Banco de Projetos

Convivência Remota - Fortalecendo Vínculos na Pandemia

Ano / Edição: 2021
Município: Colombo
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Durante a pandemia, uma boa parte dos espaços de convivência e integração das famílias, como escolas, locais de práticas esportivas coletivas e espaços de convivência, tiveram suas atividades parcial ou completamente suspensas, fazendo com que muitas pessoas acabassem se encontrando em cenário de isolamento, distante de suas principais fontes de informação confiáveis, ou ainda, afastadas dos principais momentos de formação e exercício de sua identidade, causando um déficit social imensurável e com sérios danos ao desenvolvimento da vida coletiva, da convivência harmoniosa e aos vínculos comunitários e familiares, sobre tudo das famílias mais vulneráveis.

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Colombo, então vinculados 1367 beneficiários, integrantes de mais de 1100 famílias.

Descrição

Para possibilitar o cumprimento das atribuições do SCFV no período pandêmico, foram desenvolvidas estratégias que apesar de viáveis dentro das condicionalidades sanitárias que a situação exige, não deixassem de possuir o caráter afetivo, pessoal e comunitário, entre outras características especificamente importantes dos atendimentos prestados nesses espaços, afim de estimular o sentimento de pertencimento dos beneficiários, assim como seguir estreitando os laços da comunidade com a política pública, promovendo o importante acompanhamento e monitoramento das famílias mais vulneráveis do município.

A primeira etapa, foi a realização de uma pesquisa com os beneficiários do serviço para identificar as peculiaridades e características das famílias e seus respectivos territórios , seus interesses, hábitos e necessidades. Um processo orgânico, onde as equipes nos equipamentos entraram em contato com as famílias uma a uma via telefone, de maneira amigável e acolhedora, iniciando o preenchimento de fichas de perfil de cada usuário.

A pesquisa incluiu a captação de informações a cerca dos hábitos de mídia e acesso a equipamentos eletrônicos e ferramentas digitais, afim de identificar quais seriam as formas de comunicação mais pertinentes para iniciar um trabalho continuado de acompanhamento das famílias de maneira remota. Evidente que ao pensarmos em uma ação que permeia por esses meios é necessário levar em consideração a realidade de exclusão digital existente, sobre tudo entre as famílias de maior vulnerabilidade social, porém, pesquisas apontam que atualmente, na maior parte dos lares, essa exclusão transformou-se em uma limitação não relacionada ao acesso à internet em si, mais a disponibilidade de dados para conteúdos muito pesados ou que exigem grande velocidade. Essa também foi a realidade encontrada em grande parte dos lares atendidos pelo SCFV no município de Colombo, identificamos que quase todas as famílias a ferramenta digital mais acessível e utilizada é o aplicativo de troca de mensagens "whatsapp".

Iniciamos um processo de produção de materiais audiovisuais, com abordagem e linguagem popular, que fossem capazes de transmitir o calor afetivo da convivência dentro do modelo presencial, envolvendo todos os profissionais que estariam cotidianamente em contato com os beneficiários, assim como fazendo referencia as praticas tradicionais do Serviço. Todos os materiais foram idealizados e comprimidos, para serem compartilháveis pela plataforma whatsapp, em grupos organizados por equipamento com os beneficiários, nos quais eles podem interagir e compartilhar vivências, mediados pelos educadores e gestores. Entre eles estão materiais periódicos como:

-Vídeos com dicas de saúde e bem estar, produzidos com a médica e a nutricionista;
-Vídeos abordando datas comemorativas que sempre são trabalhadas no modo presencial;
-Vídeos de ginástica e exercícios para idosos;
-Vídeos tutoriais de danças urbanas para crianças e adolescentes;
-Vídeos socioeducativos com linguagem lúdica e teatral.
-Informativos a cerca de acontecimentos pertinentes no município.
-Vídeos socioeducativos envolvendo educadores do serviço.

No segundo semestre, estão programados novos conteúdos digitais, como:

- Vídeos com conteúdo para promover habilidades ligadas ao universo profissional e acadêmico;
- Materiais com participação dos beneficiários promovendo o protagonismo, a valorização e identificação das potencialidade;
- Materiais com dicas de reaproveitamento de alimentos em formato de programa de culinária;
-Vídeos com histórias narradas e interpretadas para crianças;

Ver e ouvir os protagonistas e profissionais do serviço, mesmo a distância, exerce um papel fundamental na manutenção dos vínculos e no desenvolvimento do sentimento de pertencimento necessário para o tipo de atendimento o qual o serviço promove, no entanto, não seria suficiente para o verdadeiro aquecimento do vínculos e das articulações as quais estamos propondo.

Atendimentos com a Médica e a Nutricionista do serviço, passaram a ser disponibilizados em formatos como videochamadas e telefone, garantido o direito a saúde de maneira acessível e segura.

Em complemento aos materiais audiovisuais que passaram a ser disparados e os atendimentos disponibilizados, procuramos uma alternativa para que os recursos que o Serviço recebe para atender a população, chegassem até ela. Então, criamos uma entrega quinzenal de alimentos, sistematicamente organizada para seguir com as medidas de prevenção a pandemia, que passaria também a ser um momento de sociabilização planejada para entregar a identidade acolhedora e emponderadora do serviço.

