ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ano / Edição: 2021
Município: Cambira
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
O município de Cambira, Estado do Paraná, situa-se no norte do estado, na região do Vale do Ivaí, constituído por uma população de aproximadamente 7236 habitantes, sendo 65% urbana e 35%rural, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010) – Pequeno Porte I, cuja habilitação municipal se dá na Gestão Básica.
Tendo em vista a crise que perpetua no país já há algum tempo, as pessoas deixam o meio rural e vão para o meio urbano em busca de sobrevivência, estes não possuindo infraestrutura agravam os problemas socioeconômicos da população, bem como da cidade.
Dentro desse cenário municipal há uma demanda social a ser atendida e, em concordância com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) configura-se como de importante atenção de modo a buscar ações efetivas e direcionadas ao bem-estar biopsicossocial e emancipação da cidadania entre a população através da geração de emprego e renda, proporcionando às pessoas que se encontram à margem do mercado de trabalho informal uma forma de garantir a sua sobrevivência, valorizando o saber de cada indivíduo e contribuindo para a elevação da autoestima dos envolvidos.
Descrição
O Projeto Economia Solidária visa o empoderamento da população, através da geração de renda e da criação de redes de apoio, voltado a promover o crescimento econômico por meio do desenvolvimento de suas potencialidades criativas, com base na promoção da solidariedade, fortalecendo relações entre produtores e consumidores, e permitindo uma visão mais crítica sobre qualidade de vida, alimentação e interesse sobre os rumos do desenvolvimento relacionados à atividade econômica.
Tem por isso uma visão multidimensional, que integra fortemente a educação, a cultura, a ação política para a transformação social.
Objetivos
Gerais:
Organizar grupos para promover alternativas de trabalho e renda, seguindo os princípios da Economia Solidária em todo município de Cambira, incluindo as áreas urbanas e rurais.
Específicos:
1 - Educar, formar e capacitar tecnicamente os trabalhadores dos grupos da Economia Solidária;
2 - Apoiar e incentivar a política de apoio a comercialização de produtos e serviços da Economia Solidária;
Metas a atingir:
1. Geração de trabalho e renda;
2.Valorização do trabalho, da comunidade, contribuindo para elevação da autoestima e consequentemente garantindo a possibilidade de um futuro melhor para os envolvidos;
3. Desenvolvimento local, regional e territorial integrado e sustentável, com respeito e valorização do ser humano, do trabalho e da cultura por meio de relações igualitárias.
Cronograma
Físico:
2017 : Busca de alternativas para geração de renda as famílias
2018 :
• Conhecer experiências com êxito;
• Capacitar equipe responsável ;
• Busca de incentivadores.
2019 :
• Inicio do projeto no município com divulgações em redes sociais, entidades e Cras;
• 1ª Capacitação: julho - 55 pessoas
• 2ª Capacitação: outubro 15 pessoas
• 80 pessoas capacitadas
• Buscar espaços para comercialização (feiras );
• Abertura de um espaço fixo para comercialização e renda para as famílias inseridas no projeto;
2020 :
• Formação novas turmas
• 3ª Capacitação: fevereiro - 12 pessoas
• Ampliar as possibilidades oferecidas pela Economia Solidária
2021
• Formação novas turmas
• 4ª Capacitação: abril - 19 pessoas
• Abertura espaço para comercialização ao centro da cidade
Financeiro:
Os recursos financeiros para execução do projeto advém dos Recursos próprios Municipais alocados no Fundo Municipal da Assistência Social.
Orçamento:
O orçamento é decorrente de fonte do Fundo Municipal de Assistência Social.
Alocados por nível de proteção Social Básica , programas, e benefícios.
Beneficiários Diretos:
Trabalhadores de empreendimentos econômicos solidários.
Beneficiários Indiretos:
Familiares e comunidades dos empreendimentos econômicos solidários, assim como a população em geral.
Resultados:
1. Geração de trabalho e renda baseado nos princípios da autogestão coletiva e pela igualdade dos seus integrantes, distribuição igualitária de renda, cooperação, solidariedade e respeito ao meio ambiente;
2. Valorização do trabalho, da comunidade, contribuindo para elevação da auto-estima e consequentemente garantindo a possibilidade de um futuro melhor para os envolvidos;
3. Desenvolvimento local, regional e territorial integrado e sustentável, com respeito e valorização do ser humano, do trabalho e da cultura por meio de relações igualitárias.