Banco de Projetos

Caminhos do Futuro

Ano / Edição: 2021
Município: Nova Tebas
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

A necessidade de garantir o direito a convivência familiar e comunitária integra o conjunto de serviços do SUAS, isso oportuniza à população que vivência situações de vulnerabilidades sociais a segurança de convívio saudável com a finalidade de amparar e capacitar para crescer.
O município de Nova Tebas possui aproximadamente 2.000 crianças e adolescentes, dentro dessa estimativa existem muitas crianças e adolescentes que vivenciam diariamente experiências conflituosas, violentas e traumáticas.
Para garantir a proteção para essas situações foi criado um serviço com o intuito de enfrentar situações de enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, isolamento social, situações discriminatórias e estigmatizastes.

Descrição

O projeto Caminhos do futuro foi pensado para atender as demandas mais necessitadas com o agravamento da questão social, o aumento do isolamento social e das vulnerabilidades sociais, tem como norte, manter o vínculo com os alunos e com as famílias, com atividades envolvendo as famílias em ações que pudessem ser realizadas em suas casas.
São desenvolvidas ações concentradas no desenvolvimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade. Isso possibilita as famílias que precisam de fortalecimento de vínculos o direito convivência, à socialização e à acolhida.
De forma integrada com as demais políticas públicas, o projeto atua por meio de atividades relevantes ao público juvenil, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem, desenvolvendo habilidades gerais, a capacidade comunicativa e a inclusão digital de modo a orientar a criança e ao adolescente sonhar com uma juventude saudável e definir suas escolhas profissionais.
As intervenções valorizam a pluralidade e a singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade, sensibilizam para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, criam oportunidades de acesso a direitos, estimulam práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo, visando contribuir para a formação cidadã destas crianças.
As atividades presenciais, antes da Pandemia de Covid-19 aconteciam na sede do Município nas dependências do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e nas localidades. Os grupos são divididos por faixa etária, o primeiro grupo está na faixa etária de 06 anos até 12 anos, o segundo grupo na faixa etária de 12 anos a 17 anos.
São realizadas atividades manuais e lúdicas, brincadeiras, atividades artísticas, aulas de instrumentos músicas como violão, teclado e violino, oficinas de canto e coral, entre outras.
Para o reconhecimento da demanda são considerados os atendimentos e acompanhamentos realizados pelo PAIF através de busca ativa ou procura espontânea, além desses, também são recebidos encaminhamentos da rede socioassistencial e demais políticas públicas.
O trabalho ofertado no projeto será executado pela a equipe intersetorial de educação, saúde e assistência social visando o serviço de convivência e fortalecimento de vinculo por meio da acolhida dos participantes e direcionamento aos grupos de trabalho.
A equipe é composta por técnicos de referência como pedagogo, psicólogo, assistente social, enfermeiros, educador físico e executado por educadores sociais e oficineiros, sendo também acompanhado pelo o conselho tutelar e o conselho CMDCA, por meio de visitas domiciliar, orientação em grupos, escuta individual e intervenção quando necessário.
Os educadores sociais e os oficineiros desenvolvem atividades de socialização e lúdicas, os oficineiros ofertam oficinas musicais e manuais.
Durante este período de pandemia os trabalhos não pararam, a equipe técnica juntamente com os educadores sociais elaborou, um novo plano de trabalho de forma remota e visitas domiciliares. Conforme o cronograma de execução a equipe se deslocam até a casa das crianças e adolescentes levando os instrumentos musicais, além de conversar e ver como eles estão também realizam um momento de lúdico de canto de brincadeiras e outras atividades.
Todo este trabalho segue as orientações do Ministério da Saúde com medidas preventivas e protetivas contra o covid-19. O trabalho remoto e as visitas domiciliares visam manter o vínculo com o público assistido pelo projeto.

Objetivos

Gerais:

Promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Específicos:

 Discutir assuntos sobre conceitos igualdade e desenvolvimento social;
 Orientar as atribuições da família, e da comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes;
 Buscar o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitário e sociais;
 Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
 Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural da criança e adolescente, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
 Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
 Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
 Promover a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência nos grupos;
 Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
 Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Metas a atingir:

Atender 200 crianças e adolescentes na sede do município e localidades.