Em nossas primeiras entregas agendadas por horário com as famílias para evitar aglomerações, passaram a ser entregues:
- 1 Bandeja de Ovos
- 1 Pão do Vínculo (nos serviços que atendem crianças e adolescentes) - pão caseiro feito artesanalmente pela equipe do serviço, tradicionalmente servido pelo menos uma vez por semana no lanche no formato presencial.
- 1 Kit vínculo - atividades desenvolvidas pelos educadores para trabalhar os eixos e temáticas do serviços de acordo com o público e materiais pedagógicos ou de artesanato, atividade que era amplamente praticada pelos beneficiários nos equipamentos.

Para trazer a atmosfera acolhedora e referenciar o cotidiano presencial dos equipamentos, são pensadas abordagens temáticas para as entregas.
De acordo com as datas comemorativas e o período do ano, estão sendo criadas decorações, lembrancinhas, mensagens e brindes relacionados. No período de festas juninas por exemplo, onde bailes e festas ocorriam por todo o serviço, ao ir retirar seu kit, o beneficiário encontra a decoração com bandeirinhas coloridas, música de quadrilha, educadores caracterizados , alguns jogos especialmente pensados para seguir com as medidas de prevenção e ainda leva para a casa, além do seu kit tradicional, arroz doce, canjica, pipoca e doce de amendoim, devidamente embalados para viagem. Assim como nesse caso, foram pensadas ações específicas para períodos onde há datas pertinentes ao serviço, como o dia das mães, dia do amigo, dia dos avós, dia da mulher, entre outras.

Os elementos que são entregues, estão sujeitos a alteração de acordo com os recursos disponíveis. Kits com alimentos não perecíveis, verduras, hortaliças e frutas, possivelmente poderão vir a substituir ou complementar pães e ovos. O objetivo é sempre manter esses espaços abertos para que possamos cumprir com as atribuições da política e assistir com qualidade afetiva nossa comunidade.

De acordo com a realidade latente, trazida diariamente pelas famílias nos contatos telefônicos, por "whatsapp" ou ainda nos breves espaços de convivência que são promovidos, conquistamos a confiança dos indivíduos da comunidade, o que nos permite definir novas temáticas a serem trabalhadas, assim como identificar demandas dos populares e fazer encaminhamentos necessários a outros departamentos como CAPS, CRAS, CREAS, Unidades de Saúde, Conselho Tutelar, Defesa Civil, entre outros, atuando como importante braço da rede de proteção e garantia de direitos do município.

Objetivos

Gerais:

Possibilitar que mesmo diante da situação pandêmica e mantendo as medidas de prevenção, possamos oferecer às famílias vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pelo CRAS, experiências capazes de auxilia-las na superação de suas vulnerabilidades , através das articulações com a comunidade, dos espaços de empoderamento dos indivíduos, de atividades que impulsionem a qualidade de vida, do monitoramento e manutenção dos vínculos familiares, da convivência, do desenvolvimento de habilidades diversas, de recursos alimentares e da formação cidadã e do acesso a informação de qualidade a cerca das políticas públicas e direitos, assim como garantir, que os recursos destinados a população com esses fins, possam cumprir sua atribuição mesmo não existindo as atividades presenciais.

Específicos:

- Manter fortes os vínculos comunitários das famílias em relação aos equipamentos do SCFV;
-Criar um canal de comunicação eficiente e acessível do SCFV com os beneficiários;
-Possibilitar o acompanhamento e monitoramento das famílias vulneráveis atendidas pelo SCFV e pelo CRAS;
-Fomentar espaços de desenvolvimento da identidade e protagonismo de crianças e adolescentes, assim como de sua formação cidadã;
-Combater o isolamento social, sobre tudo de idosos, durante o período de pandemia;
-Promover acesso a informações seguras e de qualidade, que possam promover qualidade de vida e garantia de direito;
-Auxiliar na manutenção da segurança alimentar das famílias;
-Identificar demandas sociais específicas das famílias.

Metas a atingir:

-Atingir ao menos 700 famílias com mais de 100 materiais informativos e vídeos sociopedagógicos;
-Realizar ao menos 10.000 entregas de atividades sociopedagógicas e alimentos;
-Assistir e monitorar mais de 700 famílias vinculadas as SCFV, mesmo com as atividades presenciais suspensas.

Cronograma

Físico:

1ª Etapa –Pesquisa de perfil dos usuários e equipamentos; 2ª Etapa – criação dos grupos de whatsapp dos equipamentos e a inserção dos beneficiários; 3ª Etapa Início da produção e disparo dos vídeos e materiais socioeducativos nos grupos de whatsapp dos equipamentos; 4ª Etapa – Início das entregas temáticas dos kits e alimentação nos equipamentos do SCFV; 5ª Etapa- Acompanhamento das famílias e Identificação, documentação e encaminhamento em relação a suas demandas.

Financeiro:

O projeto Convivência remota - Fortalecendo Vínculos na Pandemia utilizou os recursos já destinados aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Eventuais despesas foram absorvidas pelo orçamento municipal.

Orçamento:

O projeto Convivência remota - Fortalecendo Vínculos na Pandemia utilizou os recursos já destinados aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Eventuais despesas foram absorvidas pelo orçamento municipal.

Beneficiários Diretos:

As ações de convivência remota, abrangem diretamente todos os cidadãos colombenses, vinculados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município.

Beneficiários Indiretos:

São beneficiários indiretos desse projeto, todos os integrantes das famílias dos cidadãos colombenses, vinculados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município, que são assistidos através desse benficiário.

Resultados:

Mais de 2000 pães, 5000 bandejas de ovos e 5000 kits de materiais sociopedagógicos incluindo materiais para confecção de artesanato foram entregues a mais de 1000 famílias desde o início do projeto.

Anexos

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