SEMENTES DO AMANHÃ
Ano / Edição: 2021
Município: Mercedes
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Ao desenvolver ações coletivas que possibilitam o fortalecimento da intersetoralidade entre os serviços prestados no Município, em especial se tratando das pessoas atendidas junto a Secretaria Municipal de Assistência Social e na Secretaria Municipal de Saúde, busca-se dar maior autonomia e potencializar os seus participantes quanto a possibilidade de produção de alimentos, bem como da qualidade dos alimentos consumidos.
Transformar um terreno público, ocioso, em local de produção de alimentos, hortaliças, verduras e legumes, tem contemplado várias famílias no Município de Mercedes. A iniciativa foi planejada e colocada em prática, em conjunto, pela equipe do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS e Secretaria Municipal de Saúde.
Com recursos iniciais oriundos da Secretaria Municipal de Saúde, a partir do Programa de Saúde Mental, uma vez que a proposta inicial era atender usuários de ambas políticas públicas. Mas o projeto foi para além da proposta inicial.
“Sementes do Amanhã”, tem por objetivo atender famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioassistencial por meio de uma horta comunitária. Ressalta-se que todos os encaminhamentos, desde planejamento, implantação e envolvimento dos usuários no Projeto foram coordenados pela equipe do CRAS.
Assim, uma área de aproximadamente 170m², de propriedade do Município, situada ao lado do CRAS, bem próximo do Centro Municipal de Saúde e Academia da Saúde, no Centro da Cidade de Mercedes, foi o espaço planejado e adequado para a implantação da horta comunitária.
O Projeto “Sementes do Amanhã” surge, assim, como um meio de fortalecimento das boas práticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). De início, a partir do mapeamento das famílias, a equipe do CRAS em parceria com a Secretaria de Saúde, realizaram um levantamento de possíveis usuários participantes das oficinas e programas com disponibilidade em participar do projeto.
Para iniciar os trabalhos de implantação e manutenção da horta comunitária, foram inseridos três pessoas adultas, do sexo masculino, usuárias do atendimento socioassistencial. Estes integrantes voluntários, passaram a desenvolver uma escala de trabalho semanal, organizando os canteiros, adubando, realizando o plantio de sementes, mudas e a irrigação.
Dentro da escala temporal, os trabalhos efetivos, com a participação dos usuários, tiveram início no mês de abril de 2018, e além destes usuários que realizam a manutenção da horta e de suas famílias, que são beneficiárias diretamente, em torno de 300 famílias foram contempladas até o momento, sendo que indiretamente, em torno de 1.100 pessoas foram impactadas de alguma forma com a implantação do referido projeto.
Descrição
A implantação de uma horta comunitária no Município de Mercedes denominada de “Sementes do Amanhã” tem garantindo a inclusão social, a sustentabilidade e o fortalecimento de vínculos familiares.
A utilização de um espaço que encontrava-se ocioso, tornou-se um local voltado para atender as necessidades alimentar de famílias vulneráveis. Assim, a produção de hortaliças, verduras e legumes na horta comunitária garante os alimentos saudáveis e de qualidade para muitas famílias que dificilmente teriam acesso a estes alimentos sem a participação direta no projeto.
Além dos recursos financeiros nas ordem de R$ 15.000,00, proveniente do Ministério da Saúde, toda uma equipe técnica do CRAS, Secretaria Municipal de Saúde, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater, também estiveram de alguma forma envolvidos com o Projeto.
Para tanto, é visto que o projeto perpassa a intersetoralidade atendendo as famílias que de algum modo utilizam dos serviços disponibilizados. Sendo oportuno ressaltar que, o Município de Mercedes conta com uma população aproximada para o ano de 2021, de acordo com o IBGE, de 5.577 habitantes, sendo desta população em torno de 300 famílias atendidas diretamente com o Projeto até o momento.
Objetivos
Gerais:
Implantação de uma horta comunitária a partir da transformação de um espaço sem ocupação em local de produção de alimentos, atendendo famílias que se encontram de algum modo em atendimento socioasistencial.
Específicos:
Promover ações que gerem sustentabilidade e desenvolvimento social;
Atender famílias em vulnerabilidade social ofertando verduras e legumes produzidos na horta comunitária;
Produzir e disponibilizar alimentos de qualidade para os usuários enfocando a necessidade de hábitos saudáveis;
Promover a saúde e o bem estar social;
Fortalecer a formação dos vínculos familiares e comunitários;
Possibilitar um espaço onde se tenha um enfoque sobre o público masculino, tornando-o mais participativo nas atividades desenvolvidas pela intersetorialidade;
Desenvolver o cooperativismo entre os participantes do Projeto “Sementes do Amanhã”;
Metas a atingir:
Desenvolver o acolhimento, a inclusão social e o fortalecimento de vínculos comunitários dos integrantes que participam de atendimentos socioassitenciais;
Fazer com que o espaço da Horta Comunitária, por meio do Projeto denominado “Sementes do Amanhã”, torne-se um local de integração entre as pessoas, que ultrapasse somente a ideia do produzir alimentos e se torne um elo de integração entre os usuários com a comunidade local;
Despertar o cuidado com o todo, com as pessoas, com o meio ambiente, com a saúde, com o bem estar social.
Cronograma
Físico:
A tabela com o cronograma físico encontra-se em anexo.
Financeiro:
A tabela com o cronograma financeiro encontra-se em anexo.
Orçamento:
A tabela com o orçamento detalhado encontra-se em anexo.
Beneficiários Diretos:
Até o momento em torno de 300 famílias.
Beneficiários Indiretos:
Até o momento em torno de 1.100 pessoas.
Resultados:
Os resultados alcançados foram para além do que se esperava. A horta comunitária tornou-se um lugar de pertencimento dos participantes, assim como uma ferramenta, um instrumental da equipe técnica, rompendo com atendimento segmentado e descontextualizando situações de vulnerabilidade vivenciadas.
Uma vez que o trabalho social desenvolvido com os usuários inseridos no projeto tem permitindo identificar as suas necessidades e potencialidades dentro de uma perspectiva familiar.
A horta também se tornou um espaço de pesquisa, como um laboratório, sendo visitado pela comunidade, alunos da rede Municipal de Ensino e de Acadêmicos de Universidades.