Banco de Projetos

SERVIDOR BEM CUIDADO REFLETE EM SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE

Ano / Edição: 2021
Município: Foz do Iguaçu
Função de Governo: Trabalho

Diagnóstico

A Diretoria de Saúde Ocupacional faz o acompanhamento dos casos de adoecimento dos servidores e no ano de 2020 registrou-se o total de 2276 atestados ( não COVID-19) sendo uma média de 189,6/mês e até o presente momento ( julho) já se tem o registro de 1331 atestados que mostram uma média maior ( 221,8/mês ) que no ano passado e sinalizam o aumento do adoecimento dos servidores. Outro indicador é a busca pelo atendimento psicológico que atinge uma média de 270/mês . Atualmente a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu conta com aproximadamente seis mil servidores.

Descrição

A DISO foi criada em 2017 ( Lei nº 27/2017) com o intuito de fortalecer as ações de cuidado com o servidor público pautando-se no desenvolvimento humano, profissional e nos aspectos relativos à saúde. Com a institucionalização do serviço como diretoria passou-se a ter um orçamento próprio, um organograma bem definido que implica num quadro de servidores capacitados e que atuam de acordo com as prerrogativas das leis trabalhistas no que tange a medicina do trabalho, segurança e promoção e prevenção à saúde.

A criação da presente diretoria se consolida como alcance do objetivo da gestão que está no comando da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu na figura do prefeito Chico Brasileiro e secretários de Administração em criar uma política de cuidado e valorização do servidor primando pelo desenvolvimento humano, formação continuada e promoção de saúde e bem estar.
A atuação da Diretoria de Saúde Ocupacional propõe ações para minimizar os estados de adoecimento e entre as várias se destaca a atuação do serviço psicológico que traz discussões e reflexões de temas relacionados a liderança, gestão de conflitos, relações de trabalho saudáveis, eficiência e produtividade visando otimizar os atendimentos aos usuários e qualificar os serviços públicos ofertados. O trabalho do serviço da Psicologia se estende também ao acolhimento e acompanhamento de servidores com algum tipo de acometimento relativo a saúde mental e atuam também na identificação nos ambientes laborais de fatores estressores com a proposição de intervenções pontuais que geram mudanças na cultural organizacional.

Uma das principais metas da diretoria é estabelecer a identidade de um serviço que preza pelo desenvolvimento técnico e comportamental introduzindo práticas nas rotinas que despertam a consciência acerca da necessidade de formação continuada e, nesse sentido criou uma plataforma de ensino virtual desenvolvida por profissionais da própria diretoria que produzem o material dos cursos obrigatórios relacionados a segurança no trabalho e outros que agregam conhecimentos novos e corroboram para o aprimoramento das relações interpessoais e com uma cultura organizacional fluída e eficiente. Além das ações de formação continuada o Serviço de Medicina Especializada realiza monitoramento constante dos locais de trabalho com avaliações da presença de riscos que implicam em redução de acidentes e garantia de segurança e ergonomia para a realização das atividades laborais.


É importante destacar que a DISO tem uma equipe voltada para a medicina do trabalho como poucos municípios possuem, contando no quadro de trabalhadores com engenheiro do trabalho, médico e enfermeira do trabalho, quatro técnicos em segurança do trabalho que fazem o acompanhamento das questões relativas a concessão de adicionais ( insalubridade, periculosidade), avaliação de acidentes de trabalho e causas e monitoramento das soluções, treinamentos em segurança do trabalho como da CIPA e Brigada de incêndio que já está implantada em todas as escolas do município e agora está regularizando as formações da Secretaria Municipal da Saúde.
Na busca pelo bem estar do trabalhador por despertar no servidor o senso de autorresponsabilidade e autocuidado com sua saúde, a diretoria através do profissional educador físico realiza ginástica laboral em vários departamentos da gestão da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu com o foco em descompressão, romper com a monotonia do trabalho estático que geram desgastes físicos e emocionais nos trabalhadores e promover a melhoria das relações interpessoais.

