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Certificado de Reconhecimento

CIDADANIA PARA TODOS- CRAS ITINERANTE

Ano / Edição: 2021
Município: Apucarana
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Apucarana possui quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para atendimento da Proteção Social Básica da população em situação de vulnerabilidade social. De janeiro de 2020 a janeiro de 2021, foram cadastradas em torno de 15.700 novas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais, no município, através do trabalho dos CRAS, possibilitando o acesso das famílias que se enquadram nos critérios aos benefícios sociais. O município de Apucarana possui população de 120.884 habitantes (Censo 2010), sendo 114.104 habitantes correspondendo à população urbana, e 6.780 habitantes a população rural. O município possui 04 distritos, e 04 patrimônios. Embora os CRAS estejam estrategicamente localizados, foi diagnosticada a necessidade de levar o serviço até a população localizada nos bairros mais distantes dos CRAS e nas regiões rurais.

Descrição

O trabalho consiste no deslocamento de parte da equipe permanente dos CRAS, constituída por assistentes sociais, psicólogos e assistentes administrativos, para pontos localizados nas regiões mais afastadas, dos CRAS, e também nos distritos da cidade.
O trabalho é realizado em espaços já implantados nessas localidades, como escolas e UBSs, no intuito de oferecer o serviço de maneira adequada, com os recursos necessários, para um atendimento com a mesma qualidade que é ofertada no CRAS. Alguns atendimentos são realizados em domicílio, com o deslocamento da equipe até a casa do usuário, quando o local é de difícil acesso.
São realizados, semanalmente, atendimentos sociais agendados previamente, através de contato telefônico do usuário com o CRAS. Essa medida visa à proteção dos usuários, e dos trabalhadores, levando-se em consideração a preocupação com as medidas de contenção do vírus causador da Covid-19. Por entendermos se tratar de um momento delicado de enfrentamento da doença.
Os atendimentos oferecidos pelo CRAS itinerante são:
- Avaliações sociais para concessão de cestas básicas, que são levadas até a localidade, pela equipe, para serem entregues aos usuários no momento do atendimento. Assim, o usuário em situação de privação de alimentos, não necessita aguardar, dada a urgência e gravidade da situação, sendo atendido imediatamente em sua vulnerabilidade;
- Encaminhamentos para gratuidade na obtenção de documentos como RG, e segunda via de certidões de nascimento e casamento, favorecendo o acesso à documentação e conseqüente valorização de sua cidadania;
- Orientações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), para pessoas idosas e deficientes, em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes, desconhecem serem portadoras do direito a um salário mínimo mensal;
- Orientação sobre o Programa Bolsa Família, inscrição e atualização do Cadastro Único, possibilitando a inserção desses usuários nos programas e benefícios sociais;
- Orientações e inserção no Programa Tarifa Social, que reduz consideravelmente o valor das tarifas de água, e energia elétrica, para pessoas em situação de vulnerabilidade social;
- Inserção no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que é o principal serviço oferecido pelo CRAS, e que consiste no acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social. (MDS, 2015).
- Até o início da pandemia de Covid-19, eram realizados grupos socioeducativos, oficinas e outros serviços com escopo de fortalecer os vínculos comunitários. A intenção é que na medida em que for controlada a transmissão da doença, esse trabalho, tão importante, seja retomado.
De janeiro de 2020 a janeiro de 2021 foram realizados em média 600 atendimentos que beneficiaram em torno de 300 famílias.

Objetivos

Gerais:

Levar atendimento social às famílias em situação de vulnerabilidade social, nas regiões mais afastadas dos CRAS e nas regiões rurais, a fim de garantir os direitos sociais dessa população.

Específicos:

- Promover o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social às políticas públicas;
- Possibilitar a inserção das famílias em situação de vulnerabilidade social nos Programas Sociais;
- Orientar as famílias em situação de vulnerabilidade social sobre seus direitos sociais.

Metas a atingir:

Pretende-se que o atendimento alcance a totalidade da população rural, e urbana das localidades mais afastadas do CRAS, que se encontra em situação de vulnerabilidade, bem como permanecer com o acompanhamento das famílias já atendidas, e identificadas como público do PAIF.

Cronograma

Físico:

São utilizados um veículo VAN, espaço físico das UBSs e colégios, situados nas regiões de atendimento, e profissionais dos CRAS.

Financeiro:

Os profissionais que executam o projeto são do quadro próprio do município, dessa forma, não há gasto extra com pessoal. No período de 12 meses foi empregado recurso de R$44.400,00 em cestas básicas. As despesas com combustível para o veículo utilizado estão dentro do previsto no orçamento de gastos da Secretaria de Assistência Social, por ser de uso comum.

Orçamento:

Os custos do projeto estão previstos nas despesas da Secretaria de Assistência Social, por se tratar de uma extensão dos serviços. Dessa forma, o projeto tem bom custo/benefício.

Beneficiários Diretos:

Famílias em situação de vulnerabilidade social residentes em localidades afastadas dos CRAS.

Beneficiários Indiretos:

Toda a comunidade local de cada área atendida.

Resultados:

Os resultados esperados são o acesso da população que possui direito, aos programas e serviços sociais, com a perspectiva de superação da vulnerabilidade social. No período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021 foram realizados em média 600 atendimentos que beneficiaram em torno de 300 famílias.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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