Banco de Projetos

Projeto " Visita de quem cuida de mim"

Ano / Edição: 2021
Município: Pérola
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Rede Municipal de Ensino é composta por nove Instituições de Ensino, sendo 8 na área urbana e 1 na área rural. O Município oferta a Educação Infantil em duas Instituições, sendo uma período integral e a outra parcial. O Ensino Fundamental dos anos iniciais em duas escolas. O Ensino Fundamental dos anos finais e o Ensino Médio são ofertados pela Rede Estadual de ensino. A Rede privada é integrada pela APAE, que oferta a Educação Especial e a Escola Betânia que oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental dos anos iniciais, em tempo parcial.
Atualmente, a rede escolar atende um total de 2.478 estudantes, sendo: O Centro Municipal de Educação Infantil Doze de Outubro, que atende 249 alunos; o Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, que atende 188 alunos; Centro Municipal Recanto Feliz que atende 86 alunos; Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza – Educação Infantil e Ensino Fundamental, que atende 250 alunos; Escola Municipal Professor Waldemar Biaca – Ensino Fundamental, que atende 486 alunos; Colégio Estadual Dona Pérola Byington – Ensino Fundamental e Médio, que atende 126 alunos; Colégio Estadual Nestor Víctor – Ensino Fundamental, Médio e Normal, que atende 978 alunos; Escola Dezenove de Junho – Educação Infantil - Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial – APAE, que atende 105 alunos; Escola Betânia, que atende 120 alunos.
No município de Pérola, a rede municipal de ensino está com as aulas de forma remota desde 20 de março de 2020.

Descrição

O ano de 2020, foi um ano atípico devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que alterou a rotina de todos os segmentos da sociedade, em demasia à área da educação, causando a suspensão das aulas presenciais, necessitando em caráter de urgência ser reorganizado, para garantir a segurança de alunos e profissionais. Neste processo foram repensadas as metodologias de ensino e as formas de interação, a fim de mitigar os prejuízos educacionais e evitar a perda de vínculo entre alunos e escola durante a crise vivida.
Neste início do ano de 2021, em decorrência do aumento significativo de casos de contaminação em nosso município e região o município de Pérola – Pr, as aulas continuaram de forma remota, seguindo o Decreto nº 4.320/2020, como forma de reduzir o contato entre as pessoas e como contenção da propagação do novo Coronavírus (Covid-19).
Para atender o Projeto “ABC é tempo de aprender” a Secretaria Municipal de Educação realizará a contratação de 6 (seis) Assistentes de Alfabetização, disponibilizará 1 (uma) Coordenadora Pedagógica, 1 (um) Agente de Serviços Especiais. O espaço disponibilizado para o projeto é a APAM, onde já um local que contém 6 (seis) salas de aulas, 1 (um) refeitório amplo, 1 (uma) sala de vídeo, 1 (uma) sala de coordenação, 1 (uma) sala de planejamento e 1 (uma) brinquedoteca. Os gastos de água, luz e internet são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Em um primeiro momento, os assistentes de alfabetização farão a formação Tempo de Aprender disponível na plataforma AVAMEC, onde terão o acesso a materiais do Sistema On-line de Recursos para Alfabetização. Na sequência serão acompanhados e orientados pelos coordenadores pedagógicos, por meio de formação continuada em horário de trabalho, no dia do planejamento.
Para efetivação deste projeto os assistentes de alfabetização serão acompanhados pela coordenação pedagógica, para orientação e adequação de atividades de acordo com a necessidade apresentada no processo de alfabetização.
Serão aplicadas avaliações de sondagem para se verificar o nível de desempenho do estudante. Com base nos resultados e nos conhecimentos prévios serão realizadas as intervenções de modo sistemático com planos estratégicos para valorizar e reforçar a leitura e a escrita nas atividades letivas.
Após a avaliação de sondagem, será ofertada aos alunos que apresentam maior dificuldade nesse processo de alfabetização, a possibilidade de um atendimento de apoio presencial, com o assistente de alfabetização, para realizar intervenções e orientações pedagógicas
As Avaliações da Classificação de Risco no Processo de Ensino Remoto, obedecerão os seguintes critérios:
Nível 1 - Alunos que sob monitoramento não aderiram às atividades remotas online, atendidos somente com material impresso e apresentam dificuldades no processo de alfabetização.
Nível 2- Alunos com dificuldades de aprendizagem acentuadas, que estão em processo de avaliação com a psicóloga ou fonoterapia e não conseguiram acompanhar as atividades não presenciais.
Nível 3- Alunos que se encontram com validação de frequência comprometida ao longo do período de pandemia, com risco de evasão escolar e com dificuldades no processo de alfabetização.
É importante salientar que alunos classificados no nível 3 terão prioridade de vagas.
Participarão desse processo de avaliação a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e coordenadores pedagógicos.

