PROJETO PROTAGONISMO INFANTO JUVENIL
Ano / Edição: 2014
Município: Piraquara
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
Em decorrência da necessidade de se implantar no Município de Piraquara/Pr um projeto que vise a prevenção e promoção de Saúde conforme preconizado pelo SUS.
Pode-se afirmar que no Município de Piraquara/PR há uma dificuldade em crianças e adolescentes aderirem ao programa de tratamento em regime no Centro de atenção Psicossocial para transtornos decorrentes do abuso e dependência de Crack, álcool e outras drogas (Caps AD); Esta dificuldade de crianças e adolescentes manterem-se em abstinência está em os mesmos não considerarem que seu padrão de uso de drogas tem a conotação de um “problema”. Existe assim a grande necessidade na ampliação do trabalho preventivo no que diz respeito a crianças e adolescentes em Piraquara/PR. Através da instauração de programas articulados com a rede intersetorial no Município.
A partir dessa percepção, logo percebemos a necessidade de mudar a forma de ver tais adolescentes. A participação do jovem deixou de ser entendida como ocupação de espaços, passando para ação efetiva, com poder legitimo para reivindicar e interferir em decisões, tornando-se agentes ativos de transformação e renovação da sociedade.
Ao implantarmos o Projeto “Protagonismo Encena” no município de Piraquara-PR visamos estimular tais adolescentes a ampliar seu repertório interativo, aumentando assim sua capacidade de interferir de forma ativa e construtiva em seu contexto escolar e sócio-comunitário.
O centro de tal proposta é que, através da participação ativa, construtiva e solidária, o adolescente possa envolver-se na solução de problemas reais em diversos contextos (escolar, familiar, social).
Com a implantação de tal projeto visamos torná-los ativos no que diz respeito a prevenção ao uso/abuso de crack, álcool e outras drogas, bem como, problemas relacionados com esse tema (violência, abuso sexual, doenças sexualmente transmissíveis, problemas familiares, entre outros).
Concluindo, no projeto que será implantado no município serão formados grupos de adolescentes que após serem capacitados pela equipe multiprofissional do CAPS AD, sobre o tema “Prevenção ao uso/abuso de crack, álcool e outras drogas”, bem como assuntos relacionados (violência, abuso sexual, doenças sexualmente transmissíveis, problemas familiares, entre outros), irão refletir, discutir e expor as informações retidas, ou seja, eles se organizarão para apresentar (de acordo com seu interesse, sempre focando na sua participação ativa e também responsabilização) a outras escolas da sua região, o tema. Com o intuito ainda de favorecer a melhora na qualidade de vida desses adolescentes.
Descrição
Este Projeto busca contribuir para o desenvolvimento de ações de prevenção ao abuso de drogas na população criança e adolescente no Município de Piraquara, prevista na Portaria GM 3.088 de 23 de Dezembro de 2011, republicada em 30 de Dezembro de 2011. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, a qual salienta a importância tanto de um trabalho preventivo em relação ao uso de crack, álcool e outras drogas por crianças e adolescentes no Município de Piraquara, quanto da participação ativa da família e da comunidade no âmbito da prevenção às substâncias psicoativas. Por fim, é sugerido a implantação de políticas publicas, programas e serviços da rede de atenção e proteção Psicossocial Municipal.
Objetivos
Gerais:
• Promover a participação ativa dos adolescentes no município de Piraquara-PR na prevenção ao uso/abuso de crack, álcool e outras drogas, bem como junto a temas relacionados;
Específicos:
• Favorecer a mudança de papel ocupacional desses adolescentes, tornando-os adolescentes ativos, comprometidos, críticos, responsáveis;
• Discutir temas relacionados a adolescência;
• Levantar, junto aos adolescentes, problemas reais que interferem negativamente na sua vivência e também convivência;
• Incentivar a autonomia dos adolescentes;
• Favorecer a reflexão sobre direitos e deveres dos cidadãos;
• Prevenir fatores de risco;
• Favorecer fatores de proteção;
• Tornar os adolescentes multiplicadores de conhecimento;
• Avaliar e definir estratégias de atuação junto a essa população.
Metas a atingir:
Para dar início ao Projeto “Protagonismo Encena” no município de Piraquara-PR forão realizadas parcerias com outras secretarias do município, principalmente com a Secretaria de Educação, a qual, em conjunto com a Secretaria de Saúde, realizará a escolha das escolas (municipal ou estadual) onde o projeto será realizado. A escolha se dará a partir de escolas instaladas em dois bairros: Guarituba e Vila Macedo.
Após a escolha das escolas, foram realizadas a apresentação do projeto às diretoras e às pedagogas e após a sua aprovação também foi apresentado aos alunos que compõem o Grêmio Estudantil. Foram aceitas sugestões, tanto da diretoria e da pedagoga, quanto dos alunos do Grêmio Estudantil, visto o conhecimento da atual realidade da escola.