Outra ação inovadora da diretoria é a realização de uma pesquisa em saúde ocupacional que visa conhecer os aspectos que afligem e adocem os servidores municipais e compreender como as ações da gestão repercutem na satisfação e saúde do trabalhador com vistas a construir com uma base de dados para a construção da Política Municipal de Saúde e Bem estar do Servidor Municipal. O levantamento é realizado in`loco através da aplicação de um questionário composto por tópicos voltados a saúde mental, física, condição financeira do servidor e aspecto de percepção das ações de gestão e liderança. O processo é realizado por psicólogos que aproveitam a oportunidade para fazer uma análise funcional do ambiente de trabalho e clima organizacional. Mediante os fatores observados é dado um feedback ao responsável pelo serviço e se necessário sugestões de intervenção para minimizar as problemáticas levantadas.
A partir das informações levantadas e avaliadas pretende-se compreender o contexto de saúde do trabalhador e traçarmos um panorama dos aspectos relativos à saúde no que tange aos vários aspectos avaliados e com esses dados planejarmos ações de acordo com o contexto averiguado para potencializar a qualidade de trabalho, bem estar e promoção e prevenção da saúde do trabalhador com vistas em ter trabalhadores mais saudáveis, realizados e que realizem um trabalho com valor agregado ao ponto de ser perceptível pelos cidadãos usuários. Outrossim, a importância dessa pesquisa reside na coleta de dados que vão propiciar a criação de indicadores de saúde e qualidade de vida do trabalhador que possibilitarão o conhecimento do quadro e monitoramento através das ações a serem definidas.
Ademais essa ação é uma oportunidade dos profissionais da DISO estarem em contato direto com os servidores, apresentando nossos serviços e através dessa interação ter acesso a dinâmica de funcionamento dos locais e criar uma oportunidade de escuta ao servidor e de contato com o mesmo demonstrando assim, o interesse da Gestão pelo trabalhador e sua satisfação.
Dentre as diversas ações desta diretoria temos também a promoção de um curso de educação financeira cujo objetivo é mobilizar os servidores para o uso racional e estratégico dos recursos financeiros, pois através de dados do departamento de pessoas é alto o índice de endividamento dos servidores que assumem compromissos por meio de empréstimos consignados, já que para o servidor público é mais acessível a contratação do serviço e é sabido que o excesso de dívidas e mau gerenciamento dos proventos acarreta problemas a nível de saúde mental representados pelo estresse, ansiedade e depressão que repercutem no trabalho.

Outra ação desenvolvida com foco na formação continuada e desenvolvimento humano do servidor é o Programa de Preparação para a Aposentadoria realizado com o apoio do Instituto de Previdência do Município, FOZPREV, e participação de um profissional em psicologia e assistente social que trabalham temáticas de validação dos trabalhadores que estão prestes a se aposentar e sensibilização quanto as mudanças de rotina com a saída do trabalho. O presente programa de aposentadoria traz nas discussões, além do preparo para a nova fase enquanto aposentado reflexões sobre o aspecto financeiro visto que existe um elevado número de candidatos a aposentadoria que encerram sua carreira laboral com dívidas e em alguns casos redução dos recursos, justamente no período que os trabalhadores deveriam ter tranquilidade para gozar do momento tão esperado.

A DISO desenvolve também a Semana Integrada do Servido Público com a participação de outras instituições ofertando várias atividades integradoras na semana do feriado do servidor público como forma de reconhecimento da importância dos trabalhadores e validação de sua contribuição para a Administração Pública. As propostas são diversificadas envolvendo atividades esportivas como corrida do servidor, aulas de ioga, campeonatos esportivos entre os servidores, aulas de culinária, apresentações culturais, rodas de conversa com temas voltados a qualidade dos processos de trabalho e relações interpessoais e outros.

Nesse ano o planejamento é ampliar o evento voltado aos servidores, criando inclusive um fórum com a participação de gestores e servidores para debater a elaboração da Política Municipal de Saúde e bem estar do Servidor Municipal, todavia estamos monitorando o contexto sanitário e sua flexibilização para que possamos definir a realização da ação já que demandará alguns encontros presenciais para discussão da proposta e no presente momento estamos evitando propostas de trabalho que gerem aglomeração.

Outra iniciativa ainda em tramitação é o Mural virtual de comunicação interna dos servidores municipais. Neste canal serão vinculados os comunicados de ordem interna de gestão, divulgação de notícias de interesse dos servidores, espaço para reconhecimento de ações exitosas dos servidores municipais e um espaço para o registro de sugestões, reclamações e elogios entre os próprios servidores. Quanto ao elogio a ideia é trazer às dinâmicas laborais o reconhecimento dos servidores entre si, a integração, a divulgação de ações positivas que sirvam de incentivo à outros companheiros de trabalho e também com o intuito de promover o senso de validação dos servidores, pois é sabido que a prática do elogio é um importante gatilho acionador de emoções positivas que refletem em uma melhor saúde mental e logo um estado emocional.

A DISO também tem como ação a formação de líderes com a coordenação de um psicólogo que trabalha várias temáticas para melhoria das relações de trabalho incentivando a comunicação assertiva, a prática de feedbacks, organização de rotinas de trabalhos focando na produtividade e eficiência. Esse programa se estrutura com aulas presencias e conteúdos virtuais através da Plataforma EASY ( acesso: pmfieasy.ddns.net), onde mensalmente são disponibilizados aos servidores vídeos animados trazendo reflexões importantes sobre as práticas de liderança, gestão eficiente e ágil, gestão pública de excelência já que atualmente a acessibilidade tecnológica tem fornecido ferramentas criativas para a criação de conteúdo criativo e engajador que contribui na reflexão das posturas enquanto servidores e ainda esse ano a ideia é realizar uma formação bem robusta com a realização de testes comportamentais para os servidores que ocupam postos de liderança de modo que os servidores aprimorem seu autoconhecimento que possibilita a identificação dos pontos fortes e habilidades bem como dos elementos que precisam ser melhorados.

