Banco de Projetos

Recicla SMI

Ano / Edição: 2021
Município: São Miguel do Iguaçu
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

Com uma população de mais de 27 mil habitantes, precisa-se pensar na efetividade da coleta seletiva no município, tal motivo nós levou a desenvolver estratégias para estimular a população a separar os resíduos que podem ser reciclados de forma consciente.

Descrição

O município de São Miguel do Iguaçu pensando na separação correta do lixo reciclado, conscientização da separação, na importância de se destinar de forma ambientalmente correta os resíduos sólidos reaproveitados, desenvolveu esta estratégia de trocar materiais separados e limpos por vales.
Mas como funciona essas troca ?
A cada kg de material reciclado levado ate o ponto de coleta, é feito a entrega de um vale, cada vale tem um valor de 0,50 centavos a 1,00 real dependendo do tipo de material. Quando o colaborador juntar um valor considerável, o mesmo poderá trocar por alimentos que são produzidos pelos produtores do município, na feira do produtor.
Ao final do mês o valor em dinheiro é restituído pelos Associados aos feirantes quando a Associação vender todo o material coletado na campanha.
Deu inicio a campanha no dia 05 de junho de 2021, em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, no mês de junho a coleta foi realizada aos sábados, porem a partir de julho será coletado uma vez ao mês em data ainda a ser decidida e logo após divulgada.
Aonde será feito a coleta dos materiais ?
O ponto de coleta fica junto com a feira do produtor, a secretaria do meio ambiente disponibilizou o caminhão da coleta seletiva para armazenar os materiais que é estacionado ao lado da feira e a balança eletrônica para a pesagem.
Como foi feita a divulgação da Campanha?
As divulgações começaram um mês antes de dar inicio, e foram feitas através de radio, jornal e site da prefeitura, todos os envolvidos ajudaram com a divulgação em redes redes sociais também.

Objetivos

Gerais:

Conscientizar a população de São Miguel do Iguaçu a realizar a separação dos materiais recicláveis dos orgânicos de forma correta

Específicos:

Promover o trabalho da Associação dos Agentes do Meio Ambiente e Reciclagem.
Divulgar os alimentos produzidos pelos agricultores do nosso município.
Aumentar o material reciclado que vai para a Unidade de valorização de recicláveis.
Conscientização ambiental.
Diminuir o descarte incorreto de resíduos sólidos.
incluir os catadores informais na Unidade de Valorização de Recicláveis

Metas a atingir:

O foco da campanha e realizar a conscientização da população na hora da separação dos resíduos, mostrar o quão é importante para o meio ambiente e para as pessoas que trabalham com a triagem dos resíduos sólidos.

Cronograma

Físico:

Foi iniciado dia 05 de junho de 2021 e será estendida ate fim do ano, em datas ainda a definir para o mês de julho.

Financeiro:

sem cronograma, pois conforme é realizado a troca de vales na feira, será pago os feirantes.

Orçamento:

sem orçamento

Beneficiários Diretos:

Feira do produtor
Associação dos Agentes do Meio Ambiente e Reciclagem.

Beneficiários Indiretos:

Meio Ambiente

Resultados:

Bom, no primeiro mês de campanha tivemos resultados considerados bons, arrecadando 845,60 kg de materiais, neles encontramos vidros, papelão, e plásticos variados.
Recolha dos materiais:
Ano de 2023
Período de janeiro a maio
1.034.70 kg

Ano de 2024
Período de janeiro a maio
1.945.00 kg

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos