Mãos Amigas
Ano / Edição: 2021
Município: Nova Tebas
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
O presente projeto é desenvolvido no âmbito de uma escola rural que atende educação infantil e ensino fundamental com total de 63 alunos, sendo que a comunidade não conta com outro espaço recreativo que estimule o desenvolvimento das crianças, por intermédio de brincadeiras dirigidas ou não, elas necessitam de estímulos constantes, para que tenham êxito no processo de desenvolvimento.
Descrição
O presente projeto se deu inicio no mês da abril de 2020 com a busca de parceiros entre funcionários e a comunidade e o poder público municipal para análise do espaço disponível e planejamento das ações.
Posteriormente, já com a ações definidas se deu inicio a busca e recolhimento de materiais provenientes de donativos como as madeiras, pneus velhos para estruturar os brinquedos, parafusos, eternites, cordas e tintas.
Foi realizado uma divisão dos trabalhos entre os envolvidos, em processo voluntário, onde iniciava as escavações e preparação das madeiras e outros materiais que se fizeram necessários para a edificação dos brinquedos. Todo o trabalho foi acompanhado e dirigido pela coordenadora da instituição a senhora Claudinéia Ciombalo de Campos.
Os brinquedos criados com a ajuda da comunidade servirá de apoio aos trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos professores da instituição, tornando atividades mais lúdicas melhorando contribuindo para um desenvolvimento amplo e significativo do potencial dos educandos. Os brinquedos estão disponibilizados a todas as crianças da comunidade que frequentam a Educação infantil e o Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola municipal do Campo São Vicente de Paula.
O parquinho conta com uma casinha suspensa com acesso por escada em madeira , escada em corda e um escorregador. Uma casinha de bonecas, com mobilha rustica, piso em areia, quadro negro para expressões das crianças com escritas ou desenhos. Um circuito psicomotor com atividades diversas. Três gangorras em madeira e um balanço compartilhado.
Objetivos
Gerais:
Construção do parque infantil;
Acolher e oportunizar todas as crianças em um espaço, onde através da ludicidade elas possam aprender, brincar e desenvolver a empatia e os limites.
Específicos:
Assegurar os direitos da aprendizagem e desenvolvimento da criança;
Ajudar no trabalho dos profissionais de educação, no processo pedagógico com crianças que possui ou não dificuldade de aprendizagem;
Compreender a importância de saber a maneira correta de trabalhar a práxis coerente com a criança e suas fases de desenvolvimento;
Compreender como se dá o trabalho pedagógico nessa etapa de ensino, através de brincadeiras e estímulos;
Contar com a participação da comunidade, acreditando no potencial de cada indivíduo, contribuindo para uma sociedade justa e plena.
Metas a atingir:
Com esse projeto pode-se compreender como se dá o trabalho pedagógico para o desenvolvimento da criança. Os professores estão trabalhando dentro do possível, de maneira individualizada, podendo assim, observar e detectar qualquer dificuldade que a criança venha a apresentar, fazendo pequenas intervenções quando necessário.
Cronograma
Físico:
O projeto começou a ser desenvolvido no mês de abril e terminou no mês de novembro, já foi inaugurado na sequência.
Financeiro:
A maior parte dos materiais envolvidos nesse projeto foi através de doações da própria comunidade, os parafusos e tintas para o acabamento foi cedido pela Prefeitura Municipal.
Orçamento:
O projeto contou com a colaboração em serviço e financeiro, sendo que a Prefeitura doou 1.424,70 e a Secretaria municipal de Educação doou 581,45, a comunidade e funcionários doaram 2.013,85 reais. Foram comprados com esse montante de 4.020,00, areia, manilha. corda, parafusos, tinta. Também foi recebido de doações pneus usados, a mão de obra foram os motoristas e colaboradores da comunidade, tudo monitorado pela Coordenadora Claudineia Ciombalo de Campos.
Beneficiários Diretos:
Professores e alunos.
Beneficiários Indiretos:
Comunidade
Resultados:
O projeto foi realizado pensando no desenvolvimento das crianças , sabendo da importância das brincadeiras na vida escolar das mesmas, porém, a comunidade é pequena e as crianças poderão usar esse espaço para laser, não deixando de ser um grande incentivo ao aprendizado.