Banco de Projetos

ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Ano / Edição: 2021
Município: Apucarana
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Em 2020, a Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (AME), que adota o ensino em tempo integral, foi surpreendida, assim como outros segmentos da sociedade mundial, pelo inesperado: a suspensão repentina das aulas presenciais. Sob a responsabilidade de garantir os direitos de aprendizagem aos seus, aproximadamente, 12 mil alunos que frequentam os 24 Centros Municipais de Educação Infantil e 35 Escolas Municipais, a Autarquia verificou a necessidade de desenvolver alternativas para assegurar aos estudantes da rede a continuidade do ensino, contemplando nesse momento atípico, a oportunidade de continuidade do processo ensino-aprendizagem. A principal iniciativa foi envolver os profissionais da educação e as famílias no processo, de modo a manter o equilíbrio emocional para que nenhum estudante em situação de vulnerabilidade social, familiar ou cognitiva, viesse a sofrer algum tipo de prejuízo educacional. Nesse contexto, um dos desafios foi encontrar um caminho que proporcionasse equidade aos discentes e capacitação aos professores, em tempo recorde.

Descrição

Em março de 2020 foi realizada a adesão da AME ao Programa “Google for Education”. Essa ação fornece aos alunos e equipes pedagógicas uma conta de e-mail institucional para acesso ao “Google Sala de Aula”. Foram criadas turmas virtuais para inserção dos estudantes, totalizando cerca de 13 mil contas ativadas.
O projeto inclui todos os educadores das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil no planejamento de videoaulas, formulários e materiais didáticos a serem disponibilizados por meio da plataforma “Google Sala de Aula” aos alunos, contemplando os componentes e conteúdos presentes no Referencial Curricular do Paraná. A organização para o desenvolvimento desse trabalho é fruto do empenho de todos os profissionais da AME.
Desde a implantação dessa forma de ensino, foi essencial orientar os familiares quanto ao acesso à plataforma digital, acompanhando-os individualmente para que pudessem esclarecer as dúvidas dos educandos.
As videoaulas são ofertadas na plataforma por meio do Youtube. As atividades, utilizando essa ferramenta, foram realizadas por cerca de 76% dos alunos em 2020 e são realizadas por 82% em 2021. Para atender 100% dos estudantes, a Autarquia ainda disponibilizou, em 2020, a transmissão pela TV e, no caso daqueles que não apresentassem condições financeiras ou residissem em áreas com dificuldades de conexão à plataforma, foi ofertada a descrição da videoaula para que a escola fizesse a impressão do material e fosse entregue às famílias. Também foram oferecidos materiais adaptados aos alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
Ao final do ano de 2020 houve a adesão ao “Continuum Curricular” e, no início de 2021, foi aplicada uma Avaliação Diagnóstica do 1º ao 5º ano visando identificar possíveis defasagens na aprendizagem. A partir do resultado, consignou-se um plano pedagógico individualizado com a disponibilização de atividades de reforço referentes à retomada dos conteúdos essenciais de 2020.
Para intensificar a aquisição dos conhecimentos inerentes à Língua Portuguesa e Matemática foram propostas atividades de fixação de conteúdos das videoaulas desses componentes.
Quanto à entrega do material impresso e/ou outros recursos didáticos nas instituições, foi elaborado um cronograma seguindo todos os protocolos de prevenção do contágio da COVID-19. As famílias com impossibilidade de retirar as atividades na escola recebem o material em casa.
Por meio de grupos do aplicativo "WhatsApp", compostos pelos pais ou responsáveis pelos alunos de cada turma , o professor dentro do seu horário de trabalho, faz o suporte encaminhando orientações, tutoriais de instruções, agenda encontros pelo “Meet” ou videochamadas individuais, com o intuito de consolidar os conteúdos concernentes às aulas.
A equipe diretiva e os professores acompanham a realização das atividades, feitas pelos alunos que são devolvidas diariamente para a escola por meio da plataforma.
Os responsáveis são orientados a enviar fotos dessas atividades para que o professor analise-as e tenha condições de avaliar se o aluno compreendeu ou não a proposta, orientando-o caso seja necessário refazê-las com apontamentos pertinentes, incentivos e elogios no sentido de motivá-lo. Caso o aluno esteja realizando as atividades impressas, a entrega é agendada, o professor faz as correções e dá um retorno aos alunos por meio do contato com a família.
No decorrer do ano letivo acontecem avaliações mensais e bimestrais, bem como sondagens, por meio de formulários online e outras atividades na plataforma. Toda orientação quanto aos registros e utilização das mídias digitais pelos professores é feita pela equipe pedagógica da Autarquia Municipal de Educação.
Cabe às equipes diretivas das escolas procurar conscientizar os familiares que negligenciam o direito da criança à educação quanto aos deveres que possuem como responsáveis dos educandos.
Outra medida de grande importância para a efetivação desse processo é estabelecer uma rede de comunicação entre famílias, instituições de ensino e Autarquia Municipal de Educação. É imprescindível que cada instituição ouça a comunidade por meio da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e Conselho Escolar, para que as tomadas de decisões possam trazer resultados significativos. Além disso, precisa estar atenta às novas deliberações para organizar, juntamente com o comitê de retorno às aulas presenciais, o calendário escolar de retorno.
Sabe-se que, quando as aulas retornarem, muitos alunos apresentarão condições psicológicas diversas devido às consequências do período de pandemia. Por isso, a equipe do Centro de Apoio Multiprofissional Escolar (CAME) está pronta a orientar, não apenas nesse momento de suspensão de aulas, mas, principalmente, no retorno das aulas presenciais, por meio do serviço de psicologia.
Nesse sentido, os estudantes devem ser avaliados integralmente e as instituições são orientadas a observar qualquer situação de risco ou necessidade específica e encaminhá-los aos órgãos competentes.
A Autarquia Municipal de Educação de Apucarana recebeu convites para expor suas estratégias pedagógicas em diversos encontros online sobre a Educação em Tempos de Pandemia, tendo o privilégio de ser reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho pedagógico, apresentando suas experiências na Conferência Internacional de Educação, em videoconferência sobre Gestão dos Recursos no Fórum Ordinário da UNDIME- SC, entre outros eventos.
Outra atitude que está trazendo benefícios aos discentes e seus responsáveis é a continuidade da parceria entre a Autarquia de Educação e a agricultura familiar local, com o fornecimento periódico de alimentos de boa qualidade que são entregues às famílias, que geram renda aos produtores apucaranenses e nutrição aos estudantes.
Como o projeto está em andamento, apresentamos resultados parciais sobre o desenvolvimento e a aplicação de uma modalidade de ensino remoto envolvendo toda a equipe pedagógica da rede. Enfrentamos certas dificuldades em relação ao acesso dos estudantes à internet e a participação da família no processo de ensino-aprendizagem. O crescimento pedagógico e tecnológico na educação municipal apresentou, neste período, um grande salto. Os professores receberam formações específicas e desenvolveram habilidades digitais quanto à utilização de ferramentas tecnológicas e digitais na elaboração de aulas. Os conhecimentos adquiridos estão enriquecendo a elaboração das aulas.