Cronograma

Físico:

CRONOGRAMA DE MUSICA
SEGUNDA-FEIRA Preparar músicas para trabalhar com o grupo Chamadas de videoaula com a oficina de coral Hora atividade com musicas escritas pelo grupo da terceira idade (coral) Manutenção dos instrumentos
TERÇA-FEIRA Preparar partituras, métodos para trabalhar com o grupo
Chamadas de vídeo aula com a oficina de violino Manutenção dos instrumentos dos alunos Organização de documentos do SCFV
QUARTA-FEIRA Trabalho com os idosos no Lar do Idoso, coral, aulas de violão e gaita Preparar musicas para trabalhar com o grupo Chamadas de vídeo aula de violão Entrar em contato com todos os alunos pelo whatsapp ou ligação
QUINTA-FEIRA Preparar partituras, métodos para trabalhar com o grupo Chamadas de vídeo aula com a oficina de teclado Manutenção dos instrumentos dos alunos Guardar e organizar todo o material usado durante a semana

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES LÚDICAS
SEGUNDA-FEIRA Preparar materiais para desenvolver as atividades propostas do dia. Atividades de Artes:
Desenho
Pintura
Colagem
Turma 13 à 17.
(MANHÃ)
9h00 às 11h00 Reorganização do espaço e materiais... Atividades de Artes:
Desenho
Pintura
Colagem
Turma 6 à 12
(TARDE)
14h00 às 16h00
TERÇA-FEIRA Preparar materiais para desenvolver as atividades propostas do dia. Atividades de Artes:
Desenho
Pintura
Colagem
Turma Idosos
(MANHÃ)
9h00 às 11h00 Reorganização do espaço e materiais Atividades Lúdicas:
Jogos
Brincadeiras
Danças
Turma 6 à 12
(TARDE)
14h00 às 16h00

QUARTA-FEIRA Preparar materiais para desenvolver as atividades propostas do dia. Momento Reflexão: Rodas de conversa/dinâmica para expressar os sentimentos e emoções
Turma Idosos.
(MANHÃ)
9h00 às 11h00 Reorganização do espaço e materiais Momento Reflexão: Rodas de conversa/dinâmica para expressar os sentimentos e emoções
Turma 13 à 17.
(TARDE)
14h às 16h00
QUINTA-FEIRA Preparar materiais para desenvolver as atividades propostas do dia. Atividades de Artes:
Alongamento
Músicas
Danças
Jogos Musicais
Turma Idosos
(MANHÃ)
9h00 às 11h00 Reorganização do espaço e materiais Atividades de Artes:
Alongamento
Danças
Jogos Musicais
Gincanas
Turmas 6 à 12 +
13 à 17
(TARDE)
14h às 16h00
SEXTA-FEIRA Hora Atividade: Pesquisa de atividades Preparação e separação de materiais para desenvolver atividades Registro dos conteúdos trabalhados durante a semana e chamada no app. (IDS) Organização do material e espaço.

Financeiro:

Os valores utilizados para execução do projeto já estão incluídos no orçamento da Secretária de Assistência Social com a previsão de gastos dentro do Bloco de Proteção Social Básica com cofinanciamento federal do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e recursos livres.

Orçamento:

Previsão de recurso federal: R$ 60.000,00
Previsão de Recurso Municipal: R$ 110.000,00

Beneficiários Diretos:

Crianças e adolescentes

Beneficiários Indiretos:

famílias das crianças e adolescentes atendidos;
ambiente escolar

Resultados:

O projeto atende atualmente mais de 200 crianças e adolescentes divididos entre as localidades. Com o lema amparar, capacitar para crescer, as diversas atividades ofertadas contribuíram no melhoramento da socialização e na convivência familiar e social das crianças e adolescentes, descobertas de talentos tornando os participantes mais atuantes na sociedade.
Durante estes anos trabalho com o projeto Caminhos do Futuro foi possível ver as crianças crescer se tronando adolescente, com perspectiva de um futuro melhor através do amparo recebido pelos os profissionais envolvidos desde planejamento a execução das atividades.

Anexos

Documentos Anexados:

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- cronograma.docx

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