Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Gestão Transparente

Ano / Edição: 2021
Município: Carambeí
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

As informações das áreas de maior interesse muitas vezes não estavam acessíveis de forma clara e objetiva, realidade esta que trazia dificuldade de gestão mais assertiva das áreas para o governo municipal e também não atendiam em sua totalidade as necessidades de acesso a informação, transparência e interesse da população.

Descrição

Projeto desenvolvido pelo departamento de informática da prefeitura de Carambeí/PR, com recursos próprios. Tem como objetivo disponibilizar informações das principais áreas do governo municipal para contribuir a gestão em tomada de decisão e entendimento da situação real.
Visa também trazer total transparência e acesso a informação para os cidadãos e outros interessados como por exemplo o Legislativo municipal.
Criado utilizando metodologias e ferramentas de Business Intelligence (BI), que através de painéis interativos (dashboards) com dados extraídos diretamente dos sistemas de informação do município e de diversas outras fontes de dados.
A partir deste projeto, qualquer cidadão terá acesso através de painéis digitais disponibilizados no saguão da prefeitura e no site e acompanhar de forma dinâmica através de gráficos as principais informações de forma simplificada em tempo real e atualizado.
Os gestores também contarão com painéis em seus departamentos específicos de suas áreas, e a prefeita possuirá todos os painéis em seu gabinete para tomada de decisão assertiva e estar sempre bem informada da situação atual de sua gestão.

Objetivos

Gerais:

Disponibilizar dados atualizados, estruturados e de forma clara para que haja transparência total das ações realizadas pelo poder executivo municipal, tanto para os gestores quanto para a população, com acesso presencial e também remoto.

Específicos:

Cada área do governo municipal possuirá um dashboard específico com dados extraídos diretamente dos sistemas de informação da prefeitura e órgãos relacionados, mostrando as principais informações das ações realizadas e indicadores com maior relevância para tomada de decisão, transparência e posição da realidade atual do órgão.
Serão disponibilizados painéis digitais instalados fisicamente no saguão da prefeitura municipal, no gabinete da prefeita e nos respectivos departamentos.
O acesso aos dashboards também pode ser feito através do site do município de forma digital e online, facilitando assim o acesso individual pelos munícipes, funcionários e gestores.

Metas a atingir:

Garantir transparência total das ações executadas para os gestores e população.
Dar ferramentas, informações de qualidade e atualizadas para a tomada de decisão dos gestores municipais
Implantar acesso online a todos os Dashboards implantados, implantar painéis digitais físicos no saguão da prefeitura municipal, gabinete da prefeita, departamentos e praça cívica.
Tornar o município de Carambeí Referência em transparência e gestão pública aliadas a tecnologia.

Cronograma

Físico:

Junho de 2021: Implantar e divulgar o acesso ao projeto através do site do município disponibilizando já os Dashboards de Compras e contratos, Folha de Pagamento, Vacinação COVID-19, Mapa de casos COVID-19.
Julho de 2021: Desenvolvimento e publicação dos Dashboards Transparência Saúde, Transparência Social.
Agosto de 2021: Desenvolvimento e publicação do Dashboard Transparência Educação.
Setembro de 2021: Desenvolvimento dos Dashboards Patrimônio e Obras públicas.
Outubro de 2021: Aquisição das telas para disponibilização física dos painéis no saguão da prefeitura e no gabinete da prefeita.
Novembro de 2021: Instalação e ativação dos painéis físicos.
2022: Levantamento de valores e viabilidade para disponibilização de um painel digital de grande porte na praça cívica com todos os Dashboards alternando automaticamente entre eles.

Financeiro:

2021 - R$ 22.400,00
2022 - R$ 50.000,00

Orçamento:

Aquisição de 16 Smart TVs: R$ 22.400,00
Aquisição e instalação de Painel Led 3m X 2m: R$ 50.000,00
Total de equipamentos: R$ 72.400,00

Beneficiários Diretos:

As áreas principais do governo municipal possuirão uma gestão muito melhor através dos dados disponibilizados pelo projeto.
Toda a população que hoje é de aproximadamente 24.000 habitantes terá a possibilidade de acesso às informações de forma simples e atualizadas.
A chefe do executivo municipal estará munida de ferramentas e informações precisas que colaborarão muito para as tomadas de decisão e para estar sempre muito bem informada da situação real das áreas e dos serviços prestados pela prefeitura municipal.

Beneficiários Indiretos:

Outros municípios poderão replicar o projeto Gestão Transparente da mesma maneira utilizando também o conhecimento compartilhado pelos usuários e técnicos da prefeitura de Carambeí/PR, trazendo assim os mesmos benefícios aos seus munícipes, gestores municipais e outros interessados.

Resultados:

Engajamento da população, vereadores e gestores públicos ao projeto em busca de informações de fácil acesso e transparência do governo municipal.
Tomada de decisão mais assertiva por parte dos órgãos municipais estando munidos de informações precisas e atualizadas.

Anexos

Banco de Projetos