do melhor gerenciamento da vida. Os objetivos da intervenção visam ao alívio dos sintomas, à reabilitação psicossocial, ações focadas na promoção à saúde mental e saúde física, na prevenção de recaídas, sua autonomia e cidadania. A partir da implantação do Processo de Enfermagem, cabe ao enfermeiro conhecer às necessidades de cada indivíduo e a partir dela promover um melhor contato com a realidade, planejar a assistência, avaliar as condutas e o desenvolvimento do processo. Para a aplicação da SAE, contamos com o recurso do Prontuário Eletrônico, onde nos permitiu executar todos as fases do Processo de Enfermagem. Através da Consulta de Enfermagem, atualmente realizada pelo Enfermeiro do CAPS, pode-se executar as etapas iniciais do processo, sendo elas : entrevista / histórico de enfermagem e exame físico, onde se faz o levantamento dos problemas e necessidades do usuário. A partir daí, utilizamos o Sistema informatizado - IDS Saúde, que contempla atualmente a ferramenta CIPESC, onde permite a eleição dos Diagnósticos de Enfermagem e Intervenções/ Planos de Cuidados de enfermagem. A elegibilidade dos usuários inseridos na aplicação da SAE ocorreu conforme descrito em Instrução de Trabalho, e é de responsabilidade do Enfermeiro acompanhar a efetividade das intervenções, bem como a avaliação e implementação do cuidado. Todo o Processo é registrado em Prontuário Eletrônico, disponibilizado para visualização de toda a equipe multiprofissional. Este projeto não utilizou nenhum recurso, visto que se trata de organização do processo de trabalho.

Objetivos

Gerais:

- Identificar as necessidades humanas básicas do indivíduo e promover ações de cuidado;
- Promover a prevenção de recaídas e aceitação de seu transtorno mental, bem como o conhecimento de sua doença e enfrentamento às situações provocadas pelo transtorno;
- Assistir ao indivíduo, família e comunidade frente ao paradigma do paciente portador de transtorno mental.
- Organizar e monitorar as intervenções de enfermagem aplicadas aos usuários inseridos na SAE;
- Promover o auto cuidado e autonomia do paciente portador do transtorno mental.

Específicos:

Este projeto tem como principal objetivo estabelecer um plano de cuidados visando a promoção da saúde mental, possibilitando a reabilitação psicossocial, ao poder de contratualidade, resgatando sua capacidade de participar do universo nas trocas sociais, sua autonomia e sua cidadania.

Metas a atingir:

Como forma de aprimoramento da aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e qualificar o cuidado aos pacientes, utilizou-se o Catálogo da CIPE®, bem como o Subconjunto terminológico da CIPE® para o cuidado às pessoas portadores de transtornos mentais, construiu-se um material composto pelos principais diagnósticos e intervenções de enfermagem adequados a realidade do Município e a população que hoje utiliza os serviços de Saúde Mental. Estima-se a inclusão deste subconjunto terminológico à Saúde Mental em Prontuário Eletrônico por meio do IDS Saúde, a fim de ser utilizado como ferramenta ao Processo de Enfermagem.
Pretende-se estender a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e sua efetiva execução ao CAPS TM e ao Centro de Especialidades do Município.

Cronograma

Físico:

A implantação deste projeto teve seu início em Março / 2019, com a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos usuários inseridos em Tratamento em CAPS e elegidos neste período. Em Maio/2020, em virtude da Pandemia da COVID-19, implicou na necessidade de adequação da aplicação do processo de enfermagem aos usuários que mantiveram o acompanhamento ao tratamento, bem como os novos inseridos.
Projeta-se que ao final do segundo semestre de 2021, a ferramenta CIPE® Saúde Mental esteja habilitada para utilização em prontuário eletrônico do usuário e no primeiro semestre de 2022, a aplicação da SAE seja efetivamente estendida aos usuários do CAPS TM e Centro de Especialidades, após capacitação das equipes.

Financeiro:

Este projeto não necessitou de nenhum aporte financeiro extra, uma vez que os recursos necessários estão disponíveis em sistema informatizado por meio de Prontuário Eletrônico.

Orçamento:

Não se aplica

Beneficiários Diretos:

Aos Munícipes de Pinhais, dos quais buscam tratamento/acompanhamento nos Serviços Especializados em Saúde Mental no território.

Beneficiários Indiretos:

Este projeto é aplicado em todo o Município de Pinhais, com abrangência e benefício a toda população deste território, família e sociedade, uma vez que as intervenções aplicadas promovem a reabilitação psicossocial, reinserção do usuário na sociedade e resgate da cidadania.

Resultados:

A aplicabilidade do Processo de Enfermagem na prática assistencial proporcionou o favorecimento na construção de vínculos do usuário com relação à equipe organizadora de cuidados, em consequência uma adesão ao tratamento mais efetiva, com resultado positivo na autonomia ao tratamento e autocuidado. Quantitativamente pôde-se observar que dos pacientes inseridos em acompanhamento em CAPS e dos quais foram aplicados a SAE, 35% deles resultou em abandono do tratamento durante o acompanhamento; 35% evoluíram para alta melhorada e 28% mantiveram a adesão ao tratamento com efetiva evolução e melhora. Podemos mensurar que 63% dos pacientes inseridos no projeto evoluíram positivamente, seja por alta melhorada ou fortalecimento do vínculo, mantendo-se inseridos no tratamento.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos