CASTRAÇÃO E MICROCHIPAGEM DE ANIMAIS DE PESSOAS DE BAIXA RENDA
Ano / Edição: 2021
Município: Figueira
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Surgiu da necessidade do controle epidemiológico de zoonoses e TAC firmado junto ao MPPR
Descrição
Desenvolver campanha de educação de posse responsável de animais de estimação;
- Adquirir materiais e equipamentos para o controle e monitoramento populacional de cães e gatos
- Atuar na causa da situação de animais de rua conscientizando a população de que é responsabilidade de cada cidadão contribuir com a sua parte evitando que este problema se perpetue através de ações de posse responsável de animais de estimação. Pois se entende que populações de animais de rua é fruto de abandono e negligencia de pessoas que comentem atos irresponsáveis e até criminosos contra animais de estimação, ao permitir o livre acesso destes à rua sem se preocupar com o controle da reprodução, ou o abandono que é considerado maus tratos contra animais de estimação.
- Dar suporte para ações oficiais de fiscalização, intervenções em situações de segurança pública, resgate e autuações de infrações e crimes contra animais de estimação através do destino adequado para os animais resultantes destas ações. Entendendo-se como destino adequado o processo de registro, castração e doação de cães e gatos quando possível após avaliação da saúde do animal. Ocorrerá também o exame clínico dos animais e registro de doenças e zoonoses que forem detectadas avaliando-se a incidência destas nos animais apreendidos, e se necessário será feito o envio de amostras ao laboratório oficial do Estado para confirmação de zoonoses e doenças de notificação obrigatória.
- Quantificar o problema de animais de rua, identificar regiões onde a situação é mais grave e dar suporte para projetos e planos de ação relacionados à esta questão.
- Desenvolver ações que visam o monitoramento, controle e redução do número de animais de rua que contribuam para a diminuição da incidência de zoonoses.
Objetivos
Gerais:
Diminuição da população de animais de ruas
Específicos:
CATRASTAÇÃO E MICROCHIPAGEM ANIMAIS E A CAMPANHA SOBRE A POSSE RESPONSÁVEL
Metas a atingir:
Diminuição da população de animais de ruas
Cronograma
Físico:
Prazo de 12 meses e que ainda está vigente
Financeiro:
Prazo de 12 meses e que ainda está vigente
Orçamento:
R$ 90.000,00
Beneficiários Diretos:
240 familias
Beneficiários Indiretos:
240 famílias
Resultados:
Atender toda a população COMPROVADAMENTE CARENTES ou cujos proprietários ou possuidores não forem identificados com a castração além da educação de posse responsável de animais de estimação. Atender às denúncias de animais em situação de agravo à saúde pública ou à segurança pública no âmbito municipal para que possa ocorrer um maior comprometimento da população.