Objetivos

Gerais:

Intensificar o processo de alfabetização e letramento em crianças que apresentam baixo desempenho em leitura e escrita nos primeiros dois anos de escolaridade, a fim de assegurar o sucesso na alfabetização (aprendizagem inicial) das crianças e recuperar a defasagem causada no período de pandemia.

Específicos:

- Capacitar os assistentes de alfabetização, tendo como base as evidências científicas sobre o ensino da leitura e escrita das crianças nos primeiros anos de escolaridade.
- Identificar as dificuldades das crianças em fase de alfabetização, a fim de promover as práticas de leitura e escrita de acordo com as necessidades.
- Promover o uso de métodos de ensino de leitura e escrita eficazes e baseados nas evidências científicas.
- Disponibilizar aos assistentes de alfabetização um conjunto de recursos úteis para o ensino inicial da leitura e da escrita.
-Potencializar a alfabetização (leitura e escrita) dos estudantes com dificuldades de aprendizagem regularmente matriculadas no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, por meio de acompanhamento pedagógico específico;
- Promover ações de prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e ao fortalecimento do processo de alfabetização.

Metas a atingir:

Diminuir os impactos de distorção idade/ano de todos os estudantes que participam do projeto, pois estes, são estudantes que estão apresentando maiores defasagem na aprendizagem escolar. O projeto tem como foco alinhar os objetivos de aprendizagem dos 1º e 2º ano e fazer com que a aprendizagem desses estudantes sejam compatíveis com o que esperam deles em sua idade e seu ano escolar.

Cronograma

Físico:

O projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os atendimentos das turmas acontecem com atendimentos presenciais, de 2 (duas) vezes na semana, com duração de 1h30mim, no máximo 10 (dez) alunos por turma. Sendo segunda e terça: 8h às 9h45 – Turma 1 – 1º e 2º ano. Das 10h às 11h45 – Turma 2 - 1º e 2º ano. Tarde: 13h às 14h45 – Turma 3 - 1º e 2º ano e 15h às 16h45 – Turma 4 - 1º e 2º ano. Na terça e quinta seguem os mesmos horários com turmas de estudantes diferentes. O projeto tem vagas para atender no máximo 160 (cento e sessenta alunos).
O projeto iniciou as atividades em 03 de maio de 2021, com previsão de término em 30 de novembro de 2021.

Financeiro:

De Maio a Dezembro de 2021.

Orçamento:

Balancete em anexo.

Beneficiários Diretos:

Tendo em vista que, o processo de alfabetização formal se inicia no 1º ano do ensino fundamental e deve se consolidar no final do 2º ano, conforme BNCC (Base Nacional Curricular Comum), por isso, o público-alvo prioritário deste projeto será 1º e 2º ano do ensino fundamental. A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, busca valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, apontando para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos, sendo assim, as metodologias aplicadas serão alinhadas a Base Nacional Curricular Comum e Referencial Curricular do Paraná.
Para isso, projeto realizará a capacitação dos assistentes de alfabetização, com o intuito de que tenham visão sistêmica e orgânica das habilidades e competências relativas à aprendizagem da leitura e da escrita. Dessa forma, eles poderão não só se aprofundar no processo preparatório e efetivo de alfabetização de outros anos e etapas.

Beneficiários Indiretos:

O público-alvo deste projeto serão as crianças que apresentam maior dificuldades na realização as atividades de forma remota. Visto que, muitas crianças não estão tendo acompanhamento online, só estão retirando as atividades impressas na escola. Porém, caso tenha vagas, o projeto disponibilizará para pais e/ou responsáveis vagas para demais alunos que queiram participar das atividades presenciais.

Resultados:

Estima-se que as crianças do primeiro ano:
Os alunos devem conseguir escrever "espontaneamente ou por ditado" palavras e frases "de forma alfabética", além de escrever corretamente o próprio nome, o dos pais, o endereço completo e ler palavras e pequenos textos.
Estima-se que as crianças do segundo ano:
No 2º ano do ensino fundamental, o aluno deverá dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; desenvolver a fluência e rapidez de leitura.

Anexos

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