Banco de Projetos

Live do Meio Dia

Ano / Edição: 2021
Município: Marialva
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

A pandemia impôs um desafio particularmente difícil: levar a informação frequente e certeira sobre um vírus novo e os cuidados para evitar a contaminação. Em meio a informações desencontradas, a imprensa oficial cumpre um papel fundamental na difusão de medidas não farmacológicas para a contenção do contágio, bem como na divulgação de informações em tempo real sobre o ritmo de contágio, ocupação de leitos e atendimentos no Pronto Atendimento. Reconhecendo esta carência, a Comunicação Social do Município viu a importância de criar um canal (as lives) com potencial de beneficiar diretamente pelo Facebook os 18.495 seguidores, mas indiretamente (devido à possibilidade de difusão destas informações entre os próprios populares) a toda a população de Marialva: 35.804, de acordo com o IBGE.

Descrição

Foram até o momento desta inscrição 150 lives realizadas via Facebook, sendo 89 em 2020 e 61 em 2021. Parte deste número foi retransmitido também via YouTube, e parte via Instagram, mas todas foram transmitidas originalmente pelo Facebook (https://www.facebook.com/PrefeituraMarialva). Considerando o alto número de visualizações e considerando que o Facebook institucional da Prefeitura tem como seguidores aproximadamente 50% da população do município (18.495 ao todo), considerou-se que as informações ali difundidas teriam potencial de ser difundidas indiretamente para toda a população, que segundo o IBGE em 2020 era de 35.804.

Inicialmente as lives eram diárias, de domingo a domingo, posteriormente sendo diminuída a frequência para três vezes por semana e, quando a pandemia voltou a se intensificar, novamente se tornou diária e, hoje, está com a frequência de três vezes por semana de novo. A flutuação da frequência acompanha a flutuação da intensidade da pandemia. Chegamos a 449,509 visualizações em 2020 e 196,231 visualizações em 2021.

Em todas as lives, enquanto o apresentador (que por vezes era o prefeito, Victor Celso Martini, e outras vezes, em sua impossibilidade, era o diretor de Comunicação Social, Osvaldo Sigles Jr.) compartilhava os conteúdos considerados relevantes pela equipe, essa mesma equipe respondia em tempo real as perguntas que a população fazia por meio dos comentários na rede social. Algumas perguntas eram repassadas ao apresentador, que as respondia no próprio andamento da transmissão.

Diversas vezes a Live contou com a participação especial de médicos, enfermeiros, psicólogos, secretário de Saúde, secretária de Educação, secretário de Finanças e outros técnicos de diversas áreas que orientaram a população.

É uma Live educativa e informativa.

Objetivos

Gerais:

Preencher uma carência de informações relevantes e confiáveis num cenário de pandemia de uma doença nova e num contexto de informações desencontradas.

Específicos:

Permitir que, de posse de informações corretas e checáveis, a população pudesse lidar melhor com a pandemia, cuidando-se melhor, defendendo-se melhor, conhecendo e cumprindo com os cuidados sanitários não-farmacológicos, tais como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, entre outras possibilidades de influência positiva da administração pública em relação aos cidadãos.

Metas a atingir:

Aumento do número de pessoas com conhecimento real do que era a pandemia e das formas de contágio e de se evitar o mesmo (atingimento de no mínimo 50% da população, podendo chegar ao máximo de 100% por via indireta); indiretamente, diminuir o contágio por meio da informação e consequente adoção dos cuidados sanitários por parte das pessoas; indiretamente diminuir a ocupação de leitos via diminuição de contágio.

Cronograma

Físico:

As execuções eram imediatas, ocorrendo a apresentação da Live todos os dias, no período mais agudo da pandemia e posteriormente três vezes na semana.

Financeiro:

Aproximadamente R$ 50.000,00 na aquisição de equipamentos, pessoal, internet, energia e afins.

Orçamento:

Aquisição de equipamentos e materiais: R$ 29.000,00
Internet, energia e afins: R$ 1000,00.
Pessoal: R$ 20.000,00.

Beneficiários Diretos:

Considerando o alto número de visualizações e considerando que o Facebook institucional da Prefeitura tem como seguidores aproximadamente 50% da população do município (18.495 ao todo), considerou-se que as informações ali difundidas teriam potencial de ser difundidas indiretamente para toda a população, que segundo o IBGE em 2020 era de 35.804.

Beneficiários Indiretos:

Considerando o alto número de visualizações e considerando que o Facebook institucional da Prefeitura tem como seguidores aproximadamente 50% da população do município (18.495 ao todo), considerou-se que as informações ali difundidas teriam potencial de ser difundidas indiretamente para toda a população, que segundo o IBGE em 2020 era de 35.804.

Resultados:

Média de visualizações por live: 4.300;
Estimativa de pessoas distintas moradoras de Marialva que assistiram às lives: 18.000.

Anexos

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