Objetivos

Gerais:

Garantir o processo ensino-aprendizagem de qualidade, em tempos de pandemia, com a finalidade de manter o vínculo entre escola, aluno, famílias e sociedade, visando assegurar ao estudante segurança, nutrição, saúde psicológica e acesso aos conteúdos educacionais que são garantidos pela Constituição e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para que tenha condições de desenvolver aptidões conceituais, procedimentais e atitudinais.

Específicos:

● Promover oportunidades de acesso aos conteúdos pedagógicos essenciais para cada ano escolar, garantindo os direitos de aprendizagem dos estudantes;
● Assegurar a integridade física e emocional dos alunos;
● Envolver todos os educadores das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil no planejamento de videoaulas, formulários e materiais didáticos a serem disponibilizados por meio da plataforma “Google Sala de Aula” aos discentes;
● Sensibilizar as famílias quanto à necessidade de promover momentos de estudo para os educandos no período de aulas remotas;
● Capacitar professores e equipes pedagógicas para utilização de ferramentas digitais na elaboração de aulas, bem como na produção de mídias educativas.

Metas a atingir:

● Manutenção do vínculo entre escola, aluno, famílias e sociedade visando assegurar aos estudantes segurança, nutrição, saúde psicológica e acesso aos conteúdos educacionais que são garantidos pela Constituição e pela BNCC, para que tenham condições de se desenvolver de modo pleno;
● Oferta de aulas de qualidade em diferentes formatos para que todos os alunos tenham acesso e a equidade seja garantida;
● Desenvolvimento profissional de professores e equipes pedagógicas no que tange a utilização de recursos tecnológicos e mídias digitais na elaboração e desenvolvimento das aulas, não apenas no período remoto, mas também ao retornarem às aulas presenciais.

