Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

Espetáculo 3D

Ano / Edição: 2021
Município: Cruzeiro do Oeste
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Oeste, analisou juntamente ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) a necessidade de se realizar no município uma abordagem mais centralizada e que chegasse ao público alvo uma campanha específica sobre o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, uma vez que os casos relacionados a essa temática sofreram um aumento gradativo nos últimos anos. Sendo assim se fazia necessária uma análise sobre formas de conscientizar a população local, dar voz e incentivar as vítimas a realizarem denúncias, bem como, retratar os danos permanentes que este tipo de abuso pode causar. O município de Cruzeiro do Oeste conta com um Departamento de Cultura e Turismo que propicia aos jovens e adultos o contato com o teatro, o que gera a interação e aprovação por diversas esferas municipais, uma vez que os jovens são atendidos pelo grupo, e posteriormente apresentam trabalhos que fazem sucesso com o público alvo pretendido pela campanha. Somaram-se a Assistência Social, a Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura, para elaborar uma campanha assertiva e que de fato, retratasse o cenário local. Com isso o Grupo de Teatro Municipal idealizou o espetáculo 3D DEPOIS DA DOR, que retrata o drama de uma criança que passa por um abuso, e precisa continuar sua vida, e principalmente, falar, mesmo depois da dor. Com uma linguagem acessível, roteiro inédito, e grande aceitação do público, o espetáculo emociona e faz pensar, ao mesmo tempo que lida com o tema de forma lúdica. As apresentações foram gratuitas, e abertas ao público em geral, e fizeram alusão a campanha de combate a exploração e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, atendendo toda a rede de ensino público, municipal, estadual, bem como Projetos sociais que desenvolvem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes, instituições privadas, universidades, APAE, entre outras instituições, além do público em geral. Em 15 apresentações levou aproximadamente 10 mil pessoas ao teatro, o que gerou uma grande onda de conscientização, tendo em vista que a população atual do município giram em torno de 22 mil habitantes. A forma com que o projeto foi embasado, idealizado, e apresentado ao público foi o diferencial para o alcanço do êxito obtido.

Descrição

O espetáculo 3D é uma iniciativa de diversos setores do poder público municipal de Cruzeiro do Oeste, a Secretaria Municipal de Assistência Social, O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Secretaria Municipal de Educação, o Departamento de Cultura e Turismo, além da Companhia de Teatro Eskéte, que é o Grupo Municipal de Teatro. O tema abordado pelo projeto foi a exploração sexual contra crianças e adolescentes, um problema crescente em nossa sociedade, o que não é diferente nos municípios, do ano de 2017 até os dias atuais, estimam-se aproximadamente 69 casos de vulneráveis que sofreram abuso sexual, o que ascende o alerta para tratar de forma mais focada este tema. Para isso a junção dos setores citados acima resultou em um espetáculo de teatro, com um roteiro produzido por um escritor local embasando o mesmo na realidade das crianças e jovens do município, realizado com artistas locais que fazem parte de Grupo de Teatro que leva arte e cultura para a população. O espetáculo 3D com aproximadamente 50 minutos de duração teve sua estreia em 18 de Maio de 2019 e realizou 15 apresentações gratuitas para a rede municipal de ensino, profissionais da rede de proteção, e posteriormente foi aberto para a população em geral, continua em cartaz e já participou de diversos festivais, trazendo prêmios diversos ao município. Através de um tema tão delicado, está se fazendo possível abordar grande parte da população de forma lúdica e consciente. A produção do espetáculo contou com recursos provenientes da Secretaria de Assistência Social que além dessa iniciativa, ainda apresentou a todos os que prestigiaram a peça um relato sobre o tema central e como podemos proteger as crianças e adolescentes.

Objetivos

Gerais:

Promover a valorização artística dos jovens e adultos do município.
Apresentar um trabalho totalmente inédito que de fato vai de encontro com as demandas locais.
Conscientizar a população sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes.
Informar sobre os malefícios de uma relação de abuso contra vulneráveis .
Atender as demandas locais quanto a campanhas da Política de Assistência Social.
Viabilizar a junção de diversos setores municipais para a realização de um trabalho que serve como norte a outros departamentos.
Promover a inserção de crianças e jovens em programas relacionados a assistência social.
Investir em artistas locais para tratar de demandas locais.

Específicos:

O objetivo específico do projeto é conscientizar a população local sobre formas de proteção as crianças e adolescentes contra qualquer tipo de abuso, bem como, utilizar-se da arte e dos artistas locais para uma abordagem lúdica, e que de fato vá de encontro à necessidade local.

