Banco de Projetos

Projeto

Ano / Edição: 2021
Município: Tomazina
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Compreendemos que a realidade dos alunos são diversas, e que dentro de cada contexto, as crianças precisam ser enxergadas e incentivadas, o que só é possível através da participação efetiva das famílias na escola. Já ao ser convidado, o familiar ou cuidador percebe a sua importância, empolga-se em estar presente na escola, sente-se valorizado e, por outro lado a criança se sente segura, orgulhosa por estar sendo representada e disposta à mostrar à família bons resultados nos afazeres escolares.

Descrição

Envolve toda Rede Municipal da Educação, do maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental. A Escola convida alguém, importante na vida da criança, seja um familiar ou um amigo, para que marque um dia e um horário em que possa estar conversando com os colegas de turma da criança, fazendo a apresentação que melhor lhe agrade... Seja contando uma história; lendo um texto; cantando; ensinando uma receita culinária; fazendo uma oração; etc. O importante é a presença na escola de alguém que faça parte da vida da criança, que se sinta valorizado por estar na escola, que desperte orgulho na criança e que resulte num entusiasmo mútuo pela vida escolar, além da compreensão por todas as crianças das diversas realidades, incentivando empatia, solidariedade e respeito.

Objetivos

Gerais:

O objetivo é a integração de todos os alunos ao ambiente escolar, independente das realidades em que vivam. Possibilita que a escola tenha compreensão mais aprofundada da realidade de cada criança, viabilizando métodos mais específicos de aprendizagem, além de providências de ajuda, fora do ambiente escolar. A criança tem a percepção de que, mesmo com fragilidades, mesmo sem a presença da mãe, do pai ou fazendo parte de uma família que não se enquadre aos moldes tradicionais, a sua realidade tem valores que podem ser despertados, há motivos para se orgulhar e razões para ter entusiasmo em evoluir na vida escolar. Do mesmo modo, o familiar ou amigo, presente na escola, sente-se valorizado, incentivado e disposto à colaborar com a vida escolar da criança. Ainda, as outras crianças aprendem à respeitar as diferenças e serem solidárias umas com as outras. Todo esse contexto, sem dúvidas, reflete positivamente no rendimento escolar de todos os alunos, além da união que enseja no núcleo familiar.

Específicos:

A visita escolar do familiar ou amigo, ou seja, de quem tem papel importante na vida da criança, objetiva, mais especificamente, que a criança se sinta integrada e feliz com sua realidade, mesmo que não faça parte de uma estrutura familiar nos moldes convencionais, o que diretamente, leva ao melhor rendimento escolar.

Metas a atingir:

A participação cada vez mais efetiva das famílias nas escolas, dentro das diferentes realidades, com a conscientização da importância e valorização das famílias junto às escolas.

Cronograma

Físico:

Projeto sem custo financeiro.

Financeiro:

Sem retorno financeiro.

Orçamento:

R$ 0,00

Beneficiários Diretos:

Os alunos e seus familiares, independente das fragilidades existentes no contexto familiar e da formação e estrutura de cada família, repercutindo, diretamente, no melhor rendimento escolar.

Beneficiários Indiretos:

Toda a sociedade, através da conscientização da importância das famílias junto às escolas, independente de vínculo sanguíneo, estrutura ou formação, despertando o respeito às diferenças e a empatia com as condições alheias.

Resultados:

O resultado é a conscientização do familiar ou amigo da sua importância na vida da criança, sentindo-se valorizado e o conforto da criança ao se sentir representada e amparada. A presença do familiar ou amigo na escola proporciona o despertar do orgulho mútuo, incentiva o respeito e empatia de todas as crianças diante das diferentes realidades, noções que acabam abrangendo toda a sociedade.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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