Cronograma

Físico:

● Divisão dos coordenadores e professores das escolas em grupos por ano e Componente Curricular;
● Estudo realizado pela equipe pedagógica da Autarquia Municipal de Educação a partir do Referencial Curricular do Paraná em Ação, selecionando os conteúdos considerados essenciais para cada ano escolar, com o objetivo de garantir conhecimentos necessários, já que, até o momento, não havia nenhum material disponível com esta seleção de conteúdos. Atualmente é utilizado o Referencial Curricular do Paraná em Foco, documento elaborado a partir dos Mapas de Foco da BNCC;
● Encaminhamento dos conteúdos determinados pela equipe da AME, de acordo com a divisão bimestral do Referencial Curricular do Paraná, para a elaboração dos Planos de Aula;
● Seleção e organização dos Planos de Aula, elaborados pelos professores das escolas, para a produção de slides utilizados nas gravações das videoaulas disponibilizadas na plataforma e pela TV;
● Gravações, conferências e edições das videoaulas;
● Realização de transcrições das videoaulas para os alunos que não apresentam condições financeiras ou residem em áreas com dificuldades de acesso à internet, para garantir que todos recebam os mesmos conteúdos;
● Avaliações mensais e bimestrais, bem como sondagens, por meio de formulários online e outras atividades na plataforma;
● Adoção de um "Continuum Curricular 2020 - 2021”, garantindo que os conteúdos essenciais do ano escolar de 2020 que, por motivos decorrentes da suspensão das aulas não tenham sido absorvidos pelos estudantes, sejam retomados em 2021;
● Realização de uma Avaliação Diagnóstica, no início do ano letivo de 2021, objetivando identificar os conteúdos de 2020 que precisam ser reforçados e ofertar subsídios para elaboração de plano pedagógico individualizado;
● Postagens diárias de videoaulas e atividades contemplando a Matriz Curricular homologada para Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação de Jovens e Adultos;
● Participação em projetos, concursos e olimpíadas, mesmo em período de aulas remotas;
● Distribuição periódica de cestas de hortifruti produzidas pelo Programa Agricultura Familiar aos responsáveis pelos estudantes;
● Entrega de materiais adaptados aos alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem, atividades de reforço dos conteúdos de 2020 aos estudantes identificados, por meio da Avaliação Diagnóstica, com alguma defasagem, além de atividades de fixação de conteúdos das videoaulas dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática;
● Realização de Formação Continuada e Semana Pedagógica.

Financeiro:

Embora não houvesse a previsão de implantarmos o ensino remoto foram previstos, no orçamento da Autarquia Municipal de Educação, gastos com Serviço de Treinamento de Servidores e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação e o valor utilizado para custear o treinamento dos professores, coordenadores e alunos na utilização da ferramenta “Google Sala de Aula”, bem como para a gravação de videoaulas e transmissão em canal de TV. Projetou-se também, a aquisição de produtos alimentícios pelo Programa Agricultura Familiar para atendimento das famílias.

Orçamento:

O orçamento é de R$ 20 mil, destinados ao serviço de assessoria e formação técnica de utilização da ferramenta “Google Sala de Aula”, R$198 mil para serviço de transmissão das aulas em canal de TV aberta e R$ 1.879.739,46 para a aquisição da Agricultura Familiar.

Beneficiários Diretos:

Alunos, famílias, professores, equipes diretivas das instituições de ensino do município de Apucarana e produtores da agricultura familiar.

Beneficiários Indiretos:

Sociedade em geral.

Resultados:

A execução desse projeto, traz ao nosso município um importante marco no que diz respeito ao desenvolvimento profissional dos professores e equipes pedagógicas na utilização de recursos tecnológicos e mídias educativas. Este fato, sem dúvida, tornou as aulas mais atrativas e contextualizadas.
As famílias também apresentaram um desenvolvimento gigantesco quanto ao acompanhamento e acesso dos estudantes às tarefas, além de terem desenvolvido habilidades de manuseio das ferramentas digitais.
Os estudantes receberam conteúdos escolares de qualidade, que garantem a eles o direito à aprendizagem. Concomitante a isso, houve o acompanhamento integral, promovendo a proteção dos outros direitos, como da saúde física, mental e emocional.
Nesse período, os professores da rede municipal de ensino gravaram, aproximadamente, 1600 videoaulas para o Ensino Fundamental I e Educação Infantil, atendendo aos conteúdos bimestrais considerados essenciais para o período de ensino remoto. Também foram entregues 107.493 cestas básicas de hortifruti às famílias.

Anexos

Banco de Projetos