Banco de Projetos

Atendimento de Psicologia Ampliada

Ano / Edição: 2021
Município: Pinhais
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

A partir de levantamento da fila de espera para atendimentos de Psicologia, foi observado um grande número de usuários 702, aguardando por atendimentos há mais de 01 ano. Também o grande número de reclamações dos usuários pela espera por atendimento. E a grande preocupação da gestão é que não tínhamos conhecimento das demandas dos usuários que aguardavam na fila, que poderia ser desde vítimas de violências a outras queixas corriqueiras. Daí a necessidade de mudança no processo de trabalho, para agilizar os atendimentos e dar oportunidade a todos que aguardavam.

Descrição

A alteração no fluxo dos atendimentos de psicologia se deu a partir do reconhecimento da necessidade de que o processo de psicoterapia não estava conseguindo atender a quantidade de demanda de serviços psicológicos que o município requeria. Até este momento o processo de psicoterapia era realizado com tempo indeterminado para o sujeito ter alta dos serviços e assim, não havia possibilidade de outros usuários serem atendidos.
As psicólogas vendo a grande demanda pelos serviços psicoterápicos reorganizaram a forma de triagem e desenvolvimento do processo terapêutico. A triagem é o mecanismo para entender qual a principal demanda levantada pelo sujeito e após esta etapa os casos são levados para discussão da equipe técnica, a qual avaliará em qual grupo o usuário se encaixa, de acordo com sua demanda, ou então se o atendimento será realizado de forma individual.
A Psicoterapia Breve consiste em atendimentos breves, focados na demanda principal do usuário e compreende até 12 encontros. Também é possível atender as crianças nesta modalidade utilizando a abordagem lúdica (através de brincadeiras). As crianças passam por 8 encontros e os pais são convidados a participarem dos 4 últimos encontros.
Já os grupos, compreende 8 encontros e os usuários são separados por demanda, sexo e faixa etária na intenção de promover um ambiente seguro e acolhedor para cada usuário.
Assim, os materiais envolvidos neste novo processo de atendimento psicológico estão dentro da prática da terapia lúdica com recursos que já estavam dispostos no orçamento da COGES assim como os profissionais que trabalham nos atendimentos. A diferença no tempo de resposta após esta reorganização foi perceptível na fila de espera que estava com 702 e em cinco meses (março a agosto) foi reduzida para 63 (91,02%).

Objetivos

Gerais:

Mudança no processo de trabalho;
Diminuir o quantitativo de usuários na fila;
Diminuir o tempo de espera para atendimento.

Específicos:

O nosso principal objetivo era conhecer as demandas da fila, através de triagem das profissionais e definir o melhor tratamento de forma ágil e eficaz e com isso diminuir o tempo de espera para tratamento de psicologia, através de psicoterapia breve, grupos focais e Ludoterapia.

Metas a atingir:

No início do projeto, diminuir para menos de 100 pacientes aguardando em fila de espera e após manter o tempo de espera para atendimento de 30 dias e usuário com priorização para menos de 15 dias.

Cronograma

Físico:

As triagens acontecem nas sextas-feiras pela manhã, onde são agendados 32 pacientes, 8 pacientes para cada profissional, que posteriormente é discutido e produzido o Projeto Terapêutico Singular onde é definido a modalidade de atendimento, que pode ser psicoterapia breve, grupos focais e Ludoterapia para as crianças.

Financeiro:

Este projeto não necessitou de nenhum aporte financeiro extra, somente o que já existia no departamento de Coordenadoria de Gestão (COGES) da Secretaria Municipal de Pinhais.

Orçamento:

Não se aplica

Beneficiários Diretos:

A mudança no processo de trabalho da psicologia, beneficiou diretamente os 702 usuários que se encontravam na fila de espera, pois com a mudança praticamente todos foram atendidos no prazo de 5 meses (março à agosto/2020), no final de agosto restavam na fila 63 usuários.

Beneficiários Indiretos:

A mudança no processo de trabalho da psicologia, causou impacto em todo o território do Município de Pinhais que abrange as 11 (onze) Unidades de Saúde da Família em um território total de 60,869 km² e população de cerca de 133.490 pessoas, pois o serviço é referência à toda a população. No presente momento estamos com tempo de espera na fila da marcação de consulta de 46 dias, devido a estar com uma psicóloga em home office, isto acaba refletindo nos atendimentos da profissional.

Resultados:

A fila de espera diminuiu drasticamente num curto espaço de tempo com este novo processo de atendimento. Desta forma, mais usuários tiveram acesso aos serviços psicológicos no município além de terem atendimento focal de acordo com sua queixa e demanda.
Os grupos terapêuticos se demonstraram um grande aliado para esta conquista pois com este método foi possível com que mais usuários tivessem acolhimento e tratamento psicoterapêutico concomitantemente.
Os pacientes aderiram bem a ideia de grupos os quais foram ajustados, também, dentro do contexto de pandemia.

Anexos

Banco de Projetos