Após tais aprovações o projeto foi apresentado a todos os alunos das escolas escolhidas e a partir do interesse dos mesmos, foram formados grupos de adolescentes multiplicadores. Formados tais grupos, foi dado início a capacitação dos mesmos. Tais adolescentes estão sendo capacitados sobre o tema “Prevenção ao uso/abuso de crack, álcool e outras drogas”, bem como assuntos relacionados (violência, abuso sexual, doenças sexualmente transmissíveis, problemas familiares, entre outros). Estão sendo realizadas reuniões semanais (no contra-turno das aulas), onde os profissionais do CAPS AD vão expor tais temas, utilizando atividades variadas dinâmicas (teatro, improvisação, fotografia, dança, jogos, entre outros).
Após o término dessa capacitação, os adolescentes serão sensibilizados e decidirão qual será a melhor forma de transmitir tais informações aos demais adolescentes de outras escolas do município (exemplos de formas: teatro, radio, jornal, fotografias, entre outros). Os mesmos sempre terão o suporte dos profissionais do CAPS AD. Depois de preparados iniciarão as apresentações cênicas aos demais alunos das escolas municipais e estaduais do município. O grupo de adolescentes serão acompanhados até as escolas por um profissional da escola e também da equipe do CAPS AD. Tais apresentações serão realizadas a partir de cronograma, montado pela equipe e os adolescentes e os locais serão escolhidos pela equipe do CAPS AD, em conjunto com o grupo de adolescentes.
Após o término do cronograma de apresentações e próximo ao término do ano letivo será realizada uma avaliação juntamente com a equipe de adolescentes multiplicadores para analisar os pontos positivos, os pontos negativos, quais alterações necessárias, se os objetivos foram alcançados, se o projeto deverá continuar no próximo ano e como proceder.
Cronograma
Físico:
A seguir estão expostas as etapas para a realização do Projeto:
1. Estabelecer parcerias com outras secretarias do município: educação, assistência social, cultura e lazer, entre outras;
2. Realizar a escolha, juntamente com a Secretaria de Educação, das escolas onde serão formadas as turmas de adolescentes multiplicadores;
3. Contato com as diretoras e pedagogas das escolas e também com o Grêmio Estudantil (caso conste);
4. Realizar primeira palestra para apresentação do projeto aos alunos da escola, para orientá-los e sensibilizá-los a participar;
5. Formar turma de adolescentes multiplicadores, a partir do interesse dos mesmos (aproximadamente 20 adolescentes);
6. Realizar reuniões semanais (no contra-turno das aulas) para capacitar os multiplicadores (os capacitadores serão os profissionais da equipe multiprofissional do CAPS AD);
7. Após o término das capacitações, os adolescentes multiplicadores escolherão a forma que irão transmitir as informações retidas (através de músicas, apresentações teatrais, cartazes, entre outras formas) e iniciarão a organização do projeto. Juntamente com os ensaios, deverá ser realizado o cronograma de apresentações, bem como estipular os locais onde se darão tais apresentações;
8. Após toda a organização e ensaios, serão iniciadas as apresentações aos alunos das escolas municipais e estaduais;
9. Após a conclusão do cronograma de apresentações, será realizada uma avaliação juntamente com a equipe de adolescentes multiplicadores para avaliar os pontos positivos, os pontos negativos, quais alterações necessárias, se os objetivos foram alcançados, se o projeto deverá continuar no próximo ano e como proceder e definir possíveis alterações.
Financeiro:
• Recursos humanos (profissionais do CAPS AD);
• Transporte para os profissionais do CAPS AD até o local onde serão realizadas as capacitações dos adolescentes;
• Transporte para os profissionais do CAPS AD e os adolescentes até a escola, onde o projeto será apresentado;
• Lanche para adolescentes, durante a realização dos encontros semanais;
• Materiais contendo informações sobre o tema “Prevenção ao uso/abuso de crack, álcool e outras drogas”, bem como assuntos relacionados (violência, abuso sexual, doenças sexualmente transmissíveis, problemas familiares, entre outros) – cartilhas, textos, vídeos;
• Materiais de papelaria para confecção de cartilhas, folders, cartazes para a capacitação dos adolescentes e também para a apresentação do projeto;
• Materiais para confecção de cenários e figurinos;
• Materiais de mídia (notebook, projetor, DVD).
Orçamento:
Recurso oriundo da fonte 344 - fundo a fundo
Beneficiários Diretos:
População infanto juvenil do município de Piraquara-PR
Beneficiários Indiretos:
População Piraquarense como um todo.
Resultados:
Promover a participação ativa dos adolescentes no município de Piraquara-PR na prevenção ao uso/abuso de crack, álcool e outras drogas, bem como junto a temas relacionados;