Tendo em vista os trabalhadores adoecidos acometidos com limitações e afastados do trabalho a DISO realiza o acompanhamento desses servidores através do programa Readequação Funcional. Uma vez inserido no programa o trabalhador é assistido pela médica do trabalho, enfermeira e psicólogo que avaliam e monitoram sua adaptação no trabalho mediante as limitações, afastamentos ou no caso de preenchimento dos requisitos encaminhamento para aposentadoria. Esses servidores participam de rodas terapêuticas onde são tratados temas referentes a saúde mental e as questões próprias do adoecimento de cada trabalhador.
Cumprindo com o que preconiza a Portaria 3214/78 na Norma Regulamentadora de nº05 da Secretaria do Trabalho e emprego e com o Decreto 26.933 a DISO coordena a a CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com a participação de quarenta membros representantes de todos os órgãos da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu que discutem os problemas dos locais de trabalho que podem acarretar riscos de acidentes e de adoecimento do trabalhador . Os elementos trazidos a partir das reuniões periódicas são levadas aos gestores para a análise das possíveis intervenções e adequação das condições de forma a garantir segurança e saúde ao trabalhador.

Objetivos

Gerais:

Objetivo geral:

Promover ações visando a promoção de saúde e bem do servidor municipal a partir da prevenção de riscos de acidentes e de minimização fatores de adoecimento através do incentivo a um estilo de vida saudável a partir do conceito de saúde integrativa segundo o qual as dimensões físicas e mentais sejam cuidadas incentivando a prática de atividade física e lúdica no ambiente de trabalho, a adesão a uma alimentação saudável e estabelecer uma cultura organizacional Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu visando a consciência da autorresponsabilidade e do engamento no projeto de entrega de um serviço público cada vez mais eficiente humanizado e positivamente reconhecido pela sociedade a partir da adoção de um novo padrão de pensamento e comportamentos enquanto servidores públicos comprometido com uma gestão ágil, inovadora, democrática e dentro dos princípios da legalidade

Específicos:

* Estabelecer um padrão de cultura organizacional no serviço público municipal comprometida com uma gestão ágil, inovadora, democrática e dentro dos princípios da legalidade
* Promover saúde ao trabalhador;
* Incentivar a prática de atividade física e o autocuidado com a saúde;
* Oportunizar momentos de descontração e alívio das pressões diárias do trabalho;
* Ensinar posturas e ações simples que podem otimizar a qualidade de vida no trabalho;
* Propiciar momentos de quebra de rotina e de integração de equipe;
* Otimizar as relações intrapessoais e interpessoais;
* Conhecer os fatores de adoecimento garantindo ações para melhorar a vida do trabalhador;
* Promover a integração entre a DISO e servidores;
* Identificar os elementos estressores no trabalho e propor intervenções;
* Conhecer a dinâmica do relacionamento interpessoal nos ambientes de trabalho;
* Reforçar o sentimento de equipe e engajamento dos servidores nos processos de trabalho e nos resultados;
* Demonstrar a preocupação da instituição municipal com o bem estar e satisfação dos seus trabalhadores;
* Conhecer a origem das causas de afastamentos do trabalho por motivo de doenças;
* Identificar os fatores causadores de acidentes de trabalho;
* Compreender sobre os elementos geradores de satisfação de servidor no ambiente de trabalho.
* Garantir a formação dos servidores responsáveis por equipes a partir dos princípios de liderança.

Metas a atingir:

* Aumentar o nível de satisfação do trabalhador
* Melhorar os índices de avaliação da cultura organizacional
* Atingir melhores resultados de satisfação junto a população acerca dos serviços entregues e dos atendimentos.
* Diminuir o número de absenteísmo
* Gerar ambientes de trabalho e relações mais saudáveis
* Implantar práticas de gestão ágil, inovadora e democrática
* Consolidar política de bem estar e saúde do servidor
* Ter uma avaliação satisfatória da população acerca dos serviços ofertados aos cidadãos

Cronograma

Físico:

JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL, MAIO,JUNHO, JULHO, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO

Financeiro:

R$ 10.000,00 para a realização da Semana Integrada do Servidor
R$ 10.000,00 aquisição de testes comportamentais

Orçamento:

R$ 20.000,00

Beneficiários Diretos:

O benefícios diretos a partir de todas as ações desenvolvidas pela DISO são a melhora no nível de satisfação dos trabalhadores, menos adoecimentos, logo menos falta no trabalho , melhora na qualidade dos ambientes de trabalho e fortalecimento dos laços relacionais no trabalho, desenvolvimento do senso de valorização do trabalho e de engajamento dos servidores municipais.

Beneficiários Indiretos:

Os beneficiários indiretos se refletem na melhor entrega de serviço ao cidadão e logo satisfação desse, melhor avaliação da gestão pública municipal por parte da sociedade, visto que com trabalhadores com mais saúde e mais satisfeitos a realização do trabalho é mais eficiente, eficaz e de qualidade.

Resultados:

Os resultados serão mapeados através da análise do número de atestados, licenças médicas e dados referente a pesquisa ocupacional e registros de manifestações dos servidores no mural digital, bem como através de uma pesquisa de satisfação e engajamento do trabalhador por meio de pesquisa de satisfação via e-email e outros canais.

Anexos

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