Metas a atingir:

As principais metas a serem atingidas são:
Informar a população de forma lúdica sobre um grave problema social que tem aumentado anualmente.
Prestar apoio a vitimas de abuso sexual, incentivando-as a denunciar seus opressores.
Tornar a discussão sobre o tema algo próximo a linguagem infantil.
Alertar familiares sobre possíveis comportamentos suspeitos.
Produzir um espetáculo inédito para abordar em foco o tema.
Trazer o público ao teatro, como forma de incentivo cultural.
Aliar movimentos distintos governamentais em prol de um único tema.
Atingir o maior número possível de espectadores.
Conscientização da população quanto ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Cronograma

Físico:

O projeto foi desenvolvido no ano de 2019 e continua em andamento, uma vez que o espetáculo teve sua estreia em Maio do mesmo ano, e posteriormente participou de diversos festivais e mostras de teatro no Paraná, recebendo diversos prêmios, lives no período da pandemia, e vídeos com os personagens que já são conhecidos pelas crianças da rede municipal de ensino. A elaboração inicial teve o tempo estimado de cinco meses, entre a elaboração do roteiro até a produção final do espetáculo para apresentações.
Das fases do projeto:
Estudo prévio sobre o tema de forma ampla, abrangendo o cenário nacional como um todo.
Captação de informações locais sobre a necessidade local, e a forma com que o problema se desenvolve no município, quantidade de vítimas, possíveis opressores, reincidência de casos, entre outros pontos específicos.
Elaboração de roteiro teatral para campanha contra o abuso sexual .
Correção de roteiro pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Leitura e interpretação de texto com os artistas, com a presença de uma profissional de psicologia assessorando as discussões sobre o tema.
Marcação de cenas, e elaboração de figurinos.
Finalização da estética e cenário do espetáculo.
Ensaios com todo o elenco, inserindo a musicalização e coreografias.
Apresentação para o público em geral.
Apresentações individuais para toda a rede municipal de ensino, com acompanhamento dos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Apresentações para clubes de serviço e para os funcionários da rede municipal.
Inscrição e participação em festivais e mostras de teatro em todo o Paraná.
Apresentação em municípios da região com campanhas na mesma temática.

Financeiro:

Com a parceria de diversos núcleos da administração municipal, foi disponibilizado para a elaboração e custeio do projeto o valor de R$40.000 que foram utilizados para a produção geral até a apresentação final do espetáculo.

Orçamento:

A produção de um espetáculo de teatro passa por diversas fases de elaboração, desde os pontos mais fortes até os detalhes, para a elaboração do espetáculo 3D foram aproveitados diversos elementos que a companhia de teatro já tinha em seu acervo. O custo de produção como um todo girou em torno de R$ 40.000, incluindo a pré produção, apresentações e viabilização de transporte aos estudantes. Passaram pelo Centro Cultural Cesar de Souza Rego, aproximadamente 10 mil pessoas em todos os dias iniciais em cartaz. Uma vez produzido, o espetáculo pode girar com a mesma produção, o que esta ocorrendo até os dias atuais.

Beneficiários Diretos:

O espetáculo derivado do projeto já foi apresentado para aproximadamente 20 mil pessoas, ente a comunidade local, público externo (outros municípios que se deslocaram para prestigiar, público específico de festivais e mostras paranaenses de teatro.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente atendidos estão o público virtual, que teve acesso ao espetáculo através de mídias sociais, grupos especializados que utilizaram-se do espetáculo para outros municípios, e o público municipal em geral, que indiretamente teve acesso ou informação através das crianças e adolescentes que foram incentivados a tratar sobre o espetáculo com seus parentes e amigos próximos.

Resultados:

- Abordou o Problema social de forma lúdica;
- Fortaleceu à articulação entre as Secretaria de Assistência Social, Educação e Departamento de Cultura;
- Houve grande mobilização entre vários setores do município Assistência Social, Educação, Cultura, Ministério Público, Poder Judiciário, Policia militar, Prefeitura municipal, Conselho Tutelar e a comunidade local, em prol de um único objetivo: " Proteger as crianças e adolescentes" , abrangendo na sua complexidade;
-O teatro foi o facilitador para as psicólogas deslocar até as escolas municipais e particulares, a fim de continuar abordando a temática com os alunos, relembrando e trazendo elementos que o teatro forneceu de forma lúdica;
- As psicólogas encorajaram os alunos a expressar através do desenho seus sentimentos, bem como a denunciar casos de abuso sexual e outras violências intrafamiliares;
- A Equipe técnica do CREAS analisou cada desenho e realizou os encaminhamentos necessários, através de entrevista social, atendimento individual, orientação para crianças e responsáveis.

Anexos

Banco de Projetos