Apoio ao Município - Qualidade de vida do cidadão
Ano / Edição: 2021
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Legislativa
Diagnóstico
Ivaiporã, Município localizado na região Norte Central do Estado do Paraná, dividido em zona urbana e rural, com população segundo dados do IBGE 2012 de 32.245 habitantes. O município possui uma área de 434,662 km2 representando 0,217 % do estado, 0,0767 % da região e 0,0051 % de todo o território brasileiro.
No município há três distritos administrativos, sendo eles: Santa Bárbara, Jacutinga, Alto Porã. De modo geral, apesar do crescimento gradativo da cidade em função das políticas públicas realizadas e dos investimentos privados, a base econômica volta-se para o desenvolvimento agrícola e pecuário, com ênfase para a lavoura temporária, criação de animais e lavoura permanente.
O aumento da população urbana ao longo dos últimos 57 anos, traduz as interações socioeconômicas; é considerado fator importante para delinear o mercado consumidor nas áreas urbanas, inclusive provocando novas demandas por serviços públicos. Esse aumento da população urbana se deu em partes pela migração campo-cidade, situação decorrentes de interações socioeconômicas e recorrentes de outras mudanças na vida da população, as quais também tiveram outros componentes como, por exemplo, a diminuição do tamanho da família e o aumento da expectativa de vida. Em Ivaiporã, assim como em outros municípios próximos, a combinação de clima, relevo favorável e tipos de solos permitiram o desenvolvimento da agricultura mecanizada intensiva e da pecuária. A expansão sem limites de determinadas culturas e a falta de consciência de produtores sobre danos ambientais resultou destruição progressivas das matas ciliares, e fontes naturais em todo o território do Município. A destruição do habitat natural teve consequências imediatas para os ecossistemas. Prejuízos na fauna e flora, processos como a erosão dos solos agrícolas, a perda de produtividade do solo e o assoreamento de cursos de água, potencializando a diminuição das vazões hídricas. Em busca de manter a natureza além de espaços ruais a importância de espaços ligados a natureza em centro urbano, com parques, lagos, interligando a população urbana com os benefícios da natureza.
Descrição
Para desenvolvimento do projeto de qualidade de vida, vem sendo realizado a preservação das águas, com apoio ao Município e garantindo a qualidade de vida do cidadão a câmara de vereadores é presente e participativa, colaborando com a definição e aprovação de projetos e de leis. A ação realizada trata da reconstituição vegetal ao entorno das nascentes que abastecem o Município de Ivaiporã – Estado do Paraná, realizada através de investigação bibliográfica e de visitas técnicas realizadas “in loco” nas propriedades rurais que margeiam o curso d’ água do Rio Pindaúva, o trabalho realizada pela equipe da prefeitura em etapas contando sempre com apoio do legislativo
• Primeira etapa: cadastramento e visitas técnicas
- Visitas “in loco” realizadas pela equipe de técnicos do Departamento de Meio Ambiente de Ivaiporã;
- Arquivos existentes no Departamento de Meio Ambiente de Ivaiporã quais contemplam dados sobre a Bacia do Pindaúva;
- Entrevistas realizadas com populares e proprietários ribeirinhos;
• Segunda etapa: ordenação jurídica – criação de Decreto
-Criação de Lei que trate da matéria no sentido de autorizar o Município de Ivaiporã a prestar apoio técnico e financeiro aos proprietários rurais que aderirem ao Projeto Cultivando Água Limpa e outras providências legais. (apoio do legislativo).
• Terceira etapa: Início do Projeto Biodiversidade, Nosso Patrimônio:
-Visitas “in loco” de todas as nascentes
- Catalogadas as espécies arbóreas, seguir o mapa de execução de todos os afluentes da bacia do Rio Pindauva para revitalização das nascentes;
A região onde foi realizada a revitalização das nascentes foi na Bacia Pindauva (que abastece a captação da Sanepar), encontra-se o olho da água, realiza o desassoreamento no local, e faz toda revitalização manual (com pedra, cimento, rachão).
Além da preservação das nascentes em meio rural pensando na qualidade da vida urbana mantem se a estrutura do LAGO DAS FLORES, LAGO DO JARDIM BOTÂNICO e LAGO DE FURNAS, espaços gramados, paisagismo, pista de caminhada, com projeto em execução para ampliação e interligação entre os parques. Quem não gosta de passar um dia agradável com a família, ou fazer aquela caminhada diária, em Ivaiporã, todos podem usufruir de locais públicos estruturados e preparados para receber ciclistas e pedestres.
Esforços do Executivo Municipal e legislativo trabalhando juntos, buscando todos os meios legais possíveis para fazer o melhor para seus cidadãos. Os munícipes, contam também com o lago e pista de caminhada do lago da Vila Residencial de Furnas, que é de responsabilidade de zelo e cuidados pela Prefeitura Municipal, que garante local limpo, com manutenção da área comum, de uso público. Muitos são os casais e pais que vão a tal lago, por sua beleza para sessões de fotografias.
O Jardim Botânico conta também com quadra de areia para voleibol e outra para futebol com gramado sintético. Além disso conta com brinquedos em PVC para crianças, e espaço com quiosques.
Objetivos
Gerais:
Garantir a preservação das nascentes e da preservação ambiental com a revitalização das nascentes do Pindauva e dos mananciais, e manutenção dos parques e lagos urbanos do município de Ivaiporã.
Específicos:
- Contribuir com a qualidade da água para abastecimento;
- Melhorar Nível de degradação ambiental;
- Garantir melhorias na qualidade da água consumida pelos moradores;
- Manter qualidade de vida.
Metas a atingir:
O projeto almeja a recuperação e revitalização de nascentes, implantando matas aos arredores das minas e com isso preservar os cursos e as nascentes de água da região. Bem como a preservação de espaços de lazer no meio urbano com a manutenção de dois parques com lagos. Trabalho realizado pelo executivo e apoio do legislativo municipal.
Cronograma
Físico:
As atividades são de forma contínua e sistemática, com acompanhamento dos locais revitalizados realizado as adequações conforme a necessidade.
Financeiro:
O cronograma financeiro é através de recursos do município.
Orçamento:
O orçamento e dotação orçamentária é do departamento de meio de ambiente do município
Beneficiários Diretos:
Com o projeto o meio ambiente mantém conservado, e a população recebe qualidade da água, bem como possuem espaço de lazer diferenciado com espaços naturais predominantes.
Beneficiários Indiretos:
Toda a população do município e a natureza
Resultados:
Os resultados são a preservação das nascentes e da flora, e com isso a qualidade da água. E a melhor qualidade de vida da população urbana .