Horta Comunitária Urbana de Japurá-PR
Ano / Edição: 2021
Município: Japurá
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Diante da constatação de famílias que necessitam de benefícios eventuais de cesta básica, cujas passam por significativa vulnerabilidade financeira, se torna profícuo o desenvolvimento deste Projeto de Horta Comunitária Urbana em Japurá, onde, além de disponibilizar oportunidade de cultivo de alimentos saudáveis sem agrotóxicos, disponibiliza-se também oportunidade de geração de renda para os membros do Projeto, com a venda dos excedentes produzidos. Além disso, foi constatada necessidade da disponibilidade de atendimentos psicossocias para indivíduos que não se identificam com atendimentos individuais, onde estes obtêm maior facilidade de expor demandas psicológicas e sociais quando compartilhadas em grupo, através de atividades que sejam confortáveis e motivacionais para os membros. Portanto, este projeto tem a capacidade de abranger 20 famílias ou grupos, com uma média de 80 pessoas no total, que podem usar o espaço das Hortas e sua equipe técnica para sanar tais demandas elencadas acima.
Descrição
Para beneficiar e atender terapeuticamente grupos em vulnerabilidade material, financeira e psicossocial, será disponibilizado espaço físico em terreno público, cercado, para cultivo de diversas hortaliças, de modo orgânico, sem agrotóxicos. Também será disponibilizado água encanada, banheiro, abrigo coberto e ferramentas para manejo da terra, como enxadas, pás, regadores, adubos sólidos e líquidos. Além disso, também será realizada reuniões presenciais mensais com todos os membros da horta e com o Psicólogo e a Assistente Social da Secretaria Mun. de Assistência Social de Japurá, para tratar conteúdos psicológicos e sociais dos membros, recebendo demandas e realizando atendimentos psicoterapeuticos. Além das reuniões ordinárias agendadas, também é possível realizar reuniões extraordinárias, mediante demanda.
Objetivos
Gerais:
Trabalhar com grupos em vulnerabilidade social, com violações de direitos e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, disponibilizando atividades saudáveis e compartilhadas, com o intuito de fortalecer vínculos familiares e sociais, contribuir para o fortalecimento da saúde mental e contribuir para a autoestima da comunidade.
Produzir alimentos promovendo o acesso e a disponibilidade dos mesmos de forma solidária, como instrumento de garantia da segurança alimentar para as comunidades carentes, propiciando igualmente oportunidades de trabalho e geração de renda, bem como fazer o aproveitamento de áreas públicas ociosas.
Estimular hábitos alimentares saudáveis;
Fortalecer o convívio comunitário;
Exercitar a cooperação e o trabalho em equipe;
Favorecer a aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo;
Incentivar os participantes ao cultivo da horta em suas residências;
Estimular a procura de atendimentos psicoterapeuticos nos membros.
Específicos:
- Complementar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e indivíduos (PAEFI);
- Desenvolver opções para execução de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA);
- Contribuir com o rompimento de padrões violadores de direitos dentro da família, bem como prevenir a reincidência de violação de direitos;
- Contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia dos usuários;
- Garantir a segurança alimentar da comunidade;
- Promover a interação e compartilhamento solidário entre os usuários da política da Assistencial Social;
- Aproveitar terrenos públicos ociosos;
- Possibilitar acessos a ampliação do universo informacional e culturas dos usuários inseridos no projeto Horta Comunitária;
- Possibilitar atendimentos psicoterapeuticos em grupo.
Metas a atingir:
Atendimentos do PAEFI realizados;
2 cidadãos em cumprimento de PSC atendidos;
Média 100kg mensais de hortaliças produzidas;
3 famílias com geração de renda com a venda de excedentes;
Atendimentos psicoterapeuticos em grupo mensais, com início em março de 2021
Cronograma
Físico:
Março de 2021: preparação do terreno;
Abril de 2021: seleção das famílias/ grupos beneficiados;
Maio de 2021: início do plantio;
Junho: início das reuniões mensais.
Financeiro:
Uso da equipe da prefeitura para preparação dos canteiros: sem custo;
Cercamento de tela: R$4000,00
Disponibilização de adubos: sem custo, trazidos pelos membros
Orçamento:
R$4000,00
Beneficiários Diretos:
Cidadãos sem localização específica beneficiados, 20 famílias com uma média de 80 pessoas
Beneficiários Indiretos:
Familiares e amigos dos membros do Projeto
Resultados:
Resultados satisfatórios, com 20 famílias e uma média de 80 cidadão com disponibilidade de segurança alimentar, de renda e de atenção psicossocial.