Banco de Projetos

Matriciamento

Ano / Edição: 2014
Município: Piraquara
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Apesar da tentativas de consolidação das redes assistenciais pelas políticas ou pelas iniciativas dos sujeitos participantes desse processo almejam a integralidade do cuidado na sua dimensão plena. Entretanto, as dificuldades mostram-se na própria efetivação das linhas de cuidado que estão fragmentadas em seus fluxos, resistências e conexões. Com isso, os resultados são terapêuticos pontuais, superficiais e desarticulados com as demandas e necessidades de saúde do usuário.
Concomitantemente, o usuário depara-se com entraves no fluxo de atenção nas redes assistenciais caracterizados como dificuldades para a integralidade do cuidado em saúde. Consoante divulgado, s filas e as listas de espera para atendimento individual e, muitas vezes, de avaliação inicial emperram a possibilidade de superação da concepção hierarquizada do conjunto de serviços de saúde do SUS. Fica difícil para as equipes concretizar uma abordagem mais integralizada, pois precisam dar conta de inúmeras demandas significativas para a saúde da comunidade.

Descrição

Este Projeto busca contribuir para o desenvolvimento do Apoio matricial como dispositivo do cuidado em saúde mental na atenção primária, com olhares múltiplos e dispositivos para resolubilidade dos casos de Saúde Mental na Unidade Básica de Saúde. Objetiva-se analisar a articulação das ações de saúde Mental entre as equipes da Estratégia Saúde da Família e do Centro de Atenção Psicossocial pelo processo de matriciamento com ênfase na integralidade do cuidado e resolubilidade assistencial.
A integração das ações de saúde mental na Atenção Primária em Saúde estabelece inovação das abordagens psicossociais pela assistência compartilhada entre equipe, familiares e usuários. As atividades do matriciamento em saúde mental disponibilizam ampliação de acesso e diversificação da atenção à saúde direcionada para a integralidade. A resolubilidade assistencial delimita-se pelo reconhecimento das condições sociais da demanda pelas equipes e na superação de práticas de saúde.

Objetivos

Gerais:

• Objetiva-se analisar a articulação das ações de saúde mental entre as equipes da Estratégia Saúde da Família e do Centro de Atenção Psicossocial pelo processo de matriciamento com ênfase na integralidade do cuidado e na resolubilidade assistencial.

Específicos:

• As práticas em saúde mental: o uso das tecnologias leves – acolhimento, vínculo, corresponsabilização e autonomia;
• Apoio matricial em saúde mental: arranjo dos dispositivos no território da ESF;
• Resolubilidade do apoio matricial em saúde mental: da demanda às necessidades de Saúde;

Metas a atingir:

No sistema municipal de saúde de Piraquara, existem cinco redes assistenciais: básica, hospitalar, especialidades, saúde mental e setor de remoção. Enquanto a cobertura da ESF é de 47%, o número de CAPS ( Caps II e Caps AD) é distribuídos nas áreas de saúde pertencente a área Metropolitana da 2ª regional de Saúde do Estado do Paraná.
Em cada encontro semanal discutimos o organograma e fluxograma dos serviços de Saúde Municipal onde promovemos as discussões de casos e produzimos em conjunto os encaminhamentos e manejos de atendimentos adequados as demandas apresentadas.
Concomitantemente, o usuário depara-se com entraves no fluxo de atenção nas redes assistenciais caracterizados como dificuldades para a integralidade do cuidado em saúde. Consoante divulgado, as filas e as listas de espera para atendimento individual e, muitas vezes, de avaliação inicial emperram a possibilidade de superação da concepção hierarquizada do conjunto de serviços de saúde do SUS. Fica difícil para as equipes concretizar uma abordagem mais integralizada, pois precisam dar conta de inúmeras demandas significativas para a saúde da comunidade.
Em virtude de possuir um conjunto de atividades cotidianas pautadas na programação de áreas de atenção, a ESF constrói um espaço delimitado de atuação que prima pela atenção integral. No entanto, as particularidades encontradas em cada área técnica precisam interagir com intersecções no campo clínico comum a todo indivíduo.

Cronograma

Físico:

1. Estabelecer parcerias com o setor de atenção básica;
2. Agendamento com as Unidades Básicas de Saúde mensalmente;
3. Contato com as coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde;
4. Realizar mensalmente reuniões com discussão de casos, orientação e sensibilização sobre Saúde Mental;
5. Realizar reuniões Mensais para matriciar a equipe formando multiplicadores (os capacitadores serão os profissionais da equipe multiprofissional do CAPS AD e CAPS II);
6. Após a conclusão do cronograma de apresentações, será realizada uma avaliação juntamente com a equipe das Unidades Básicas de Saúde e das equipes Matriciais para avaliar os pontos positivos, os pontos negativos, quais alterações necessárias, se os objetivos foram alcançados e como proceder e definir possíveis alterações.

Financeiro:

• Recursos humanos (profissionais do CAPS AD, CAPS II E CESME);
• Transporte para os profissionais matriciais até as Unidades Básicas de Saúde;
• Materiais de mídia (notebook, projetor, DVD).

Orçamento:

Oriundo fonte 344 - fundo a fundo

Beneficiários Diretos:

Profissionais da Atenção básica em saúde o que representa em qualificação de atendimento de saúde para a população Municipal de Piraquara.

Beneficiários Indiretos:

Resultados:

Qualificação do atendimento de Saúde Mental em seu território através da Atenção Básica em Saúde, com encaminhamentos que se fizerem necessários de forma eficaz, humanizada e efetiva.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos